Jurídico
11/12/2012 09:19 - Sites de compras são obrigados a mudar SACs
Aumento no número de reclamações faz Procon pressionar por reformulação no atendimento aos consumidores
Empresas criam novas táticas e ampliam canais de comunicação; reclamações tiveram alta de 248% neste ano
Os portais de compras coletivas estão reformulando o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) e reestruturando processos internos depois de serem pressionados pelo Procon-SP (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor), em razão da alta no número de reclamações.
Segundo o órgão, nos primeiros oito meses de 2012, foram registradas 1.840 queixas contra os cinco maiores sites de compras coletivas -Groupon, Clickon, Peixe Urbano, Privalia e Clube do Desconto-, ante 528 queixas no mesmo período de 2011, um crescimento de 248%.
Como parte dessa resposta dos portais, o Peixe Urbano, por exemplo, passou a oferecer atendimento 24 horas aos consumidores por telefone e chat on-line, canais lançados recentemente pela empresa.
"Todas as informações e sugestões que chegam ao time de relacionamento com usuários são analisadas e compartilhadas", afirma Bruno Raposo, diretor de operações do portal.
O aumento das queixas no início do ano se deve ao amadurecimento do setor, afirmaMiguel Queimado, CEO do Groupon Brasil. "Faz parte do processo de crescimento enfrentar adversidades."
Para superar essas "adversidades", a empresa contratou funcionários para o SAC e implantou ferramentas para administrar a relação com os clientes, como controle de reclamações em redes sociais.
Diante das queixas, Clickon passou a treinar e avaliar o estoque e o atendimento dos fornecedores de produtos e serviços. "Acabamos com aproximadamente 2.000 parcerias", contabiliza Tiago Camargo, diretor jurídico do ClickOn.
Em nota, a Privalia afirma que recentemente fez "investimentos na operação logística, no aumento de centros de distribuição, na qualificação de operadores logísticos e no quadro de empregados."
"Com a divulgação do total de reclamações, a tendência é que as queixas diminuam", prevê Paulo Arthur Góes, diretor-executivo do Procon-SP.
Procurada por e-mail, único canal disponível, a Clube do Desconto não respondeu.
PATRÍCIA BASILIO COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Fonte: Folha.com.br (11.12.12)

Veja mais >>>
25/07/2025 14:04 - LEI Nº 15.179, DE 24 DE JULHO DE 202525/07/2025 14:03 - Mantida justa causa de açougueira que pesava carnes caras com códigos de carnes baratas para favorecer conhecidos em Uberlândia
25/07/2025 14:02 - Financeiras poderão exercer atividade de fintech de crédito
25/07/2025 13:49 - Confira os feriados de agosto que suspendem atendimento na 2ª Região
24/07/2025 14:13 - Carf cancela multa por falta de homologação de dívida
24/07/2025 14:13 - Justiça confirma justa causa de frentista que bebeu durante expediente
24/07/2025 14:12 - Cancelada Súmula n. 66 do TRT-MG
24/07/2025 14:11 - TRT-RJ amplia uso do Domicílio Judicial Eletrônico para intimações pessoais e atualiza prazos de manifestação
24/07/2025 14:10 - CNJ comunica vazamento de dados de 11 milhões de chaves Pix
23/07/2025 12:30 - MP de compensação do IOF é prorrogada até outubro
23/07/2025 12:30 - Anvisa promove diálogo setorial virtual sobre RDC 843/2024
23/07/2025 12:29 - Anvisa proíbe cosméticos da marca Hemp Vegan
23/07/2025 12:28 - STF valida perda extrajudicial de bens em caso de não pagamento de dívidas
23/07/2025 12:27 - Descumprimento de funções por uso de celular motiva justa causa
23/07/2025 12:26 - TJ-SP lança Diário Eletrônico da Justiça do Estado de São Paulo