Notícias ABRAS
10/01/2014 17:32 - Associação Mineira de Supermercados comemora 43º aniversário
A Associação Mineira de Supermercados (AMIS) comemora nesta sexta-feira (10) seu 43º. aniversário. Fundada em Belo Horizonte no dia 10 de janeiro de 1971, é a primeira entidade estadual supermercadista criada no País. Embora o primeiro supermercado de Minas Gerais - o ServBem, em Belo Horizonte - tenha sido inaugurado em 1958, durante toda a década de 60, os supermercados dividiam com as mercearias a responsabilidade pelo varejo de alimentos e gêneros básicos em geral.
Somente a partir da década de 70, é que as mercearias perderiam espaço e os supermercados passariam a responder pela totalidade do abastecimento varejista. Inclusive, o primeiro presidente da AMIS, Miguel Furtado Neto, era proprietário da rede Supermercados Bandeirantes, uma das primeiras a transformar sua rede de mercearias em rede de supermercados. Até meados dos anos 60 a empresa de Miguel Furtado chamava-se Mercearias Bandeirantes.
Hoje, 42 após sua fundação, a AMIS representa um setor que se destaca na economia de Minas, pois os supermercados mineiros empregam 150 mil pessoas, estão presentes em todo o território mineiro com cerca de 6,5 mil lojas, movimentam vendas anuais de R$ 26 bilhões. Minas foi apontada em 2013 pela ABRAS como o segundo maior mercado supermercadista do País.
100% das vendas
A AMIS conta com cerca de 1,2 mil empresas supermercadistas associadas, dos mais variados portes e formatos, que representam quase 100% das vendas em Minas. Desde gigantes transnacionais a microempresas do interior do estado. Em sua diretoria todas as regiões de Minas estão representadas, assim como todos os portes e formatos de empresa supermercadista. Para se ter uma ideia, a entidade conta com 59 vice-presidentes regionais.
Ainda no apoio ao associado, a entidade oferece vários serviços, com destaque para a orientação jurídica e toda a área de treinamento e formação. O curso Gestão Nota 10 (G-10), por exemplo, já formou milhares de gestores supermercadistas. Principalmente a partir dos anos 2000 o comportamento do consumidor passou por muitas modificações, exigindo da AMIS a capacidade de levar ao associado orientação para a adaptação dos negócios.
Na defesa do associado, a AMIS tem empunhado um grande número de bandeiras nestas quatro décadas. Desde o apoio ao controle da inflação, ao fim da exigência das etiquetas de preços nos produtos, a parceria com as instituições de apoio aos consumidores, o relacionamento transparente e de credibilidade com as autoridades dos diversos níveis de governo, entre muitos outros.
Superminas
Outros destaques são também alguns "produtos" da AMIS, todos de grande alcance para o desenvolvimento do associado e de todo o trade. O principal deles é a Superminas. Na 27ª. Superminas, realizada em outubro passado, o público foi de 55 mil pessoas, vindas de 17 países, 21 estados brasileiros e de 620 municípios mineiros. O evento gerou um volume de negócios da ordem de R$ 1,3 bilhão.
No interior são realizados seis Super Encontros Varejistas (Sevar) com uma média de público de 2,5 mil pessoas cada um. Nestes eventos os supermercadistas discutem problemas e demandas do setor na região, mas também se encontram para a troca de experiência, palestras e negócios com os fornecedores.
Infraestrutura
Em paralelo ao intenso trabalho de apoio, defesa e desenvolvimento do setor, a AMIS sempre esteve atenta à importância de contar com uma infraestrutura adequada. Em 1994, a entidade já funcionava em sua primeira sede própria, localizada, na Ceasa. As instalações eram boas, mas a localização dificultava a presença do associado e a agilidade no relacionamento com entidades e órgãos públicos, então todos localizados na área central da Capital.
Foi assim que em 1997, a AMIS mudou-se para a sua segunda sede própria, adquirindo e reformando imóvel de quatro andares localizada na rua Platina, 33, bairro do Prado, na Capital. Passados 15 anos da mudança, a segunda sede tornou-se pequena para a dimensão alcançada pela entidade, dispondo de auditório aquém da necessidade, por exemplo.
Decidiu-se então em 2012 pela aquisição de um amplo terreno (de três frentes) no bairro Barro Preto, avenida Barbacena, Com amplo acesso ao Metrô. Nele encontra-se em fase final de construção um edifício de 13 pavimentos e cerca de 10 mil metros quadrados de área construída (foto). O auditório desta feita será multiuso e terá capacidade para receber 400 pessoas. A localização é privilegiada. Além do Metrô, a sede está em meio a importantes avenidas como a Via Expressa, a Contorno e a Augusto de Lima. A previsão de entrega da obra é para abril.
Fonte: Assessoria de Comunicação da AMIS

Veja mais >>>
24/07/2025 12:19 - Abrasmercado: cesta de 35 produtos recua 0,43% em junho, após nove meses de alta24/07/2025 12:14 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,63% no semestre, aponta ABRAS
26/06/2025 12:09 - Consumo nos Lares Brasileiros tem alta de 2,04% em maio, aponta ABRAS
26/06/2025 11:55 - AbrasMercado: arroz e feijão acumulam queda em 12 meses, mas cesta segue em alta em maio
13/06/2025 09:50 - Resíduos sólidos: de passivos a ativos das empresas
09/06/2025 14:47 - Presença confirmada do Vice-Presidente Geraldo Alckmin na abertura do FCNA ABRAS
06/06/2025 14:20 - Temas urgentes e estratégicos movimentam Brasília no 5º Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento
02/06/2025 10:53 - Brasília sedia a 5ª edição do Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento ABRAS em junho
29/05/2025 09:19 - AbrasMercado: preços da cesta de 35 produtos sobem 10,83% em 12 meses, com avanço de 0,82% em abril
29/05/2025 11:50 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 1,25% em abril, aponta ABRAS
27/05/2025 17:39 - Datafolha: 2 em cada 3 brasileiros querem a volta da venda de medicamentos sem receita em supermercados
30/04/2025 11:58 - AbrasMercado: preços da carne bovina encerram o trimestre em queda
30/04/2025 11:57 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,48% no primeiro trimestre do ano, aponta ABRAS
25/04/2025 14:36 - Indústria e varejo reforçam alianças para criar valor conjunto e superar desafios do setor
24/04/2025 15:07 - Lições dos grupos Koch e Pão de Açúcar sobre eficiência e excelência operacional