Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias ABRAS

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias ABRAS

16/09/2024 13:14 - O que faz a diferença para o consumidor brasileiro?

Luciana Medeiros, da PwC, e Renato Meirelles, do Instituto Locomotiva, desvendam o consumo das classes CDE no Brasil

Um mercado que movimenta R$ 2,3 trilhões por ano e representa 76% da população brasileira, mas que, para muitos, continua sendo uma incógnita. Um público que não encontra semelhantes em países desenvolvidos e que tem características únicas. Como crescer tendo como foco os consumidores das classes CDE?

Falando para as principais lideranças dos supermercados brasileiros durante a ABRAS’24 food retail future, que acontece até amanhã em Campinas (SP), Luciana Medeiros, sócia da PwC Brasil, e Renato Meirelles, fundador do Instituto Locomotiva, apresentaram os resultados de um estudo que interpretou o que está por trás do comportamento de compra dos consumidores de baixa renda.

“Consumir, para as classes CDE, é muito mais que escolher produtos: 71% dos brasileiros de baixa renda se sentem realizados ao fazer compras. Ir ao supermercado empodera e traz inserção social”, analisa Renato Meirelles. É, porém, um consumidor que não tem acesso a crédito, mas que valoriza empresas que se dispõem a isso.

“Com menos acesso a crédito, os consumidores CDE deixam de comprar itens que gostariam. Até por essa limitação, utilizam muito o Pix como meio de pagamento e preferem comprar na loja física, depois de pesquisar online”, explica Luciana Medeiros.

Para esse público, sustentabilidade não é questão teórica, e sim parte do dia a dia. “O consumidor se identifica com as causas sociais que as empresas defendem e reflete isso em seu consumo, excluindo marcas que não atendem seus princípios e valores”, comenta Luciana. Para Renato Meirelles, isso faz com que o jogo se inverta. “Em condições iguais, o cliente prefere o produto sustentável. Se você não tem um produto sustentável, precisará cobrar menos para que ele aceite comprar”, diz.

Além disso, o processo de consumo também tem um componente de autoafirmação. “A conquista do carrinho de compra cheio é muito importante para as classes CDE. É uma população que sofreu, em algum momento da vida, preconceito por não poder comprar. Então a sensação de poder comprar o produto desejado é muito empoderador”, diz Luciana. Mas com um detalhe: o consumidor não pode errar, pois só tem aquele dinheiro para gastar.

“Isso faz com que o supermercado tenha a oportunidade de estabelecer uma relação de confiança com o cliente, seja pela seleção do sortimento, seja por levar mais informação no ponto de venda”, acrescenta a especialista.

Esses pontos contribuem para gerar fidelidade, mas um retorno financeiro palpável também é importante. “Ferramentas como o cashback, que oferece dinheiro em uma próxima compra, têm funcionado muito bem para o consumidor, pois oferece uma vantagem clara e cria um desejo de recompra”, recomenda Meirelles.

Para os especialistas, o crescimento das marcas e das redes supermercadistas nos próximos anos passa, necessariamente, por entender melhor as necessidades e desejos da população das classes CDE. “O Brasil vive um processo de mudança e possui uma realidade única no mundo. Entender esse consumidor depende muito mais de olhar para os dados dos clientes do que por importar tendências internacionais”, alerta Renato Meirelles.

“Não podemos deixar de ouvir essa população se quisermos desenvolver novos negócios”, diz Luciana Medeiros. “Avalie o cenário, estude seu cliente e desafie seu negócio a se reinventar para ter mais sucesso diante de consumidores que não podem errar em suas compras e também digitalizaram sua jornada de consumo”, completa.

Fonte: Redação SuperHiper.

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

24/07/2025 12:19 - Abrasmercado: cesta de 35 produtos recua 0,43% em junho, após nove meses de alta
24/07/2025 12:14 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,63% no semestre, aponta ABRAS
26/06/2025 12:09 - Consumo nos Lares Brasileiros tem alta de 2,04% em maio, aponta ABRAS
26/06/2025 11:55 - AbrasMercado: arroz e feijão acumulam queda em 12 meses, mas cesta segue em alta em maio
13/06/2025 09:50 - Resíduos sólidos: de passivos a ativos das empresas
09/06/2025 14:47 - Presença confirmada do Vice-Presidente Geraldo Alckmin na abertura do FCNA ABRAS
06/06/2025 14:20 - Temas urgentes e estratégicos movimentam Brasília no 5º Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento
02/06/2025 10:53 - Brasília sedia a 5ª edição do Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento ABRAS em junho
29/05/2025 09:19 - AbrasMercado: preços da cesta de 35 produtos sobem 10,83% em 12 meses, com avanço de 0,82% em abril
29/05/2025 11:50 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 1,25% em abril, aponta ABRAS
27/05/2025 17:39 - Datafolha: 2 em cada 3 brasileiros querem a volta da venda de medicamentos sem receita em supermercados
30/04/2025 11:58 - AbrasMercado: preços da carne bovina encerram o trimestre em queda
30/04/2025 11:57 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,48% no primeiro trimestre do ano, aponta ABRAS
25/04/2025 14:36 - Indústria e varejo reforçam alianças para criar valor conjunto e superar desafios do setor
24/04/2025 15:07 - Lições dos grupos Koch e Pão de Açúcar sobre eficiência e excelência operacional

Veja mais >>>