Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias ABRAS

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias ABRAS

21/09/2021 20:01 - Coopetição é somar habilidades com ganhos mútuos

 

 

Tempos atrás, vivenciar o termo era impensável, garantem os especialistas, fato que mudou radicalmente com a chegada mundial da pandemia. Especialistas em varejo falam sobre o poder deste conceito e o que é preciso para disseminar a sua cultura

 

A pandemia acelerou as expectativas dos clientes, que está diferente, mais informado e quer ser tratado individualmente. Frente a esse cenário, varejo e indústria precisam trabalhar o conceito de coopetição – a competição com a cooperação e o compartilhamento com confiança de ambas as partes.

 

O tema central da Convenção da ABRAS 2021 foi debatido no segundo e último dia do evento em Campinas. Participaram virtualmente os autores do livro “Co-opetition”, o americano Barry Nalebuff e o inglês Adam Bradenburger.

 

O mediador do debate, Roberto Tamaso, sócio da empresa McKinsey, retratou o cliente atual que deseja um nível de imediatismo que nunca se viu antes. “Hoje, as entregas são em uma hora, 30 minutos. O consumidor está mais diferente e sofisticado”.

 

Diante disso, claramente, são necessários novos elementos estruturais para atender o novo consumidor. Tamaso citou um elemento atual de coopetição que é o marketplace, cuja dimensão era impensável há alguns anos. E o ecossistema que favorece a isso nada mais é que a parceria, a associação, a aquisição.

 

Todos os especialistas do painel destacaram o compartilhamento de dados como fator que favorece à coopetição entre duas empresas no intuito de agregar valor e conhecendo melhor o shopper.  

 

O inglês Adam Bradenburger se diz feliz com a inclusão dos fornecedores no processo. “Somar habilidades para ganhos mútuos”. Em complemento, o professor americano, Barry Nalebuff, disse que nem sempre a cooperação precisa acontecer, mas citou um case de sucesso na Suécia, onde as empresas de cerveja se uniram para fazer a reciclagem das embalagens. A operação agrega valor e deixa o cliente feliz.

 

Já o vice-presidente de Desenvolvimento de Clientes da Unilever, Roberto Zuccollo, destacou que o sentido de coopetição se reflete nas marcas da multinacional e, na sequência, Júlio César Lohn, presidente executivo da Rede Brasil de Supermercados, ressaltou que um dos pilares da coopetição é o conhecimento e a confiança que se constrói ao longo do tempo entre as partes.

 

Quem também participou do painel foi o executivo da rede de compras Unigrupo, Vanderlei Martins, que destacou que há questões antagônicas para a disseminação da cultura da coopetição, como problemas tributários e a marca própria. Segundo Vanderlei Martins, a coopetição é um agregador de valor para se tornar mais competitivo com a garantia de um sucesso muito maior.

 

Redação SuperHiper

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s
15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo
15/04/2025 09:11 - Preparação, foco e resiliência: os atributos dos “atletas do varejo”
14/04/2025 11:03 - Ranking ABRAS 2025 destaca supermercados como força motriz da economia nacional
14/04/2025 10:55 - Smart Market ABRAS 2025: o maior encontro da comunidade de alta performance do varejo alimentar brasileiro
09/04/2025 09:55 - Comercial Zaffari é a 2ª maior rede supermercadista do RS, segundo o Ranking AGAS 2024
14/04/2025 09:40 - É hoje! Ranking ABRAS 2025 apresenta as 30 maiores empresas supermercadistas do Brasil
11/04/2025 10:38 - Presidente da ABRAS, João Galassi, é homenageado pelo projeto “Ajuda Sul” em prol do RS
11/04/2025 09:33 - Smart Market ABRAS 2025: painel Performance Comercial abordará Pricing e Promoções
10/04/2025 08:46 - Smart Market ABRAS 2025: retail mídia e seleção estratégica de fornecedores serão temas do painel Trade Marketing
08/04/2025 12:25 - Paulo Muzy e Felipe Massa confirmam presença no Smart Market 2025
08/04/2025 09:40 - Smart Market ABRAS 2025: painel Pessoas e Cultura abordará produtividade

Veja mais >>>