Jurídico
13/12/2012 16:58 - Respeito ao consumidor: conheça as empresas campeãs
Estudo foi elaborado pela Shopper Experience em parceria com a revista Consumidor Moderno
As empresas aos poucos começam a descobrir que o consumidor satisfeito é o caminho mais curto e certeiro para o sucesso. E para identificar os cases das empresas que mais respeitam seus clientes, uma pesquisa foi realizada com 3.893 consumidores, que listaram as 48 empresas que mais respeitam seus consumidores.
O estudo foi elaborado pela Shopper Experience em parceria com a revista Consumidor Moderno, as pesquisadas foram empresas que trabalham com varejo em grandes cidades como São Paulo, Campinas, São José dos Campos, Ribeirão Preto, entre outras.
Para Roberto Meir, especialista internacional em relações de consumo e publisher da revista Consumidor Moderno, as organizações que crescem e inovam entendem que a razão para sua existência é o cliente. "Essas empresas sabem que precisam ter uma relação de transparência com ele. Respeito é um ciclo que se renova quando empresa e consumidor se identificam, principalmente em épocas de crise e restrições em âmbito mundial. Há uma série de exemplos no mercado para provar que respeito ao consumidor é algo factível. Muitas dessas companhias estão no ranking da pesquisa divulgada agora", comenta.
Em entrevista ao InfoMoney, Stella Kochen Susskind, coordenadora da pesquisa, avaliou que três diferenciais foram decisivos no desempenho das empresas: qualidade dos produtos anunciados, (33% da preferência), qualidade no atendimento (21%) e transparência na relação com o consumidor, ou seja, entregar o que promete, com 18% dos votos.
A pesquisa identificou que o consumidor brasileiro, hoje, ao analisar os produtos, tem como principais "drivers de consumo" a agilidade no atendimento, qualidade, correção na data de validade, garantia e condições de embalagens.
Em relação ao relacionamento, os itens de maior importância são: imagem, preços, promoções e ofertas, respeito ao Código de Defesa do Consumidor, qualificação do atendente/vendedor, mecanismos de troca de mercadoria, entrega eficiente, assistência técnica, e estrutura física das lojas.
"Foi uma evolução em relação aos outros anos", ressalta Stella, afirmando que foi a primeira edição da pesquisa feita 100% online.
Conheça as 10 empresas vencedoras:
1º Nestlé - 3,41%
2º Walmart - 2,63%
3º Natura - 2,56%
4º Visa - 2,37%
5º Americanas - 2,63%
6º Sky - 2,11%
7º Zaffari - 1,86%
8º GVT - 1,81%
9º Petrobras - 1,76%
10º Apple - 1,66%
Autor: Paula Furlan
Fonte: Revista Consumidor Moderno / Consumidor RS (12.12.12)

Veja mais >>>
25/07/2025 14:04 - LEI Nº 15.179, DE 24 DE JULHO DE 202525/07/2025 14:03 - Mantida justa causa de açougueira que pesava carnes caras com códigos de carnes baratas para favorecer conhecidos em Uberlândia
25/07/2025 14:02 - Financeiras poderão exercer atividade de fintech de crédito
25/07/2025 13:49 - Confira os feriados de agosto que suspendem atendimento na 2ª Região
24/07/2025 14:13 - Carf cancela multa por falta de homologação de dívida
24/07/2025 14:13 - Justiça confirma justa causa de frentista que bebeu durante expediente
24/07/2025 14:12 - Cancelada Súmula n. 66 do TRT-MG
24/07/2025 14:11 - TRT-RJ amplia uso do Domicílio Judicial Eletrônico para intimações pessoais e atualiza prazos de manifestação
24/07/2025 14:10 - CNJ comunica vazamento de dados de 11 milhões de chaves Pix
23/07/2025 12:30 - MP de compensação do IOF é prorrogada até outubro
23/07/2025 12:30 - Anvisa promove diálogo setorial virtual sobre RDC 843/2024
23/07/2025 12:29 - Anvisa proíbe cosméticos da marca Hemp Vegan
23/07/2025 12:28 - STF valida perda extrajudicial de bens em caso de não pagamento de dívidas
23/07/2025 12:27 - Descumprimento de funções por uso de celular motiva justa causa
23/07/2025 12:26 - TJ-SP lança Diário Eletrônico da Justiça do Estado de São Paulo