Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias ABRAS

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias ABRAS

31/01/2012 12:34 - Vendas dos supermercados crescem 3,71% em 2011

Em dezembro, houve alta real de 1,54% em relação ao mesmo mês do ano anterior e 30,01% se comparada a novembro de 2011.

O Índice Nacional de Volume Nielsen, realizado especialmente para a Abras,  fechou com crescimento de 1,8%.

E o índice AbrasMercado, cesta de 35 produtos de largo consumo, realizado pela GfK, apresentou crescimento acumulado de 3,78% em 2011.

 


Sussumujaneiro12  
   

As vendas acumuladas do setor supermercadista em 2011 cresceram 3,71%, em relação a 2010, de acordo com o Índice Nacional de Vendas, divulgado mensalmente pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras).
No mês de dezembro, a alta real foi de 1,54%, em relação ao mesmo mês do ano anterior, e de 30,01%, se comparada a novembro de 2011. Esses índices já foram deflacionados pelo IPCA do IBGE.

 

Em valores nominais, o Índice de Vendas da Abras apresentou crescimento acumulado de 10,58% em 2011, na comparação com 2010. No mês de dezembro, a variação nominal foi de 8,14%, em comparação ao mesmo mês do ano anterior, e de 30,66%, em relação ao mês anterior. 


“O aumento de 30,01% em relação às vendas do mês anterior já era esperado, afinal, dezembro conta com as vendas das festas de final de ano. O acumulado do ano de 3,71% confirma a tendência de acomodação do mercado com crescimento constante, mas moderado. O resultado é bom, porque integra a série de cinco anos consecutivos de resultados positivos para o nosso setor”, avalia o presidente da Abras, Sussumu Honda. 

 

Indicenacional



AbrasMercado: indicador  apresenta crescimento acumulado de 3,78% em 2011


Em 2011, o AbrasMercado, cesta de 35 produtos de largo consumo, analisada pela GfK, apresentou crescimento acumulado de 3,78%, valor abaixo do registrado pelo IPCA, que variou no mesmo período 6,5%. Em 2010 a variação apurada pelo AbrasMercado foi de 17,40%.


Em dezembro, o AbrasMercado apresentou alta de 2,23%, em relação ao mês anterior, a maior variação positiva registrada em 2011, decorrente especialmente pela festas e feriados de final de ano. Em valores nominais, a cesta AbrasMercado passou de R$ 307,04, em dezembro de 2010, para R$ 318,64, em dezembro último, uma variação de 3,78%. 


Em dezembro de 2011, os produtos com as maiores altas foram: feijão, com 7,37%; sabonete, com 6,10%, carne traseiro, com 6,02%. Já os produtos com as maiores quedas de preços acumuladas em 2010 foram: cebola, com -7,24%; farinha de mandioca, com -4,7%, batata, com -3,77%; tomate, com -3,38%.


Em todo o ano de 2011 (valores acumulados), os produtos com as maiores altas de preços foram: café torrado e moído, com 25,7%; sabonete, com 20,1% e margarina cremosa, com 14,5%,. Já os produtos com as maiores quedas de vendas acumuladas em 2011 foram: batata, com -5,4%; biscoito maisena, com -3,8% e arroz, com -3,1%.

 

Resultado3.78


Volume de vendas cresce 1,8% em 2011


De acordo com o Índice Nacional de Volume, pesquisado pela Nielsen para a Abras, o autosserviço brasileiro apresentou, no ano de 2011, crescimento de 1,8% nas vendas em volume, em comparação a 2010, quando a variação foi bem maior (6,7% em 2010,  em relação a 2009). 


Em termos de categorias, mais uma vez desponta a cesta de bebidas alcoólicas como a principal responsável pelo crescimento do consumo (+5,7%), seguida pela cesta de perecíveis, com 4,0%. A cesta de bebidas não alcoólicas teve crescimento de 2,7% no volume de vendas; higiene e beleza, 1,8%; mercearia doce, 1,0%, e outros, que contém principalmente produtos de bazar, 1,0%; limpeza caseira, 0,4%; mercearia salgada é a única que apresenta queda, com -0,9%.


Em 2011, supermercados com mais de 20 check-outs e os de pequeno porte com até 4 check-outs foram os que apresentaram maior crescimento, 2,5% e 2,7%, respectivamente, seguidos pelos de 5 a 9 check-outs, com +1,1% e de 10 a 19 check-outs com 0,9%. 


Entre as regiões pesquisadas, a área III (Grande Rio de Janeiro) despontou com crescimento de 7,9% em 2011, em relação a 2010. Na sequência vem a área VII (Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal), com 3,5%; a área VI (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com 3,4%, área I (Ceará até Bahia), com 2,5%; área II (Espírito Santo, Minas Gerais e Interior do Rio de Janeiro), com 1,7% e área IV (Grande São Paulo), com 0,5%. Apenas a área V (Interior de São Paulo + litoral) teve retração no volume de vendas de -1,8%.


Volume


Os produtos que apresentaram maior crescimento em volume vendido em 2011 foram vinho, 34,9%; suco de frutas pronto para consumo, com 15,9%; bebida a base de soja, com 13,6% e chocolate, com 11,1%. As maiores quedas aconteceram nos seguintes produtos: sabão em barra, com -13,2%; pilha seca, com -8,0%; farinha de trigo e óleo e azeite (ambas com -7,7%); leite condensado, com -5,1%; e arroz, com -4,7%. 



Fonte: Departamento de Economia e Pesquisa da Abras/Portal Abras

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

28/10/2025 16:50 - Mulheres que Inspiram no Varejo: vote em sua candidata favorita!
31/10/2025 16:44 - 12 de novembro: ABRAS celebra a 3ª edição do Dia dos Supermercados com ações em todo o Brasil
27/10/2025 10:05 - Uma celebração que une setor e consumidores
23/10/2025 14:07 - Abrasmercado: preço da cesta volta ao patamar próximo ao registrado em dezembro/24
23/10/2025 11:19 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,79% na comparação anual, aponta ABRAS
21/10/2025 09:49 - Com o Programa RAMA, a ABRAS incentiva as boas práticas agrícolas em todo o país
20/10/2025 09:47 - Entre cautela e otimismo
24/09/2025 15:37 - O maior case de share of life do varejo alimentar
23/09/2025 15:35 - Experiência do cliente: confiança que constrói relacionamentos
23/09/2025 15:34 - Farmácia completa nos supermercados: oportunidades para todos
23/09/2025 15:31 - Saúde e bem-estar criam nova realidade para o varejo
23/09/2025 15:30 - ABRAS´25 food retail future: confira os homenageados do Prêmio Advantage
23/09/2025 15:28 - O redesenho da oferta e da demanda
23/09/2025 15:26 - Women Talks: uma celebração ao protagonismo feminino no varejo
22/09/2025 15:25 - Jantar do Poder: um tributo à união de forças que transformam o País

Veja mais >>>