Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 

Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Jurídico

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Jurídico

12/12/2019 17:07 - RS – Deputados aprovam novo Código do Meio Ambiente

 

Depois de ter a votação adiada por causa de uma decisão judicial, os deputados estaduais aprovaram na noite de ontem o projeto do governo que cria um novo Código Estadual do Meio Ambiente. Durante a discussão no plenário da Assembleia Legislativa, a base aliada apresentou um "emendão" de 18 páginas, que introduziu 75 alterações ao texto. O projeto original já previa 480 modificações no atual código.

 

A maioria dos deputados estaduais desconhecia a totalidade das mudanças promovidas pelo projeto e a emenda do governo. Em geral, conheciam apenas alguns pontos específicos, de interesse das suas bases eleitorais.

Como o código abrange vários subtemas relacionados ao meio ambiente - como a regulação da mineração, o cuidado dos recursos hídricos, as regras de ocupação do solo e o licenciamento para empreendimentos -, alguns parlamentares fizeram sugestões específicas, buscando atender sua base eleitoral em um determinado assunto.

 

Por isso, assim que o emendão foi protocolado, fizeram questão de ouvir a leitura em plenário, para ver se sua sugestão havia sido contemplada entre as 75 alterações ao texto.

Conforme o líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Frederico Antunes (PP), o governo recebeu apontamentos de deputados governistas, além de entidades ligadas à silvicultura, Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e outras entidades.

 

Um dos parlamentares que estava curioso para ver se o emendão havia absorvido suas recomendações era Elton Weber (PSB), cuja base eleitoral abrange os pequenos produtores rurais. Weber sugeriu ao governo que a silvicultura em áreas de até 40 hectares possa ser licenciada através da Licença por Adesão de Compromisso (LAC).

A LAC é um mecanismo criado pelo novo código, através do qual o empreendedor recebe a autorização para abrir um negócio em até 24 horas, mediante a apresentação de documentos e a assinatura de um termo em que se compromete em respeitar a legislação ambiental. Todo o procedimento é feito pela internet, sem que o órgão responsável - no caso, a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) - fiscalize o projeto e a implementação do empreendimento.

 

"Estou desde segunda-feira com uma cópia de parte do que já havia sido produzido (da emenda). Na noite de ontem (terça-feira), colocamos a parte que trata da simplificação (do licenciamento) para a silvicultura em até 40 hectares. Esperamos que seja incorporado pela emenda agora. Por isso, quero voltar ao plenário para ouvir a leitura", disse Weber.

Ele também apresentou "emendas para que os empreendimentos de pequeno e médio impacto sejam tratados de maneira diferente dos empreendimentos com grande impacto ambiental (no licenciamento)". "Precisamos de uma desburocratização", resumiu.

 

Os deputados da oposição, por outro lado, não tiveram acesso à prévia do emendão. Zé Nunes (PT) considerou "um desrespeito aos parlamentares apresentar uma emenda modificando mais de 70 artigos para analisarmos em poucas horas. Afinal, temos que ler a emenda, compará-la com o texto original, e compará-la com o atual código". "Não podemos votar a favor desse emendão. Não podemos corroborar esse tipo de processo", complementou.

 

Luciana Genro (PSOL) questionou: "Por que o governo insiste em atropelar o debate, impedindo que a sociedade se informe sobre o código? Porque esse projeto favorece os empreendimentos predatórios, que não respeitam à natureza. Estamos na contramão da tendência do planeta. Os países dão valor, cada vez mais, à causa ambiental".

 

Um dos poucos parlamentares da base aliada que se pronunciou foi Sebastião Melo (MDB). Apesar de dizer que votaria a favor da matéria, criticou a falta de debate em torno do projeto. "O emendão mostra que o projeto que o governo enviou não tinha pé nem cabeça. Poderia chamar esse emendão de substitutivo." E complementou: "Vou votar a favor da matéria, mas manifesto minha contrariedade ao processo como foi encaminhado. O governo poderia ter criado uma mesa de negociações, porque, quando se trata de meio ambiente, não tem partidos, tem o Rio Grande do Sul".

 

Depois da votação, o governador Eduardo Leite (PSDB) divulgou um vídeo ao lado do secretário estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura, Artur Lemos (PSDB), no qual agradeceu aos 37 deputados que votaram a favor - 11 parlamentares foram contra. "Sustentabilidade ambiental não significa deixar intocada a natureza, mas poder manejá-la com responsabilidade, para que as futuras gerações tenham condições de preservá-la, com desenvolvimento econômico sendo gerado, para que possa ter geração de emprego e riqueza, que é uma forma também de proteger a natureza", complementou o governador.

 

Marcus Meneghetti

Fonte: Jornal do Comércio RS – 12/12/2019.

 

 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

13/02/2026 11:10 - Empresas devem enviar dados do Relatório de Transparência Salarial até 28 de fevereiro
13/02/2026 11:10 - Disponibilização não autorizada de dados pessoais não sensíveis em cadastro positivo não gera dano moral presumido
13/02/2026 11:09 - TRT3 - Justiça do Trabalho reforça que terça-feira de Carnaval não é feriado nacional e que não é devido o pagamento em dobro pelo trabalho nesse dia
13/02/2026 11:09 - Com a decretação da falência, valor de ativos alienados na recuperação passa a integrar a massa falida
13/02/2026 11:08 - TST fará audiência pública sobre aumento de jornada em atividades insalubres
13/02/2026 11:08 - TRT-RJ publica edital com oportunidades de acordo em execuções trabalhistas
13/02/2026 11:07 - STJ - Tribunal não terá expediente na segunda e na terça-feira de Carnaval
13/02/2026 11:07 - Atendimento é suspenso nas unidades do TRT-2 durante o carnaval; expediente no Ed. Sede encerra-se mais cedo na sexta (13/2)
13/02/2026 11:06 - TRT3 - Expediente durante carnaval fica suspenso no TRT-MG
13/02/2026 11:06 - Quarta-feira de cinzas (18) é ponto facultativo até as 14h no TST
13/02/2026 10:55 - Confira o expediente do TRF1 durante o feriado de Carnaval
12/02/2026 13:57 - TST homologa convenção coletiva dos aeroviários que assegura adoção da escala 5x1
12/02/2026 13:56 - Tanque de diesel usado para abastecer gerador de emergência em compras não dá direito a adicional de periculosidade
12/02/2026 13:55 - Acordo com quitação geral impede a gestante de pedir indenização por estabilidade em nova ação
12/02/2026 13:55 - Ação repetida: Aplicada multa por litigância de má-fé ao trabalhador que ajuizou ação com pedidos repetidos e já apreciados em ação anterior

Veja mais >>>