Jurídico
31/03/2015 15:34 - Ranking ABRAS/Superhiper 2015 mostra os grandes números do setor e as maiores empresas
O setor supermercadista brasileiro registrou faturamento R$ 294,9 bilhões em 2014, um crescimento real de 1,8% na comparação com 2013, de acordo a 38º edição da Pesquisa Ranking ABRAS/SuperHiper 2015, elaborada pelo Departamento de Economia e Pesquisa da Associação Brasileira de Supermercados em parceria com a empresa de pesquisas Nielsen, divulgado hoje em coletiva de imprensa na sede da ABRAS, em São Paulo. O resultado registrado em 2014 pelo setor representa 5,3% do PIB (baseado na nova metodologia de cálculo do governo).
“O Ranking ABRAS mostra a importância do setor para a economia do País, para o mercado de consumo, e para a sociedade, como grandes empregadores e como maiores distribuidores de alimentos, bebidas e produtos de limpeza, higiene e beleza. Nós continuamos acreditando que o Brasil deve fortalecer o seu consumo interno, que é o melhor caminho contra qualquer tipo de crise. Refrear o consumo, é refrear o Brasil”, afirma Fernando Yamada, presidente da ABRAS.
A pesquisa destaca ainda que o setor fechou 2014 com 83,6 mil lojas, e mais de 1,765 milhões de funcionários diretos.
Já o faturamento das 20 maiores empresas do Ranking ABRAS evoluiu 10%, e passou de R$ 172,1 bilhões registrados em 2013, para R$ 189,4 bilhões.
As cinco empresas primeiras colocadas no Ranking ABRAS/SuperHiper são: Companhia Brasileira de Distribuição, com faturamento de R$ 72,3 bilhões e crescimento de 12,3%; Carrefour, com faturamento de R$ 37,9 bilhões e crescimento de 11,5%; Walmart, faturamento de R$ 29,6 bilhões e crescimento de 4,1%. O Cencosud registrou em 2014 faturamento de R$ 9,7 bilhões, e foi o único entre as cinco maiores que apresentou leve diminuição no crescimento -0,2%, mas se mantém na 4ª posição. Na 5ª colocação, ficou a Companhia Zaffari com faturamento de R$ 4,2 bilhões e crescimento de 12%. (Veja abaixo a tabela das 20 Maiores do Ranking).
A pesquisa completa do Ranking ABRAS/SuperHiper 2015, com todos os dados sobre a evolução dos supermercados no Brasil, será publicada na edição de abril da revista SuperHiper, publicação oficial da ABRAS.
Redação Portal ABRAS

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