Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias ABRAS

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias ABRAS

24/10/2008 12:50 - Instabilidade do dólar deve alterar preços nos supermercados

Para presidente da Abras, importados e produtos de maior valor agregado serão os mais afetados pela crise

 

Até o fim de 2008, o brasileiro estará pagando mais na hora de fazer suas compras nos supermercados, especialmente nos produtos importados e nos bens de maior valor agregado. A previsão é do presidente da Abras (Associação Brasileira de Supermercados), Sussumu Honda.

 

"Com o dólar neste vai e vem, não estamos conseguindo ter preços formatados, sabemos que os preços irão subir, mas ainda não há como saber quanto (...) O setor de hipermercados, que trabalha com produtos de maior valor agregado, como eletrodomésticos, já deve estar sentido os efeitos da crise", afirma Honda.

 

No que diz respeito aos produtos natalinos, o presidente da Abras acredita que os atacadistas devem tomar alguma medida para não repassar de forma integral a variação no câmbio para o consumidor, a fim de não afetar muito o consumo.

 

"O setor atacadista realmente está muito preocupado porque, se fechar um câmbio com o dólar nesse volume, você não vai poder internar essa mercadoria que ela vai encalhar", disse, conforme publicado pela Agência Brasil.

 

Mudança de hábito

 

Desde o semestre passado, quando o mundo observou a constante alta dos alimentos, o consumidor vem mudando seus hábitos de consumo. Uma pesquisa, divulgada em agosto pela FGV (Fundação Getulio Vargas), mostrava que 80% dos brasileiros estavam diminuindo os gastos ou substituindo produtos e serviços, devido ao aumento da inflação.

 

Agora, com a economia mundial em crise, o consumidor já mostra estar menos confiante no futuro. O IEC (Índice de Expectativas do Consumidor), medido pela Fecomercio-SP (Federação do Comércio do Estado do São Paulo) já apresenta baixa de 1,5% em outubro, na comparação com o mês anterior.

 

Para o assessor econômico da entidade, Thiago Freitas, a queda deve se acentuar nos próximos meses, contaminando e interferindo na intenção de compras do consumidor.
"A partir de agora, a tendência do índice é de queda, especialmente, no início de 2009, quando os recuos serão mais acentuados. Até então, a crise estava somente no setor financeiro e agora passa a contaminar a economia real. Neste sentido, os setores de bens duráveis e serviços serão os mais atingidos", disse.

 

Veículo: Portal MSN

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

09/05/2025 10:10 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Pernambuco: colaboração entre o varejo e a indústria
30/04/2025 11:58 - AbrasMercado: preços da carne bovina encerram o trimestre em queda
30/04/2025 11:57 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,48% no primeiro trimestre do ano, aponta ABRAS
25/04/2025 14:36 - Indústria e varejo reforçam alianças para criar valor conjunto e superar desafios do setor
24/04/2025 15:07 - Lições dos grupos Koch e Pão de Açúcar sobre eficiência e excelência operacional
23/04/2025 15:02 - A voz do varejo alimentar que atravessa gerações
23/04/2025 14:59 - Índice de eficiência operacional atinge 98,11% em 2025
15/04/2025 15:07 - Painel Estratégia de Expansão traz ótimas discussões sobre o setor
22/04/2025 10:47 - SuperHiper chega aos 50 com fôlego para se reinventar
17/04/2025 10:44 - Conheça os vencedores do Prêmio RAMA e o balanço do programa
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s
15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo

Veja mais >>>