Notícias ABRAS
10/11/2014 12:56 - Comércio espera aumento nas vendas de Natal a partir do dia 15
Pesquisa de Natal realizada pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras) em 2014 revela que o setor supermercadista brasileiro espera crescimento de 14,1% nas vendas de produtos típicos durante o período de festas de fim de ano em relação à mesma época de 2013. Em Uberaba, o setor não está tão otimista e projeta crescimento em torno de apenas 5% em relação a 2013.
De acordo com Matusalém José Alves, presidente da Associação de Supermercados do Triângulo Mineiro (Assuper), a população uberabense já está visitando os supermercados para pesquisa de preços, mas as vendas ainda não são significativas. “Nós já temos muitos produtos, como a linha de panetones, que já está nas lojas, mas a venda efetiva para as festas de fim de ano só começa a deslanchar mesmo a partir do dia 15 de novembro. É quando também começam as festas de confraternização das empresas”, destaca.
Matusalém concorda que este realmente está sendo um ano atípico também para o comércio supermercadista, em virtude de eventos como a Copa do Mundo e eleições, mais ainda pela preocupação da população com as variações da economia. “De qualquer maneira, esperamos um crescimento de vendas em torno de 5% com relação ao mesmo período do ano passado; não vai passar disso”, ressalta.
No grupo dos itens típicos da época, o lombo é o que deverá apresentar maior percentual de procura, seguido pelas aves nobres, como peru e chester, e depois pelos melhores cortes de carne bovina que também têm demanda maior, segundo Matusalém. Há ainda na lista de procuras: panetone, bebidas natalinas, frutas secas e da época, e vinhos nacionais e os defumados.
Cestas de Natal. Já a procura de empresas de Uberaba por cestas de Natal já começou, mas também não deve ter crescimento significativo em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo a proprietária de uma distribuidora, Cláudia Sepúlveda Anconi, a média de aumento ficará abaixo do esperado. “Em virtude da falta de crescimento econômico no Brasil, a expectativa não é muito boa, já que o crescimento ficou em praticamente zero, e as empresas estão preocupadas com questões relativas a pessoal; então, se tiver crescimento, será pouco. Algo em torno de 4% a 5%”, avalia.
Mesmo assim, as distribuidoras já estão recebendo pedidos e reservas de entregas para em torno do dia 15, que é quando começam as confraternizações das empresas. Uma cesta de Natal simples, com cerca de 11 itens, custa em média R$28,60, variando em cestas com até 28 itens, que chegam a custar cerca de R$75,35.
Veículo: Jornal da Manhã - MG

Veja mais >>>
24/07/2025 12:19 - Abrasmercado: cesta de 35 produtos recua 0,43% em junho, após nove meses de alta24/07/2025 12:14 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,63% no semestre, aponta ABRAS
26/06/2025 12:09 - Consumo nos Lares Brasileiros tem alta de 2,04% em maio, aponta ABRAS
26/06/2025 11:55 - AbrasMercado: arroz e feijão acumulam queda em 12 meses, mas cesta segue em alta em maio
13/06/2025 09:50 - Resíduos sólidos: de passivos a ativos das empresas
09/06/2025 14:47 - Presença confirmada do Vice-Presidente Geraldo Alckmin na abertura do FCNA ABRAS
06/06/2025 14:20 - Temas urgentes e estratégicos movimentam Brasília no 5º Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento
02/06/2025 10:53 - Brasília sedia a 5ª edição do Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento ABRAS em junho
29/05/2025 09:19 - AbrasMercado: preços da cesta de 35 produtos sobem 10,83% em 12 meses, com avanço de 0,82% em abril
29/05/2025 11:50 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 1,25% em abril, aponta ABRAS
27/05/2025 17:39 - Datafolha: 2 em cada 3 brasileiros querem a volta da venda de medicamentos sem receita em supermercados
30/04/2025 11:58 - AbrasMercado: preços da carne bovina encerram o trimestre em queda
30/04/2025 11:57 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,48% no primeiro trimestre do ano, aponta ABRAS
25/04/2025 14:36 - Indústria e varejo reforçam alianças para criar valor conjunto e superar desafios do setor
24/04/2025 15:07 - Lições dos grupos Koch e Pão de Açúcar sobre eficiência e excelência operacional