Notícias ABRAS
18/08/2014 14:49 - Workshop: ACATS e ABRAS discutem prevenção de perdas e lucratividade
Da esq. p/ dir. Ivan Chagas (RR Etiquetas), Carlos Santos (Plastrom Sensormatic), Marcos Manéa (ABRAS), Adriano dos Santos (ACATS)

O Workshop ABRAS & Estaduais - Conhecimento e Networking do Setor Supermercadista em Santa Catarina foi realizado na última quinta-feira (14/8) em Florianópolis (SC). Durante o evento, promovido pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), em parceria com a Associação Catarinense de Supermercados (ACATS) e Câmara Empresarial de Supermercados da Fecomércio, foi apresentada a 14ª edição da Pesquisa Prevenção de Perdas em Supermercados, elaborada pelo Departamento de Economia e Pesquisa da ABRAS em parceria com FIA/Provar, Ibevar e Nielsen.
O estudo, apresentado pelo gerente da ABRAS, Marcos Manéa, mostra que as perdas nas lojas brasileiras em 2013 chegaram a 2,52% do faturamento líquido do setor, o que representa R$ 5,3 bilhões. Em relação à pesquisa (disponível no site www.escolaabras.com.br), Santa Catarina teve um bom desempenho como a quarta colocada no quesito de número de empresas participantes, ficando atrás apenas de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
No total mais de 2 mil lojas brasileiras participaram. Um dos diferenciais da 14ª Pesquisa Prevenção de Perdas em Supermercados é que a deste ano (2013, vigência 2014) teve amostragem por tamanho de loja, representando uma evolução no processo. O contingente majoritário fatura até R$ 100 milhões (56%). Outro dado significativo é que cresceu o número de empresas com áreas atuantes em prevenção de perdas, de 28% (2012) para 61% (2013).
No evento, aconteceram também palestras de Ivan Chagas (RR Etiquetas) e Carlos Eduardo Santos (Plastrom Sensormatic), também dentro do enfoque do tema perdas. O diretor executivo da ACATS, Antonio Carlos Poletini e o presidente da Câmara Empresarial de Supermercados da Fecomércio e delegado da ACATS, Adriano Manoel dos Santos, que também é diretor da ABRAS, fizeram pronunciamentos representando as entidades promotoras do evento.
O que mais os palestrantes enfatizaram foi que a questão de perdas precisa sair mais do campo operacional e situar-se no foco estratégico, ser também mais educativa e menos corretiva. A melhor estratégia recomendada no Workshop é a de melhorar a gestão operacional nas lojas tendo o foco na redução de perdas e fazer isso com o envolvimento de todos os setores da empresa. O tripé fundamental leva em consideração: a formalização de processos, a capacitação de pessoal e a utilização de ferramentas de controle.
Fonte: ACATS/ABRAS
Veja mais >>>
28/10/2025 16:50 - Mulheres que Inspiram no Varejo: vote em sua candidata favorita!31/10/2025 16:44 - 12 de novembro: ABRAS celebra a 3ª edição do Dia dos Supermercados com ações em todo o Brasil
27/10/2025 10:05 - Uma celebração que une setor e consumidores
23/10/2025 14:07 - Abrasmercado: preço da cesta volta ao patamar próximo ao registrado em dezembro/24
23/10/2025 11:19 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,79% na comparação anual, aponta ABRAS
21/10/2025 09:49 - Com o Programa RAMA, a ABRAS incentiva as boas práticas agrícolas em todo o país
20/10/2025 09:47 - Entre cautela e otimismo
24/09/2025 15:37 - O maior case de share of life do varejo alimentar
23/09/2025 15:35 - Experiência do cliente: confiança que constrói relacionamentos
23/09/2025 15:34 - Farmácia completa nos supermercados: oportunidades para todos
23/09/2025 15:31 - Saúde e bem-estar criam nova realidade para o varejo
23/09/2025 15:30 - ABRAS´25 food retail future: confira os homenageados do Prêmio Advantage
23/09/2025 15:28 - O redesenho da oferta e da demanda
23/09/2025 15:26 - Women Talks: uma celebração ao protagonismo feminino no varejo
22/09/2025 15:25 - Jantar do Poder: um tributo à união de forças que transformam o País


