Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias ABRAS

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias ABRAS

01/07/2016 10:18 - Quem sobreviver à crise terá futuro promissor

Em um cenário de 14,3 mil lojas do ramo supermercadista fechadas entre janeiro a abril, previsão é que só as operações mais consistentes atravessem a recessão, profissionalizando mais o setor



São Paulo - O período que se seguirá à crise econômica deve ser promissor para varejistas do ramo alimentar que conseguiram sobreviver ao período sombrio. Isso porque, segundo especialistas, o pior momento ficou para trás, e aqueles que se movimentaram para reverter o quadro sairão mais fortes.

"A crise econômica trouxe com ela mudanças no hábito do consumidor, como diminuição do tíquete médio, por exemplo. Quem conseguiu sobreviver a ela e soube lidar com essas mudanças, além de conseguir melhorar sua produtividade, terá um futuro bastante próspero pela frente", analisa o especialista em varejo e sócio-diretor da consultoria BA Stockler, Luis Henrique Stockler.

Na leitura de Stockler sobre a conjuntura momentânea do varejo alimentar no País, apesar do número de fechamentos de operações ter sido bastante preocupante, o pior momento ficou para trás. Agora, mesmo que devagar, os índices positivos devem começar a aparecer.

De acordo com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), só entre janeiro e abril deste ano, 14,3 mil operações voltadas ao varejo alimentar foram encerradas. O número é significativamente maior que o registrado pela confederação no mesmo período do ano passado: 2,4 mil fechamentos.

"Junto ao ano passado, passamos de 37,5 mil lojas fechadas. Foi o fundo do poço da crise", afirmou o economista da CNC, Fábio Bentes.

Para Stockler, da BA Stockler, os sobreviventes à onda de fechamentos não continuam em operação à toa. "Todo o varejo teve que fazer mais com menos durante a crise econômica. Também tiveram de rever custos, aperfeiçoar tecnologias de processos, serem mais eficientes e se adaptar ao consumidor com menor poder aquisitivo. Os que conseguiram reagir assim e superaram esse período estão prontos para enfrentar outras crises" explica.

Os que patinaram, segundo Stockler, não souberam avaliar bem o novo momento pelo qual o consumidor passa. "Ele quer comprar mais por menos. Trabalhar opções acessíveis, em questão de preços e mix, e rever onde era possível ampliar margens e onde era possível reduzi-las, eram formas de não ser atraído pela crise".

 
Sinais de retomada

Como informado na edição de ontem (29) do DCI, o varejo começa a observar sinais de que uma retomada nos índices de vendas possam começar a surgir nas próximas análises, visão que é compartilhada também por representantes do setor supermercadista.

Apesar de registrar queda de 2,16% nas vendas no mês de maio, sobre um ano antes, a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), sinaliza que o pior da crise já passou. "Esse decréscimo, desta vez, mostra uma certa estabilidade. É a tendência que estamos observando, mas que terá de ser comprovada nas próximas leituras", afirma o presidente do Conselho Consultivo da Abras, Sussumu Honda. Ainda assim, no acumulado dos últimos 12 meses, o recuo é de 0,23%.

 
2º semestre

A confiança de Honda deve ser refletida em uma possível mudança nas estimativas de fechamento do consolidado do ano. Se antes a Abras esperava uma queda real de 1,8%, agora o recuo poderá ser menor. "Estamos finalizando os indicadores de junho, mas posso adiantar que possivelmente a queda no ano será menor do que a que imaginávamos", indica.

Para ele, o segundo semestre pode representar uma virada do setor se indicadores de confiança, por exemplo, continuarem melhorando. "Podemos observar que a expectativa do consumidor começa a melhorar, mas a atividade econômica ainda se ressente das dificuldades do ano passado e por isso, o nível de desemprego continua subindo, o que reflete nas vendas do setor", afirma.

Questionado sobre o grande número de encerramentos de operações, Honda crê que as lojas menores são as mais atingidas, já que possuem menor capacidade financeira e estratégica para efetivar mudanças.

Veículo: Abióptica

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

06/06/2025 14:20 - Temas urgentes e estratégicos movimentam Brasília no 5º Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento
04/06/2025 12:04 - É nesta quinta! ABRAS em Ação nas Estaduais chega ao Paraná
02/06/2025 10:53 - Brasília sedia a 5ª edição do Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento ABRAS em junho
29/05/2025 09:19 - AbrasMercado: preços da cesta de 35 produtos sobem 10,83% em 12 meses, com avanço de 0,82% em abril
29/05/2025 11:50 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 1,25% em abril, aponta ABRAS
27/05/2025 17:39 - Datafolha: 2 em cada 3 brasileiros querem a volta da venda de medicamentos sem receita em supermercados
30/04/2025 11:58 - AbrasMercado: preços da carne bovina encerram o trimestre em queda
30/04/2025 11:57 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,48% no primeiro trimestre do ano, aponta ABRAS
25/04/2025 14:36 - Indústria e varejo reforçam alianças para criar valor conjunto e superar desafios do setor
24/04/2025 15:07 - Lições dos grupos Koch e Pão de Açúcar sobre eficiência e excelência operacional
23/04/2025 15:02 - A voz do varejo alimentar que atravessa gerações
23/04/2025 14:59 - Índice de eficiência operacional atinge 98,11% em 2025
15/04/2025 15:07 - Painel Estratégia de Expansão traz ótimas discussões sobre o setor
22/04/2025 10:47 - SuperHiper chega aos 50 com fôlego para se reinventar
17/04/2025 10:44 - Conheça os vencedores do Prêmio RAMA e o balanço do programa

Veja mais >>>