Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias ABRAS

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias ABRAS

07/01/2016 11:50 - Programa RAMA avança pelo Brasil

Rastreabilidade, com monitoramento contínuo e compartilhamento de dados,  garante mais segurança no consumo de frutas, legumes e verduras adquiridos nos supermercados brasileiros

 

A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) está atenta à segurança dos alimentos vendidos nos supermercados. Desde 2013 a entidade nacional do setor implanta o Programa de Monitoramento e Rastreabilidade de Alimentos, o RAMA, que conta com a parceria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

 

O programa, focado no monitoramento e rastreabilidade de frutas, legumes e verduras (FLV), controla a quantidade e qualidade de agrotóxicos utilizados, da produção dos alimentos até o ponto de venda. Seu principal objetivo é garantir que a aplicação de defensivos agrícolas nos alimentos não esteja acima do nível permitido por lei e, portanto, eles estejam seguros para o consumo humano. 

 

Hoje, grandes redes como o Carrefour Brasil, Atacadão, Angeloni (Santa Catarina), Mercadinho São Luiz (Ceará), Nordestão (RN), até médias e pequenas empresas aderiram ao Programa RAMA e comprovaram sua eficácia no desenvolvimento das boas práticas na cadeia produtiva de FLV. Com isso, o RAMA chegou à marca de 31 redes supermercadistas participantes no final de 2015, o que mostra a visão sustentável destas empresas e sua preocupação com a segurança de consumo dos clientes.

 

O Programa RAMA possui dois pilares principais. O primeiro é a rastreabilidade das frutas, legumes e verduras de todos os produtores e distribuidores cadastrados pelas empresas participantes. O segundo é o monitoramento do nível de agrotóxico nos produtos, que mede, por meio de amostras coletadas (mais de 1,3 mil realizadas desde 2013), a quantidade de resíduos presentes nos produtos avaliados.

 

O caminho completo do produto até o consumidor (rastreabilidade) fica disponível na internet para consulta pública. Já as análises técnicas são disponibilizadas por meio de um portal para que produtores-distribuidores e supermercadistas monitorem os produtos continuamente e ainda possam desenvolver ajustes e ações de boas práticas para melhorar de forma compartilhada os resultados.

 

O modelo de Cobertura Coletiva de informações gera ganho para toda a cadeia, em um ciclo virtuoso de ganha-ganha, otimizando os resultados de qualidade e saudabilidade do alimento.

 

Atualmente, 15 milhões de toneladas de produtos (FLV), em média, são rastreadas por mês, nesse programa que é auto participativo, ou seja, de adesão espontânea dos supermercados ou das Associações Estaduais afiliadas à Abras.

 

Em Santa Catarina, por exemplo, o programa RAMA, desenvolvido pela ACATS - Associação Catarinense de Supermercados, pioneira na implementação do Programa em parceria com a ABRAS e a PariPassu,  foi reconhecido no ano de 2015 pela FAO – Organização da Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, por meio da Plataforma Rede Sustentável (http://www.boaspraticas.org.br/index.php/pt/).

 

Números do RAMA:

- 31 empresas (redes) supermercadistas participantes

- Presentes em 16 Unidades Federativas 

- 4 Associações Estaduais Atuantes (ACATS, ASES, ASSURN e ACESU)

- Mais de 10 mil check-outs participantes do Programa 

- Média de 15 milhões de toneladas rastreadas no Brasil por mês

- Total de 1.340 amostras realizadas de 2013 a 2015, no sistema integrado de compartilhamento de dados

 

Mais informações/adesões, envie email para: rama@abras.com.br ou rama@paripassu.com.br 

 

Fonte: Redação/Portal Abras  

 

 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s
15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo
15/04/2025 09:11 - Preparação, foco e resiliência: os atributos dos “atletas do varejo”
14/04/2025 11:03 - Ranking ABRAS 2025 destaca supermercados como força motriz da economia nacional
14/04/2025 10:55 - Smart Market ABRAS 2025: o maior encontro da comunidade de alta performance do varejo alimentar brasileiro
09/04/2025 09:55 - Comercial Zaffari é a 2ª maior rede supermercadista do RS, segundo o Ranking AGAS 2024
14/04/2025 09:40 - É hoje! Ranking ABRAS 2025 apresenta as 30 maiores empresas supermercadistas do Brasil
11/04/2025 10:38 - Presidente da ABRAS, João Galassi, é homenageado pelo projeto “Ajuda Sul” em prol do RS
11/04/2025 09:33 - Smart Market ABRAS 2025: painel Performance Comercial abordará Pricing e Promoções
10/04/2025 08:46 - Smart Market ABRAS 2025: retail mídia e seleção estratégica de fornecedores serão temas do painel Trade Marketing
08/04/2025 12:25 - Paulo Muzy e Felipe Massa confirmam presença no Smart Market 2025
08/04/2025 09:40 - Smart Market ABRAS 2025: painel Pessoas e Cultura abordará produtividade

Veja mais >>>