Jurídico
21/08/2019 16:01 - Reformas estruturais e MP da Liberdade Econômica são destaques nos discursos da Expoagas
![]() |
|
Presidente da AGAS, Antônio Cesa Longo |
|
![]() |
|
Presidente da ABRAS, João Sanzovo Neto |
|
![]() |
|
Abertura oficial da feira de produtos e serviços da Expoagas
|
|
![]() |
|
Reunião de diretoria da ABRAS, na Expoagas |
|
|
Empresários da cadeia de abastecimento e políticos do Rio Grande do Sul se reuniram na manhã de terça-feira (20), na solenidade de abertura da 38ª edição da Convenção Gaúcha de Supermercados – Expoagas, no Centro de Eventos Fiergs, em Porto Alegre. As reformas estruturais e a MP 881, da Liberdade Econômica, foram os principais destaques dos discursos.
O presidente da AGAS, Antônio Cesa Longo, anfitrião do evento, abriu a cerimônia falando da força do setor supermercadista no estado e da expectativa da Expoagas 2019. “Esperamos que o evento proporcione mais conhecimento e, sobretudo, grandes negócios a toda cadeia de abastecimento, impulsionando o crescimento não apenas para os supermercados.”
Longo ressaltou ainda a importância da autorização da venda dos medicamentos isentos de prescrição médica (Mips) no setor, uma das principais demandas da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS). E falou que a retomada da economia será um processo lento e gradativo, mas que confia na equipe econômica do governo federal para fazer as reformas que o Brasil precisa, dentre elas a da Previdência, que ainda precisa passar pelo Senado, e a tributária, além da aprovação final da MP 881. “As sementes que hoje precisam ser plantadas darão resultados somente a médio prazo. Precisamos de liberdade econômica e oportunidades para todos”.
O presidente da ABRAS, João Sanzovo Neto, participou da cerimônia e, em seu pronunciamento, também ressaltou a necessidade da aprovação da MP da Liberdade Econômica e da reforma da Previdência no Senado. “Demos um grande passo com a aprovação da MP 881 na Câmara, que irá remover obstáculos burocráticos à iniciativa empresarial e simplificar procedimentos para captação de recursos no mercado. E graças ao trabalho e à dedicação de diversos parlamentares e empresários, também já avançamos no processo de aprovação da reforma da Previdência, uma das nossas principais alternativas para destravar a economia e evoluir na construção de uma país mais competitivo e empreendedor, precisamos permanecer unidos, buscando apoio da população e dos parlamentares para finalizarmos essas aprovações o mais breve possível.”
Sanzovo destacou ainda que, nos próximos meses, a ABRAS estará empenhada em debater a reforma tributária com as associações estaduais, para elaborar, em conjunto, uma proposta que atenda às necessidades do setor supermercadista. “A complexidade do sistema tributário brasileiro é um dos principais fatores de redução da produtividade do país. Precisamos de uma reforma que auxilie quem quer empreender e gerar emprego e renda, que diminua a carga de tributos, que promova a segurança jurídica e simplifique as operações.”
O secretário estadual da Fazenda, Marco Aurélio Cardoso, que representou o governador do Estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, falou em seu discurso da necessidade de ajuste fiscal para o desenvolvimento econômico. “A arrecadação tem que vir mais do desenvolvimento da economia e menos dos custos, assim, o Estado colabora para o crescimento do país", afirma.
No evento, foi oficializada a parceria entre a AGAS e a Secretaria Estadual da Fazenda com a finalidade de estabelecer um regime de parceria entre o segmento supermercadista e seus fornecedores para ajustes na classificação fiscal de produtos.
Também participaram da cerimônia o deputado federal Jerônimo Goergen (PP-RS) e o deputado estadual Ernani Pollo (PP-RS), e o secretário municipal de desenvolvimento econômico da Prefeitura de Porto Alegre, Edurdo Cidade, que representou o prefeito, Nelson Marchezan Júnior.
Supermercadista Honorário
Durante a solenidade de abertura da Expoagas, o deputado federal Jerônimo Goergen (PP-RS) foi homenageado pelo presidente da AGAS, Antônio Cesa Longo, com o título de supermercadista honorário pela relatoria na MP 881 – Liberdade Econômica.
Em seu discurso, Goergen ressaltou a dificuldade que os empresários encontram para empreender no Brasil, por precisarem lidar com burocracias e alta carga tributária, além do desemprego e falta de renda. E defendeu a venda de Mips pelo setor, retirada da MP da Liberdade Econômica, para ser mais bem debatida pelos setores envolvidos. "Temos muito para avançar nesse projeto dos Mips, e iremos discutir com os supermercados e as farmácias para fazermos uma lei que seja justa para todos."
Palestra Magna
Após a solenidade, a jornalista Glória Maria fez a palestra magna com o tema “É preciso se reinventar”. Com exemplos próprios de superação, Glória falou da necessidade de inovação das empresas, e de enxergar os desafios como uma oportunidade de crescimento e evolução. “O importante é não se acomodar, não focar no problema. Se continuamos na zona de conforto nunca iremos evoluir, reinvenção é ter vontade de viver e melhorar. As ideias preconcebidas só limitam o nosso caminho, é preciso se abrir para o novo.”
A Expoagas acontece até quinta-feira, 22/8. O evento traz uma ampla programação com palestras e oficinas, além de feira de negócios que reúne este ano 372 expositores (Clique aqui e veja mais).
Reunião ABRAS
A diretoria da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) se reuniu na tarde de terça-feira (21), durante a Expoagas, para discutir a MP 881, da Liberdade Econômica, reforma tributária, entre outros temas relacionados ao setor supermercadista.
O presidente da ABRAS, João Sanzovo Neto, conduziu a reunião, que contou com os vice-presidentes, membros do Conselho Consultivo, além dos presidentes e executivos da associações estaduais.
Natália Lima, de Porto Alegre

Veja mais >>>
05/05/2025 12:55 - STJ valida distribuição de dividendos com base em dias de trabalho05/05/2025 12:54 - Segunda Seção confirma que vendedor pode responder por obrigações do imóvel posteriores à posse do comprador
05/05/2025 12:54 - TRT-15 suspende ação rescisória que considerou tempo de espera parte integrante de jornada de trabalho de motorista
05/05/2025 12:53 - Direito de resolução contratual é extinto se a cobrança prescreve, decide STJ
05/05/2025 12:53 - TJSC nega ação de inconstitucionalidade e valida feriado do aniversário de Tubarão
05/05/2025 12:52 - Golpistas usam nome do Fórum de Criciúma para enviar intimações falsas
05/05/2025 12:52 - Comissão aprova projeto que permite demissão indenizada em caso de sofrimento psicológico
05/05/2025 12:51 - Estão suspensas sessões ordinárias de julgamento de Turmas Ordinárias, Extraordinárias e da Câmara Superior da semana de 5 a 9 de maio de 2025
05/05/2025 12:51 - Portal do TRT-RJ ficará indisponível no dia 6/5 (terça-feira), das 17h às 18h
05/05/2025 12:50 - Presidente do TRT-RS recebe livro sobre impactos das apostas on-line nas relações de trabalho
02/05/2025 13:05 - Anvisa volta a interditar pasta dental da Colgate
02/05/2025 12:57 - Redução da jornada de trabalho será debatida na CDH
02/05/2025 12:56 - Nova tabela do IR entra em vigor; veja o que muda
02/05/2025 12:55 - TJ de São Paulo anula inclusão do ISS em sua própria base de cálculo
02/05/2025 12:55 - STF mantém atualização de correção de condenações definitivas contra a Fazenda