Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias ABRAS

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias ABRAS

17/09/2024 19:11 - O futuro dos supermercados começa hoje

Para Sidney Manzaro, da Alvarez & Marsal, setor precisa ser protagonista no uso de dados para agregar valor ao negócio

Como disse Philip Kotler em sua apresentação na ABRAS’24 food retail future, o varejo que ficar parado esperando o futuro chegar acabará ficando para trás. Para o sócio das indústrias de bens de consumo e varejo da Alvarez & Marsal Brasil, Sidney Manzaro, o futuro precisa começar hoje, com as informações que os supermercados já possuem dentro de casa.

“As informações que são proprietárias do varejo precisam ser trabalhadas pelo varejo de forma protagonista, em vez de sair do negócio e voltar de forma envelopada, agregando valor para outros”, provoca o executivo, um dos palestrantes da ABRAS’24 food retail future, que termina hoje em Campinas (SP). Nesse processo, é necessário trabalhar as informações existentes no negócio para transformar em valor, gerando lucratividade e relevância.

Para Manzaro, não se trata de uma revolução dentro do supermercado – e sim de fazer mais com o que se tem. “É preciso ter disciplina para dar um passo por vez, mesmo que passos pequenos. Tem que avançar e sair da inércia para criar reputação e diferenciação”, afirma.

Entre as oportunidades de ganho imediato estão, por exemplo, a redução das perdas operacionais, que hoje representam R$ 20 bilhões ao ano em oportunidades a serem capturadas. Outro exemplo é aumentar a eficiência das ações promocionais, que hoje significam R$ 86 bilhões em possíveis ganhos. “As melhorias de eficiência trazidas pela inteligência de dados mais que pagam os investimentos feitos”, justifica Manzaro.

Entretanto, esse processo de incorporar dados ao negócio para obter melhorias contínuas tem que ser feito de forma estudada, alinhada à estratégia do varejo. “Hoje conhecemos o consumidor de forma genérica, mas será que conhecemos os clientes em detalhes? Esse detalhamento é que abre novas fontes de receita e gera inovação para o negócio”, diz o executivo.

Entre possíveis novas fontes de receita estão negócios como os clubes de assinatura (R$ 1 bilhão ao ano), retail media (R$ 4 bilhões), marcas próprias (R$ 47 bilhões), foodservice (R$ 230 bilhões), saúde (R$ 400 bilhões) e entretenimento (R$ 33 bilhões). “São segmentos em que os supermercados poderiam entrar e ocupar espaço, a partir dos dados dos consumidores, com margens muito mais interessantes. Investir em conhecer o cliente permite avançar naquilo que é adjacente ao negócio e gera oportunidades”, completa.

Fonte: Redação SuperHiper.

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s
15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo
15/04/2025 09:11 - Preparação, foco e resiliência: os atributos dos “atletas do varejo”
14/04/2025 11:03 - Ranking ABRAS 2025 destaca supermercados como força motriz da economia nacional
14/04/2025 10:55 - Smart Market ABRAS 2025: o maior encontro da comunidade de alta performance do varejo alimentar brasileiro
09/04/2025 09:55 - Comercial Zaffari é a 2ª maior rede supermercadista do RS, segundo o Ranking AGAS 2024
14/04/2025 09:40 - É hoje! Ranking ABRAS 2025 apresenta as 30 maiores empresas supermercadistas do Brasil
11/04/2025 10:38 - Presidente da ABRAS, João Galassi, é homenageado pelo projeto “Ajuda Sul” em prol do RS
11/04/2025 09:33 - Smart Market ABRAS 2025: painel Performance Comercial abordará Pricing e Promoções
10/04/2025 08:46 - Smart Market ABRAS 2025: retail mídia e seleção estratégica de fornecedores serão temas do painel Trade Marketing
08/04/2025 12:25 - Paulo Muzy e Felipe Massa confirmam presença no Smart Market 2025
08/04/2025 09:40 - Smart Market ABRAS 2025: painel Pessoas e Cultura abordará produtividade

Veja mais >>>