Jurídico
18/09/2014 15:11 - John Mackey fala da importância do capitalismo consciente na 48ª Convenção ABRAS
*Giseli Cabrini
Alinhar o propósito do seu negócio de forma a gerar valor para todos os stakeholders envolvidos: clientes, colaboradores, parceiros, investidores e até meio ambiente. Essa é uma das principais premissas do conceito capitalismo consciente, uma nova visão dos executivos voltada à criação de uma cultura empresarial diferenciada, mas lucrativa. E que tem como principal defensor e disseminador o fundador e co-CEO da Whole Foods, John Mackey.
Durante sua palestra, realizada no final da manhã desta quinta-feira, 18 de setembro, na 48ª Convenção ABRAS 2014, Mackey foi enfático em relação às contribuições que o capitalismo trouxe para o desenvolvimento e evolução da sociedade. No entanto, o executivo defendeu a necessidade imediata de mudança na visão que os intelectuais criaram de que o capitalismo é o vilão da sociedade no sentido de apenas privilegiar o lucro a qualquer custo.
Segundo o executivo, a versão consciente desse modelo econômico nada mais é do que agregar a ele propósito no sentido de agregar valor para todos os envolvidos em um negócio. Dessa forma os quatro princípios básicos desse conceito são: propósito maior, integração dos interessados, cultura e liderança consciente. “A diferença que você e seu negócio fazem no mundo representam a razão de ser da sua empresa e não o lucro.”
Mackey também destacou que as empresas que seguem o conceito de capitalismo consciente são as mais lucrativas e as mais queridas tanto do ponto de vista de seus colaboradores quanto de seus clientes. Ele também chamou a atenção para a importância de que o líder atual deve ter uma postura servil de forma a estar disposto a colaborar sempre e, dessa forma, gerar confiança e não medo nas pessoas, inspirando-as no seu desenvolvimento pleno e incentivando-as a serem mais felizes e criativas.
Sobre o sucesso da Whole Foods, que atua há 36 anos no mercado de autosserviço norte-americano e é um grande case de sucesso, o executivo disse que os principais trunfos da rede são ter colaboradores felizes e oferecer uma experiência de compra diferenciada para seus clientes.
Convenção ABRAS 2014
Data: de 16 a 18 de setembro
Local: Bourbon Convention & Spa Resort – Atibaia –SP (Rodovia Fernão Dias, s/nº, km 37,5 - Atibaia - SP) www.abras.com.br
*Giseli Cabrini, especial para a revista SuperHiper, publicação da ABRAS

Veja mais >>>
17/06/2025 11:37 - Novo módulo de relatórios gerenciais do eSocial já está disponível17/06/2025 11:36 - Câmara aprova pedido de urgência para projeto que suspende aumento do IOF
17/06/2025 11:36 - Deputados aprovam urgência para projeto que altera a tabela do Imposto de Renda
17/06/2025 11:35 - STJ – Tribunal não terá expediente nos dias 19 e 20 de junho
17/06/2025 11:35 - TRF1 não terá expediente nos dias 19 e 20 de junho
16/06/2025 12:03 - STF confirma não incidência do ISS sobre industrialização por encomenda
16/06/2025 12:03 - Juiz reconhece direito de incluir IPI não recuperável na base de cálculo de PIS e Cofins
16/06/2025 12:01 - Gilmar propõe veto a cobrança retroativa de contribuição de não sindicalizados
16/06/2025 12:00 - Bancos passam a oferecer Pix Automático a partir desta segunda (16)
13/06/2025 12:04 - TST recebe manifestações sobre limites da atuação de sindicato como substituto processual
13/06/2025 12:03 - Pleno admite IRDR sobre Reforma Trabalhista e cancela Orientação Jurisprudencial n. 23 das Turmas do TRT-MG
13/06/2025 12:03 - STJ - Não cabe ao Judiciário mudar correção monetária aprovada em recuperação judicial
13/06/2025 12:02 - PORTARIA MTE Nº 1.039, DE 11 DE JUNHO DE 2025
13/06/2025 12:00 - Criada a Seção Especializada em Uniformização de Jurisprudência (Seuj) no TRT-RJ
12/06/2025 12:06 - Governo publica conjunto de medidas alternativas ao IOF; veja mudanças