Notícias ABRAS
11/09/2012 08:22 - Furtos de produtos dão prejuízo de R$ 1,5 bilhão aos supermercados
Chocolate aparece em primeiro lugar na lista dos produtos mais furtados. Por ano, setor chega a gastar mais de R$ 670 milhões com segurança.
Os supermercados brasileiros fizeram a conta do que perdem com furtos: R$ 1,5 bilhão por ano, e parte deste prejuízo é repassada ao consumidor.
O chocolate aparece em primeiro lugar da lista da Associação Brasileira de Supermercados. O pacote de carne é o segundo produto mais furtado nos mercados. A lista inclui salgadinhos, lâmina de barbear, desodorante e bebidas.
Os gastos com segurança do setor somam R$ 672,9 milhões por ano. Trinta e três por cento dos supermercados possuem circuitos de TV, mas nem sempre é o suficiente. Mesmo em um supermercado com 108 câmeras, são registrados, em média, 15 furtos por mês.
“Se for comprovada a veracidade, a pessoa é detida, é acionada os órgãos de segurança pública e ela vai ser encaminhada pra delegacia”, declara Charles dos Santos, gerente prevenção de perda.
Nas mercadorias mais furtadas, como as bebidas, são colocados dispositivos de segurança. Em outros produtos, o alarme é mais discreto, parece um código de barras. Nem a carne escapa do esquema de segurança. Se o equipamento não for desativado no caixa, o cliente pode ser surpreendido na saída do supermercado, ao passar pelas barreiras eletrônicas.
“Isso pode influir no preço do cliente que é honesto, aumenta no preço pra tirar essa margem de prejuízo”, comenta Geraldo Alves, aeroviário.
O dono de um supermercado na periferia de Belo Horizonte diz que preferiu deixar de vender bebidas e cigarros. Ele admite que reajustou o preço dos produtos mais furtados, como leite em pó e azeite. “Eu coloco uma porcentagem maior. Tô jogando 10% a mais”.
"Desde o produtor até o consumidor final é afetado quando existe a perda do produto. Este valor tem que ser composto novamente no produto", diz Geraldo Marques, diretor da Associação Brasileira de Supermercados.
Veículo: O Globo - RJ
    
Veja mais >>>
28/10/2025 16:50 - Mulheres que Inspiram no Varejo: vote em sua candidata favorita!31/10/2025 16:44 - 12 de novembro: ABRAS celebra a 3ª edição do Dia dos Supermercados com ações em todo o Brasil
27/10/2025 10:05 - Uma celebração que une setor e consumidores
23/10/2025 14:07 - Abrasmercado: preço da cesta volta ao patamar próximo ao registrado em dezembro/24
23/10/2025 11:19 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,79% na comparação anual, aponta ABRAS
21/10/2025 09:49 - Com o Programa RAMA, a ABRAS incentiva as boas práticas agrícolas em todo o país
20/10/2025 09:47 - Entre cautela e otimismo
24/09/2025 15:37 - O maior case de share of life do varejo alimentar
23/09/2025 15:35 - Experiência do cliente: confiança que constrói relacionamentos
23/09/2025 15:34 - Farmácia completa nos supermercados: oportunidades para todos
23/09/2025 15:31 - Saúde e bem-estar criam nova realidade para o varejo
23/09/2025 15:30 - ABRAS´25 food retail future: confira os homenageados do Prêmio Advantage
23/09/2025 15:28 - O redesenho da oferta e da demanda
23/09/2025 15:26 - Women Talks: uma celebração ao protagonismo feminino no varejo
22/09/2025 15:25 - Jantar do Poder: um tributo à união de forças que transformam o País

