Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias ABRAS

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias ABRAS

06/10/2014 11:59 - Setor de supermercados retrai e só deve crescer 4% este ano

O setor de supermercados na Paraíba deve ter crescimento menor este ano comparado ao balanço de 2013. A inflação, pouco crescimento do país, endividamento da população, desconfiança no cenário político-econômico brasileiro já têm reflexos no comportamento do consumidor, que está retraindo gastos. A estimativa do presidente da Associação de Supermercados da Paraíba (ASPB), Cícero Bernardo, estima que o faturamento este ano deve crescer 4%, um ponto percentual e meio inferior à alta de 5,5% de 2013 sobre o ano anterior.

Uma das provas da redução do consumo é que as famílias estão substituindo as marcas líderes e mais caras, por outras mais em conta. Este comportamento deve se estender até o Natal, que poderá ser mais “magro” em termos de receita para os empresários. “A situação econômica do país tem deixado o paraibano retraído nas compras. A inflação alta, inadimplência, as eleições, tudo isso tem impacto no consumo”, afirmou Cícero Bernardo.

De acordo com ele, o ticket médio das compras tem caído nos supermercados porque as famílias, além de estarem migrando para marcas mais baratas, estão cortando o supérfluo. E para acompanhar este novo perfil do comprador, surgido desde o primeiro semestre, os empresários estão investindo em produtos mais populares. “Principalmente as marcas de higiene pessoal estão sendo substituídas pelas mais baratas. Mas no ramo de alimentos como feijão, arroz e itens de limpeza também observamos esta mudança. Então, os supermercados têm que acompanhar tudo isso, fazendo algumas substituições. Acredito que no Natal isso deva permanecer, inclusive a redução nos gastos”, afirmou o presidente da ASPB.

A situação do Estado, porém, está melhor do que a média do país, porque as projeções de 4% de alta na Paraíba é do dobro da expectativa da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), que espera crescimento de 1,9% no balanço deste ano ante os 2,5% registrados no ano passado. O Instituto Fecomércio de Pesquisas Econômicas e Sociais (Ifep) apontou que o setor na Grande João Pessoa encerrou o primeiro semestre deste ano com expansão de 4,4% comparado ao mesmo período do ano passado.



Veículo: Paraíba Total

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s
15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo
15/04/2025 09:11 - Preparação, foco e resiliência: os atributos dos “atletas do varejo”
14/04/2025 11:03 - Ranking ABRAS 2025 destaca supermercados como força motriz da economia nacional
14/04/2025 10:55 - Smart Market ABRAS 2025: o maior encontro da comunidade de alta performance do varejo alimentar brasileiro
09/04/2025 09:55 - Comercial Zaffari é a 2ª maior rede supermercadista do RS, segundo o Ranking AGAS 2024
14/04/2025 09:40 - É hoje! Ranking ABRAS 2025 apresenta as 30 maiores empresas supermercadistas do Brasil
11/04/2025 10:38 - Presidente da ABRAS, João Galassi, é homenageado pelo projeto “Ajuda Sul” em prol do RS
11/04/2025 09:33 - Smart Market ABRAS 2025: painel Performance Comercial abordará Pricing e Promoções
10/04/2025 08:46 - Smart Market ABRAS 2025: retail mídia e seleção estratégica de fornecedores serão temas do painel Trade Marketing
08/04/2025 12:25 - Paulo Muzy e Felipe Massa confirmam presença no Smart Market 2025
08/04/2025 09:40 - Smart Market ABRAS 2025: painel Pessoas e Cultura abordará produtividade

Veja mais >>>