Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias ABRAS

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias ABRAS

18/08/2016 11:24 - Supermercados desperdiçam 2,2% do faturamento com a perda de itens

Apesar de terem melhorado o índice de ruptura entre 2014 e 2015, os varejistas brasileiros estão longe de alcançar a taxa considerada ideal, abaixo de 1%. Quebra operacional é a principal causa


 
São Paulo - Ainda que distante do índice ideal, os supermercados brasileiros melhoraram seus níveis de perdas de produtos em 2015. Segundo um levantamento da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), os varejistas do setor desperdiçaram, em média, 2,26% de seu faturamento ano passado com produtos que nunca chegaram aos clientes.
 
Especialistas ouvidos pelo DCI defendem que a taxa de perdas ideal é abaixo de 1% do faturamento, como ocorre em alguns modelos supermercadistas fora do País.
 
"O melhor nível é aquele abaixo de 1%. Alcançar a perda zero é algo que demanda uma complexidade de processos e operações muito rara de ser observada, principalmente no Brasil. Mas, com algumas melhorias, é possível diminuir o índice atual", avalia o especialista em varejo e sócio-diretor da BA|Stockler, Marcus Cordeiro.
 
Atualmente, de acordo com a pesquisa da Abras sobre prevenção de perdas nos supermercados, o principal motivo que ocasiona o desperdício de produtos é a quebra operacional (35,8%), seguido pelo furto externo (20,0%), erros de inventário (11,1%) e furto interno (8,8%).
 
Para Cordeiro, o desperdício do setor supermercadista chega a ser preocupante, já que o modelo varejista trabalha com uma margem baixa de lucro.
 
"Essas perdas têm impacto direto no lucro e faturamento da companhia, pois eles trabalham com margens muito baixas. Mas é bem possível trabalhar processos e operações para evitar perdas", diz.
 
Rastreabilidade
 
Desde 2011, a entidade que representa o setor supermercadista desenvolve um trabalho focado no rastreamento dos produtos e alimentos que chegam às gôndolas das lojas.
 
Para o superintendente da Abras, Márcio Milan, o programa é a principal alternativa das varejistas para evitar ou, ao menos, diminuir as perdas, fator que ganha ainda mais relevância em meio à recessão.
 
"O monitoramento dos produtos desde a sua produção une as cadeias industriais, produtoras e varejistas, o que ajuda a diminuir o índice de desperdícios, principalmente no segmento de frutas, verduras e legumes, onde o nível de perdas anuais chegou a ser de 15% há alguns anos", conta.
 
Atualmente, no mesmo segmento, Milan afirma que o índice de perdas é de 6,8%. "O ideal para estes tipos de produtos perecíveis seria atingirmos o nível máximo de 5% de perdas", observa.
 
No geral, os produtos de maior valor agregado e que contribuíram negativamente para o índice de perdas dos supermercados no ano passado são: carnes (28%), bebidas em geral (21%), eletrônicos (17%), perfumaria (16%), doces (8%) e laticínios (3%). "A consciência sobre a importância do manuseio dos produtos tem aumentado ano a ano no Brasil. Mas é preciso melhorar ainda mais", justifica Milan.
 
Uma das redes que trabalha com o rastreamento dos produtos desde a produção é o grupo francês Carrefour.
 
Desde 2014, quando começou a participar do programa, a varejista contabiliza mais de 1 milhão de toneladas de alimentos rastreados.
 
Fonte: DCI

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s
15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo
15/04/2025 09:11 - Preparação, foco e resiliência: os atributos dos “atletas do varejo”
14/04/2025 11:03 - Ranking ABRAS 2025 destaca supermercados como força motriz da economia nacional
14/04/2025 10:55 - Smart Market ABRAS 2025: o maior encontro da comunidade de alta performance do varejo alimentar brasileiro
09/04/2025 09:55 - Comercial Zaffari é a 2ª maior rede supermercadista do RS, segundo o Ranking AGAS 2024
14/04/2025 09:40 - É hoje! Ranking ABRAS 2025 apresenta as 30 maiores empresas supermercadistas do Brasil
11/04/2025 10:38 - Presidente da ABRAS, João Galassi, é homenageado pelo projeto “Ajuda Sul” em prol do RS
11/04/2025 09:33 - Smart Market ABRAS 2025: painel Performance Comercial abordará Pricing e Promoções
10/04/2025 08:46 - Smart Market ABRAS 2025: retail mídia e seleção estratégica de fornecedores serão temas do painel Trade Marketing
08/04/2025 12:25 - Paulo Muzy e Felipe Massa confirmam presença no Smart Market 2025
08/04/2025 09:40 - Smart Market ABRAS 2025: painel Pessoas e Cultura abordará produtividade

Veja mais >>>