Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias ABRAS

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias ABRAS

16/09/2010 18:35 - “As empresas estão ‘obrigadas’ a ter sucesso no Brasil”

                                                                                                                            Por Wagner Hilário

 

Para fechar a 44ª Convenção Abras, o diretor-presidente da Nestlé, Ivan Zurita, falou sobre o momento vivido pelo País, de sua convicção de que o Brasil é o País das oportunidades e o que oferece mais condições para empresas que desejam investir e obter retorno. Segundo Zurita, as empresas estão “obrigadas” a ter sucesso por aqui.

 

“O Brasil é um mercado consumidor. Somos 60% maiores que a China em termos de mercado consumidor, 90% maiores que a Índia e, como é mais do que evidente, Zurita44ainda há muito espaço para crescer. Basta saber que 87% do consumo no Brasil é feito pelas classes C, D e E. Com a melhoria da renda, como tem ocorrido, isso será inevitável.” Zurita ainda mostrou dados de crescimento do PIB brasileiro e do avanço da classe C na pirâmide social, que em 2003 respondia por 37% da população brasileira, em 2009 passou a ser 49% e em 2014 deve chegar a 56%. Esse ganho de participação é tirado, sobretudo, das classes D e E.

 

Para exemplificar as oportunidades que o País oferece, Zurita cita a própria Nestlé, que num curto espaço de tempo saiu de faturamento de US$ 4 bilhões para US$ 15,6 bilhões. A atividade da empresa no Brasil, que já faturou menos que a do México, hoje fatura mais que o dobro e já é a segunda operação entre os 100 países em que está presente. De 2008 para 2009, a operação no Brasil cresceu 11,3%. A justificativa para esse desempenho, segundo Zurita, foi a coragem da empresa para investir num momento de crise internacional, a força de suas marcas, que mantêm uma forte e histórica identificação com o consumidor e se mostram capazes de rejuvenescer, bem como a atuação da Nestlé nas comunidades, o que fortalece a imagem institucional da empresa.

 

“Uma empresa não pode sobreviver em uma sociedade falida e sociedade alguma pode prosperar sem uma economia forte.” Zurita mostrou algumas das iniciativas da Nestlé de cunho sustentável, como o barco-supermercado que alimenta as comunidades ribeirinhas do Pará. Falou ainda da “carreta de cinema”, projeto que leva um cinema itinerante a todas as cidades do País que não têm cinema.

 

Ao fim, Zurita respondeu às questões dos convencionais. Destacou a necessidade de o País realizar uma reforma tributária que reduza a carga, muito alta hoje para o setor produtivo, e aumente o investimento em infraestrutura, ainda bastante tímido. Falou também em reforma industrial, o que permitiria ao Brasil dividir as regiões conforme suas vocações produtivas.

 

Zurita falou de outros temas também, que você poderá ler na revista SuperHiper de outubro.

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

28/10/2025 16:50 - Mulheres que Inspiram no Varejo: vote em sua candidata favorita!
31/10/2025 16:44 - 12 de novembro: ABRAS celebra a 3ª edição do Dia dos Supermercados com ações em todo o Brasil
27/10/2025 10:05 - Uma celebração que une setor e consumidores
23/10/2025 14:07 - Abrasmercado: preço da cesta volta ao patamar próximo ao registrado em dezembro/24
23/10/2025 11:19 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,79% na comparação anual, aponta ABRAS
21/10/2025 09:49 - Com o Programa RAMA, a ABRAS incentiva as boas práticas agrícolas em todo o país
20/10/2025 09:47 - Entre cautela e otimismo
24/09/2025 15:37 - O maior case de share of life do varejo alimentar
23/09/2025 15:35 - Experiência do cliente: confiança que constrói relacionamentos
23/09/2025 15:34 - Farmácia completa nos supermercados: oportunidades para todos
23/09/2025 15:31 - Saúde e bem-estar criam nova realidade para o varejo
23/09/2025 15:30 - ABRAS´25 food retail future: confira os homenageados do Prêmio Advantage
23/09/2025 15:28 - O redesenho da oferta e da demanda
23/09/2025 15:26 - Women Talks: uma celebração ao protagonismo feminino no varejo
22/09/2025 15:25 - Jantar do Poder: um tributo à união de forças que transformam o País

Veja mais >>>