Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias ABRAS

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias ABRAS

17/10/2011 17:30 - Superminas começa nesta terça-feira (18), em BH

Segundo os organizadores, a feira deve movimentar R$ 1bi em negócios. São esperados cerca de 45 mil visitantes em três dias

 

 

No ano em que completa 40 anos de criação, a Associação Mineira de Supermercados (AMIS) atinge outra marca histórica: os 25 anos da Convenção Mineira de Supermercados (Superminas), que começa nesta terça-feira (18) e se estende até o dia 20 de outubro, no Expominas, em Belo Horizonte.

De acordo com a organização a feira deve movimentar R$ 1 bilhão e deve atrair cerca de 45 mil pessoas. Desse total, a estimativa da AMIS é de que em torno de 70% sejam supermercadistas, entre funcionários, executivos e proprietários.

 

A maior parte do público é de visitantes do próprio Estado, mas representantes das maiores redes do País sempre participam da Superminas. Além disso, compradores de vários países, como Argentina, Costa Rica, Estados Unidos, Inglaterra e Uruguai estão presentes ao “Superminas Food Show”. Trata-se de um segmento na feira voltado para a interação entre compradores internacionais e empresários, principalmente mineiros, interessados no comércio exterior.

 

Pavilhões e ilhas

Com o avanço da tecnologia no cotidiano do varejo, a Superminas contempla não só o setor de alimentos, mas também atende aos prestadores de serviços do setor. Com essa multiplicidade de produtos e serviços que compõem o varejo supermercadista, a feira é segmentada de forma a facilitar os negócios e a visitação. São dois “pavilhões” e várias “ilhas” expondo produtos e serviços que interessam ao supermercadista.

 

 O Pavilhão Vermelho, localizado logo na entrada da feira, é voltado para o segmento de serviços. Ele abriga a Ilha da Tecnologia, o Superminas Food Show e a Raízes de Minas. Esta, voltada para as empresas mineiras e que vendem para o mercado mineiro. 

 

Já o Pavilhão Azul, concentra as principais empresas do segmento alimentício do País e é dividido em seções mais específicas.   São a Ilha do Vinho e do Queijo, a Ilha da Cachaça e a Ilha das Flores. Há também o Encontro de FLV – Frutas Legumes e Verduras, que reúne toda a cadeia, com a presença das empresas do segmento, produtores e Ceasaminas. A “Ilha das Flores” também está localizada neste pavilhão.

 

O espaço abriga também a “Primeira Feira”. O projeto, em parceria com o governo de Minas e com o Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de Belo Horizonte (Sincovaga), consiste em dar oportunidade às empresas pequenas para participar da primeira feira de sua existência. Para isso, são exigidos alguns quesitos como documentação completa, estar em dia com os impostos e estar no regime tributário “Simples”.

 

Qualificação profissional

  
Esta é uma das maiores preocupações da direção da AMIS não só durante a Superminas, mas em todo o ano. Em Minas, o setor trabalha com um déficit de profissionais superior a 4 mil vagas por falta de trabalhadores qualificados. Por isso, nos eventos ao longo do ano e finalizando com a Superminas, a entidade oferece aos empresários e empregados do setor uma ampla grade de palestras na tentativa de amenizar essa situação.

 

A 25ª Superminas oferece quase 40 atrações entre palestras técnicas e motivacionais, fóruns, painéis e workshops pela AMIS e pelos expositores. É um evento com foco também no treinamento e reciclagem do quadro atual do varejo, inclusive com palestrante internacional, o diretor da The Home Depot, Inc. (EUA), Tim Hourigan. 

 

Trabalho social 

Durante a Superminas, são instalados pontos de coleta seletiva no Expominas, com o objetivo de separar o lixo reciclável e dar a ele a destinação correta. Por outro lado, ao final da convenção, a AMIS, em parceria com o Serviço de Assistência Social do Estado de Minas Gerais (Servas), convoca expositores a doarem produtos alimentícios que sobram com boa qualidade, mas que não serão comercializados.

 

Esses alimentos são destinados a instituições carentes indicadas pelo Servas. Em 2010, foram doadas duas toneladas de produtos e a expectativa para este ano é dobrar a quantidade. Esse trabalho, denominado “Projeto Vida”, faz parte atuação social da AMIS e é desenvolvido em todos os eventos da entidade durante o ano, beneficiando instituições em todo o estado.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Amis/ Portal Abras

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

09/05/2025 10:10 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Pernambuco: colaboração entre o varejo e a indústria
30/04/2025 11:58 - AbrasMercado: preços da carne bovina encerram o trimestre em queda
30/04/2025 11:57 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,48% no primeiro trimestre do ano, aponta ABRAS
25/04/2025 14:36 - Indústria e varejo reforçam alianças para criar valor conjunto e superar desafios do setor
24/04/2025 15:07 - Lições dos grupos Koch e Pão de Açúcar sobre eficiência e excelência operacional
23/04/2025 15:02 - A voz do varejo alimentar que atravessa gerações
23/04/2025 14:59 - Índice de eficiência operacional atinge 98,11% em 2025
15/04/2025 15:07 - Painel Estratégia de Expansão traz ótimas discussões sobre o setor
22/04/2025 10:47 - SuperHiper chega aos 50 com fôlego para se reinventar
17/04/2025 10:44 - Conheça os vencedores do Prêmio RAMA e o balanço do programa
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s
15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo

Veja mais >>>