Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias ABRAS

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias ABRAS

21/09/2021 20:01 - Coopetição é somar habilidades com ganhos mútuos

 

 

Tempos atrás, vivenciar o termo era impensável, garantem os especialistas, fato que mudou radicalmente com a chegada mundial da pandemia. Especialistas em varejo falam sobre o poder deste conceito e o que é preciso para disseminar a sua cultura

 

A pandemia acelerou as expectativas dos clientes, que está diferente, mais informado e quer ser tratado individualmente. Frente a esse cenário, varejo e indústria precisam trabalhar o conceito de coopetição – a competição com a cooperação e o compartilhamento com confiança de ambas as partes.

 

O tema central da Convenção da ABRAS 2021 foi debatido no segundo e último dia do evento em Campinas. Participaram virtualmente os autores do livro “Co-opetition”, o americano Barry Nalebuff e o inglês Adam Bradenburger.

 

O mediador do debate, Roberto Tamaso, sócio da empresa McKinsey, retratou o cliente atual que deseja um nível de imediatismo que nunca se viu antes. “Hoje, as entregas são em uma hora, 30 minutos. O consumidor está mais diferente e sofisticado”.

 

Diante disso, claramente, são necessários novos elementos estruturais para atender o novo consumidor. Tamaso citou um elemento atual de coopetição que é o marketplace, cuja dimensão era impensável há alguns anos. E o ecossistema que favorece a isso nada mais é que a parceria, a associação, a aquisição.

 

Todos os especialistas do painel destacaram o compartilhamento de dados como fator que favorece à coopetição entre duas empresas no intuito de agregar valor e conhecendo melhor o shopper.  

 

O inglês Adam Bradenburger se diz feliz com a inclusão dos fornecedores no processo. “Somar habilidades para ganhos mútuos”. Em complemento, o professor americano, Barry Nalebuff, disse que nem sempre a cooperação precisa acontecer, mas citou um case de sucesso na Suécia, onde as empresas de cerveja se uniram para fazer a reciclagem das embalagens. A operação agrega valor e deixa o cliente feliz.

 

Já o vice-presidente de Desenvolvimento de Clientes da Unilever, Roberto Zuccollo, destacou que o sentido de coopetição se reflete nas marcas da multinacional e, na sequência, Júlio César Lohn, presidente executivo da Rede Brasil de Supermercados, ressaltou que um dos pilares da coopetição é o conhecimento e a confiança que se constrói ao longo do tempo entre as partes.

 

Quem também participou do painel foi o executivo da rede de compras Unigrupo, Vanderlei Martins, que destacou que há questões antagônicas para a disseminação da cultura da coopetição, como problemas tributários e a marca própria. Segundo Vanderlei Martins, a coopetição é um agregador de valor para se tornar mais competitivo com a garantia de um sucesso muito maior.

 

Redação SuperHiper

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

10/12/2025 11:41 - ABRAS promove jantar exclusivo durante a NRF 2026 em Nova York
27/11/2025 17:33 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 4,33% na comparação anual, aponta ABRAS
17/11/2025 15:54 - Se é pra por mais comida na mesa do trabalhador, tá valendo!
12/11/2025 13:47 - Atualização do PAT traz eficiência e beneficia consumidores e empresas
12/11/2025 09:43 - Cencosud alcança crescimento de 5,1% em sua receita no 3T25
10/11/2025 16:14 - ABRAS celebra o Dia dos Supermercados com jantar especial em SP
11/11/2025 16:06 - MAIS ALIMENTAÇÃO, MENOS INTERMEDIAÇÃO
28/10/2025 16:50 - Mulheres que Inspiram no Varejo: vote em sua candidata favorita!
31/10/2025 16:44 - 12 de novembro: ABRAS celebra a 3ª edição do Dia dos Supermercados com ações em todo o Brasil
27/10/2025 10:05 - Uma celebração que une setor e consumidores
23/10/2025 14:07 - Abrasmercado: preço da cesta volta ao patamar próximo ao registrado em dezembro/24
23/10/2025 11:19 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,79% na comparação anual, aponta ABRAS
21/10/2025 09:49 - Com o Programa RAMA, a ABRAS incentiva as boas práticas agrícolas em todo o país
20/10/2025 09:47 - Entre cautela e otimismo
24/09/2025 15:37 - O maior case de share of life do varejo alimentar

Veja mais >>>