Notícias ABRAS
11/09/2012 08:22 - Furtos de produtos dão prejuízo de R$ 1,5 bilhão aos supermercados
Chocolate aparece em primeiro lugar na lista dos produtos mais furtados. Por ano, setor chega a gastar mais de R$ 670 milhões com segurança.
Os supermercados brasileiros fizeram a conta do que perdem com furtos: R$ 1,5 bilhão por ano, e parte deste prejuízo é repassada ao consumidor.
O chocolate aparece em primeiro lugar da lista da Associação Brasileira de Supermercados. O pacote de carne é o segundo produto mais furtado nos mercados. A lista inclui salgadinhos, lâmina de barbear, desodorante e bebidas.
Os gastos com segurança do setor somam R$ 672,9 milhões por ano. Trinta e três por cento dos supermercados possuem circuitos de TV, mas nem sempre é o suficiente. Mesmo em um supermercado com 108 câmeras, são registrados, em média, 15 furtos por mês.
“Se for comprovada a veracidade, a pessoa é detida, é acionada os órgãos de segurança pública e ela vai ser encaminhada pra delegacia”, declara Charles dos Santos, gerente prevenção de perda.
Nas mercadorias mais furtadas, como as bebidas, são colocados dispositivos de segurança. Em outros produtos, o alarme é mais discreto, parece um código de barras. Nem a carne escapa do esquema de segurança. Se o equipamento não for desativado no caixa, o cliente pode ser surpreendido na saída do supermercado, ao passar pelas barreiras eletrônicas.
“Isso pode influir no preço do cliente que é honesto, aumenta no preço pra tirar essa margem de prejuízo”, comenta Geraldo Alves, aeroviário.
O dono de um supermercado na periferia de Belo Horizonte diz que preferiu deixar de vender bebidas e cigarros. Ele admite que reajustou o preço dos produtos mais furtados, como leite em pó e azeite. “Eu coloco uma porcentagem maior. Tô jogando 10% a mais”.
"Desde o produtor até o consumidor final é afetado quando existe a perda do produto. Este valor tem que ser composto novamente no produto", diz Geraldo Marques, diretor da Associação Brasileira de Supermercados.
Veículo: O Globo - RJ

Veja mais >>>
09/05/2025 10:10 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Pernambuco: colaboração entre o varejo e a indústria30/04/2025 11:58 - AbrasMercado: preços da carne bovina encerram o trimestre em queda
30/04/2025 11:57 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,48% no primeiro trimestre do ano, aponta ABRAS
25/04/2025 14:36 - Indústria e varejo reforçam alianças para criar valor conjunto e superar desafios do setor
24/04/2025 15:07 - Lições dos grupos Koch e Pão de Açúcar sobre eficiência e excelência operacional
23/04/2025 15:02 - A voz do varejo alimentar que atravessa gerações
23/04/2025 14:59 - Índice de eficiência operacional atinge 98,11% em 2025
15/04/2025 15:07 - Painel Estratégia de Expansão traz ótimas discussões sobre o setor
22/04/2025 10:47 - SuperHiper chega aos 50 com fôlego para se reinventar
17/04/2025 10:44 - Conheça os vencedores do Prêmio RAMA e o balanço do programa
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s
15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo