Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias ABRAS

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias ABRAS

28/06/2011 09:31 - Entrevista com Sussumu Honda

"Nosso maior problema é a infra-estrutura, o escoamento da produção, a questão logística é muito forte".

- Paulo Arenhart

 

A Exposuper 2011, 24ª Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Supermercados e Convenção Catarinense de Supermercadistas encerrou na última quarta-feira, em Joinville, com mais de 27 mil visitantes e um volume de negócios superior a R$ 150 milhões. A feira contou com a participação do presidente da Abras (Associação Brasileira de Supermercados), desde 2007, Sussumu Honda, também diretor da rede Ricoy Supermercados, de São Paulo, e um dos mais destacados líderes do setor na atualidade que falou à Panorama sobre a feira e o atual momento do setor supermercadista, confira:

 

Panorama - Qual a avaliação que o senhor faz da Exposuper em Santa Catarina?
Sussumu Honda – A Exposuper se transformou em um dos grandes eventos do setor supermercadista do Brasil. A Acats (Associação Catarinense de Supermercados) profissionalizou a sua gestão e hoje colhe os frutos desta profissionalização, tendo à frente um superintendente muito ativo como o Adriano Manoel dos Santos. Esta mudança de Florianópolis para Joinville permitiu a expansão da feira e isto foi muito bom, porque com a ampliação dos espaços, mais indústrias e mais convencionais estão participando e, conseqüentemente, mais pessoas visitando o evento.

 

Panorama – Como o senhor vê hoje o desenvolvimento do setor do varejo? 
Honda – O varejo vai bem. Apesar das medidas do governo voltadas somente para o setor de comércio que necessita de financiamento, o setor de bens duráveis, a área supermercadista vai bem e continua crescendo.

 

Panorama - E como está sendo este relacionamento com a nova classe que está chegando ao mercado consumidor?
Honda - Os grandes consumidores de supermercados hoje, as classes C, D e E, são responsáveis por 75% do consumo no Brasil. Isto mostra que eles têm uma importância muito grande. Por serem classes que não têm sobras no orçamento, exigem preços baixos, e assim, há muita competitividade no setor e também por parte da indústria.

 

Panorama - Qual a expectativa de crescimento do setor supermercadista em 2011?
Honda – Temos uma estimativa de crescimento de 4% este ano, levando em consideração o atual quadro, mas tudo já deflacionado. É um crescimento factível, porque em 2010, também crescemos em torno de 4,5%. 

 

Panorama – Quais são os grandes gargalos do setor supermercadista hoje?
Honda – Nosso maior problema é a infraestrutura, o escoamento da produção, a questão logística é muito forte. Também temos problemas com as questões estruturais, como a valorização imobiliária, bem como na área de recursos humanos, onde nossa grande dificuldade é a formação de mão de obra especializada. O setor de panificação, por exemplo, vive com este processo da falta de padeiros. Mas esta é uma questão generalizada no país, vem ocorrendo na construção civil e no setor industrial; há falta de mão de obra em todo o Brasil.

 

Panorama – Como administrar este avanço das redes supermercadistas internacionais? Dá para resistir?
Honda – Dá, sim, e resistimos bem. A prova disso é Santa Catarina: as grandes redes internacionais não têm grandes participações aqui. As redes regionais é que dominam o mercado. Em vários estados do país a presença destas grandes redes ainda é incipiente. Já em São Paulo, Minas e no Rio de Janeiro a presença das multinacionais é bem maior. As redes internacionais ainda são menores que as redes regionais em cada estado. Elas são grandes apenas no conjunto.

 

Panorama – O setor deve continuar, assim, dividido?
Honda – Acho que sim, o mercado deve continuar desta forma: as redes regionais não vão desaparecer. Teremos alguma dinâmica de fusões, novas empresas, modelos novos surgindo, esta dinâmica no varejo alimentar sempre vai existir. Falamos de uma população que está ascendendo ao consumo agora, e temos outra população, das classes A e B, que está sofisticando o consumo, o que cria oportunidade de modelos novos e diferentes de varejo.

 


Veículo: ND Online

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

09/05/2025 10:10 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Pernambuco: colaboração entre o varejo e a indústria
30/04/2025 11:58 - AbrasMercado: preços da carne bovina encerram o trimestre em queda
30/04/2025 11:57 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,48% no primeiro trimestre do ano, aponta ABRAS
25/04/2025 14:36 - Indústria e varejo reforçam alianças para criar valor conjunto e superar desafios do setor
24/04/2025 15:07 - Lições dos grupos Koch e Pão de Açúcar sobre eficiência e excelência operacional
23/04/2025 15:02 - A voz do varejo alimentar que atravessa gerações
23/04/2025 14:59 - Índice de eficiência operacional atinge 98,11% em 2025
15/04/2025 15:07 - Painel Estratégia de Expansão traz ótimas discussões sobre o setor
22/04/2025 10:47 - SuperHiper chega aos 50 com fôlego para se reinventar
17/04/2025 10:44 - Conheça os vencedores do Prêmio RAMA e o balanço do programa
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s
15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo

Veja mais >>>