Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias ABRAS

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias ABRAS

16/09/2010 18:35 - “As empresas estão ‘obrigadas’ a ter sucesso no Brasil”

                                                                                                                            Por Wagner Hilário

 

Para fechar a 44ª Convenção Abras, o diretor-presidente da Nestlé, Ivan Zurita, falou sobre o momento vivido pelo País, de sua convicção de que o Brasil é o País das oportunidades e o que oferece mais condições para empresas que desejam investir e obter retorno. Segundo Zurita, as empresas estão “obrigadas” a ter sucesso por aqui.

 

“O Brasil é um mercado consumidor. Somos 60% maiores que a China em termos de mercado consumidor, 90% maiores que a Índia e, como é mais do que evidente, Zurita44ainda há muito espaço para crescer. Basta saber que 87% do consumo no Brasil é feito pelas classes C, D e E. Com a melhoria da renda, como tem ocorrido, isso será inevitável.” Zurita ainda mostrou dados de crescimento do PIB brasileiro e do avanço da classe C na pirâmide social, que em 2003 respondia por 37% da população brasileira, em 2009 passou a ser 49% e em 2014 deve chegar a 56%. Esse ganho de participação é tirado, sobretudo, das classes D e E.

 

Para exemplificar as oportunidades que o País oferece, Zurita cita a própria Nestlé, que num curto espaço de tempo saiu de faturamento de US$ 4 bilhões para US$ 15,6 bilhões. A atividade da empresa no Brasil, que já faturou menos que a do México, hoje fatura mais que o dobro e já é a segunda operação entre os 100 países em que está presente. De 2008 para 2009, a operação no Brasil cresceu 11,3%. A justificativa para esse desempenho, segundo Zurita, foi a coragem da empresa para investir num momento de crise internacional, a força de suas marcas, que mantêm uma forte e histórica identificação com o consumidor e se mostram capazes de rejuvenescer, bem como a atuação da Nestlé nas comunidades, o que fortalece a imagem institucional da empresa.

 

“Uma empresa não pode sobreviver em uma sociedade falida e sociedade alguma pode prosperar sem uma economia forte.” Zurita mostrou algumas das iniciativas da Nestlé de cunho sustentável, como o barco-supermercado que alimenta as comunidades ribeirinhas do Pará. Falou ainda da “carreta de cinema”, projeto que leva um cinema itinerante a todas as cidades do País que não têm cinema.

 

Ao fim, Zurita respondeu às questões dos convencionais. Destacou a necessidade de o País realizar uma reforma tributária que reduza a carga, muito alta hoje para o setor produtivo, e aumente o investimento em infraestrutura, ainda bastante tímido. Falou também em reforma industrial, o que permitiria ao Brasil dividir as regiões conforme suas vocações produtivas.

 

Zurita falou de outros temas também, que você poderá ler na revista SuperHiper de outubro.

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

09/05/2025 10:10 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Pernambuco: colaboração entre o varejo e a indústria
30/04/2025 11:58 - AbrasMercado: preços da carne bovina encerram o trimestre em queda
30/04/2025 11:57 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,48% no primeiro trimestre do ano, aponta ABRAS
25/04/2025 14:36 - Indústria e varejo reforçam alianças para criar valor conjunto e superar desafios do setor
24/04/2025 15:07 - Lições dos grupos Koch e Pão de Açúcar sobre eficiência e excelência operacional
23/04/2025 15:02 - A voz do varejo alimentar que atravessa gerações
23/04/2025 14:59 - Índice de eficiência operacional atinge 98,11% em 2025
15/04/2025 15:07 - Painel Estratégia de Expansão traz ótimas discussões sobre o setor
22/04/2025 10:47 - SuperHiper chega aos 50 com fôlego para se reinventar
17/04/2025 10:44 - Conheça os vencedores do Prêmio RAMA e o balanço do programa
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s
15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo

Veja mais >>>