Jurídico
18/09/2014 15:11 - John Mackey fala da importância do capitalismo consciente na 48ª Convenção ABRAS
*Giseli Cabrini
Alinhar o propósito do seu negócio de forma a gerar valor para todos os stakeholders envolvidos: clientes, colaboradores, parceiros, investidores e até meio ambiente. Essa é uma das principais premissas do conceito capitalismo consciente, uma nova visão dos executivos voltada à criação de uma cultura empresarial diferenciada, mas lucrativa. E que tem como principal defensor e disseminador o fundador e co-CEO da Whole Foods, John Mackey.
Durante sua palestra, realizada no final da manhã desta quinta-feira, 18 de setembro, na 48ª Convenção ABRAS 2014, Mackey foi enfático em relação às contribuições que o capitalismo trouxe para o desenvolvimento e evolução da sociedade. No entanto, o executivo defendeu a necessidade imediata de mudança na visão que os intelectuais criaram de que o capitalismo é o vilão da sociedade no sentido de apenas privilegiar o lucro a qualquer custo.
Segundo o executivo, a versão consciente desse modelo econômico nada mais é do que agregar a ele propósito no sentido de agregar valor para todos os envolvidos em um negócio. Dessa forma os quatro princípios básicos desse conceito são: propósito maior, integração dos interessados, cultura e liderança consciente. “A diferença que você e seu negócio fazem no mundo representam a razão de ser da sua empresa e não o lucro.”
Mackey também destacou que as empresas que seguem o conceito de capitalismo consciente são as mais lucrativas e as mais queridas tanto do ponto de vista de seus colaboradores quanto de seus clientes. Ele também chamou a atenção para a importância de que o líder atual deve ter uma postura servil de forma a estar disposto a colaborar sempre e, dessa forma, gerar confiança e não medo nas pessoas, inspirando-as no seu desenvolvimento pleno e incentivando-as a serem mais felizes e criativas.
Sobre o sucesso da Whole Foods, que atua há 36 anos no mercado de autosserviço norte-americano e é um grande case de sucesso, o executivo disse que os principais trunfos da rede são ter colaboradores felizes e oferecer uma experiência de compra diferenciada para seus clientes.
Convenção ABRAS 2014
Data: de 16 a 18 de setembro
Local: Bourbon Convention & Spa Resort – Atibaia –SP (Rodovia Fernão Dias, s/nº, km 37,5 - Atibaia - SP) www.abras.com.br
*Giseli Cabrini, especial para a revista SuperHiper, publicação da ABRAS
Veja mais >>>
10/11/2025 13:45 - Comissão debate impactos da escala 6x1 no setor do comércio10/11/2025 13:45 - Receita ignora jurisprudência e tenta tributar crédito presumido de ICMS
10/11/2025 13:43 - Negado adicional de periculosidade ao caminhoneiro que acompanhava abastecimento de caminhão-betoneira
10/11/2025 13:43 - Reforma do Código Civil: entenda o que está em debate e fuja das fake news
07/11/2025 14:14 - Juiz ordena envio de débitos à PGFN para viabilizar transação tributária
07/11/2025 14:13 - Banco consegue validar dispensa de empregado com transtornos psiquiátricos
07/11/2025 14:13 - Se há cláusula arbitral, Judiciário não deve interferir no mérito da disputa
07/11/2025 14:12 - STF reconhece omissão do Congresso na criação do Imposto sobre Grandes Fortunas
07/11/2025 14:11 - TRF 2ª Região – STI: Manutenção programada de sistemas de TI – dias 8 e 9 de novembro
06/11/2025 14:04 - Estudo do TCU mostra que, em janeiro, 27% do dinheiro do Bolsa Família foi gasto em apostas
06/11/2025 14:03 - Anvisa determina recolhimento de pratos plásticos da marca Guzzini
06/11/2025 14:03 - Proibidos suplementos alimentares e energéticos com ozônio
06/11/2025 14:02 - Isenção de IR para quem ganha até R$ 5 mil segue para sanção
06/11/2025 14:02 - Demonstrativo Consolidado do Imposto de Renda Retido na Fonte está disponível no Portal de Serviços da Receita Federal
06/11/2025 14:01 - TJSC lança aplicativo que reúne principais serviços do Judiciário catarinense

