Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias ABRAS

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias ABRAS

17/09/2024 19:11 - O futuro dos supermercados começa hoje

Para Sidney Manzaro, da Alvarez & Marsal, setor precisa ser protagonista no uso de dados para agregar valor ao negócio

Como disse Philip Kotler em sua apresentação na ABRAS’24 food retail future, o varejo que ficar parado esperando o futuro chegar acabará ficando para trás. Para o sócio das indústrias de bens de consumo e varejo da Alvarez & Marsal Brasil, Sidney Manzaro, o futuro precisa começar hoje, com as informações que os supermercados já possuem dentro de casa.

“As informações que são proprietárias do varejo precisam ser trabalhadas pelo varejo de forma protagonista, em vez de sair do negócio e voltar de forma envelopada, agregando valor para outros”, provoca o executivo, um dos palestrantes da ABRAS’24 food retail future, que termina hoje em Campinas (SP). Nesse processo, é necessário trabalhar as informações existentes no negócio para transformar em valor, gerando lucratividade e relevância.

Para Manzaro, não se trata de uma revolução dentro do supermercado – e sim de fazer mais com o que se tem. “É preciso ter disciplina para dar um passo por vez, mesmo que passos pequenos. Tem que avançar e sair da inércia para criar reputação e diferenciação”, afirma.

Entre as oportunidades de ganho imediato estão, por exemplo, a redução das perdas operacionais, que hoje representam R$ 20 bilhões ao ano em oportunidades a serem capturadas. Outro exemplo é aumentar a eficiência das ações promocionais, que hoje significam R$ 86 bilhões em possíveis ganhos. “As melhorias de eficiência trazidas pela inteligência de dados mais que pagam os investimentos feitos”, justifica Manzaro.

Entretanto, esse processo de incorporar dados ao negócio para obter melhorias contínuas tem que ser feito de forma estudada, alinhada à estratégia do varejo. “Hoje conhecemos o consumidor de forma genérica, mas será que conhecemos os clientes em detalhes? Esse detalhamento é que abre novas fontes de receita e gera inovação para o negócio”, diz o executivo.

Entre possíveis novas fontes de receita estão negócios como os clubes de assinatura (R$ 1 bilhão ao ano), retail media (R$ 4 bilhões), marcas próprias (R$ 47 bilhões), foodservice (R$ 230 bilhões), saúde (R$ 400 bilhões) e entretenimento (R$ 33 bilhões). “São segmentos em que os supermercados poderiam entrar e ocupar espaço, a partir dos dados dos consumidores, com margens muito mais interessantes. Investir em conhecer o cliente permite avançar naquilo que é adjacente ao negócio e gera oportunidades”, completa.

Fonte: Redação SuperHiper.

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

24/07/2025 12:19 - Abrasmercado: cesta de 35 produtos recua 0,43% em junho, após nove meses de alta
24/07/2025 12:14 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,63% no semestre, aponta ABRAS
26/06/2025 12:09 - Consumo nos Lares Brasileiros tem alta de 2,04% em maio, aponta ABRAS
26/06/2025 11:55 - AbrasMercado: arroz e feijão acumulam queda em 12 meses, mas cesta segue em alta em maio
13/06/2025 09:50 - Resíduos sólidos: de passivos a ativos das empresas
09/06/2025 14:47 - Presença confirmada do Vice-Presidente Geraldo Alckmin na abertura do FCNA ABRAS
06/06/2025 14:20 - Temas urgentes e estratégicos movimentam Brasília no 5º Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento
02/06/2025 10:53 - Brasília sedia a 5ª edição do Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento ABRAS em junho
29/05/2025 09:19 - AbrasMercado: preços da cesta de 35 produtos sobem 10,83% em 12 meses, com avanço de 0,82% em abril
29/05/2025 11:50 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 1,25% em abril, aponta ABRAS
27/05/2025 17:39 - Datafolha: 2 em cada 3 brasileiros querem a volta da venda de medicamentos sem receita em supermercados
30/04/2025 11:58 - AbrasMercado: preços da carne bovina encerram o trimestre em queda
30/04/2025 11:57 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,48% no primeiro trimestre do ano, aponta ABRAS
25/04/2025 14:36 - Indústria e varejo reforçam alianças para criar valor conjunto e superar desafios do setor
24/04/2025 15:07 - Lições dos grupos Koch e Pão de Açúcar sobre eficiência e excelência operacional

Veja mais >>>