Seguindo a programação, o presidente da SBVC e sócio-diretor da BTR Consultoria, Eduardo Terra, iniciou a sua palestra mencionando que o grande assunto da última NRF foi a Inteligência Artificial, que norteou fortemente o evento, frisou a sua importância e o quão recente ainda ela é. “80% dos expositores falaram sobre inteligência artificial, e este é o segundo ano desta tecnologia. Lembrando que, no ano passado, estávamos há um mês de ChatGPT lançado, mas parece que tem uma década”, salientou Terra.
Além dessa tecnologia, comentou-se muito no evento sobre inflação, retail media, robôs, ESG e liderança. E mais, o Terra fez questão de pontuar o aprendizado que ele absorveu destes tempos em que visitou o evento estadunidense: “Nem tudo que passa pela NRF chega no varejo brasileiro, mas tudo que chegou no varejo brasileiro passou pela NRF”.
Logo na sequência, o fundador da Varese Retail, Alberto Serrentino, iniciou a sua palestra de forma brilhante e sinalizando ao público presente que o conteúdo está mudando a forma do consumidor comprar.
A China é um país que vem ditando estas tendências e regras, um fenômeno que vem acontecendo há pouco menos de dois anos. “Não é mais uma demanda racional, uma busca por necessidade que te faz comprar em uma loja, mas sim um estímulo que gera compra, e conteúdo é este estímulo. Conteúdo gera venda”, analisou Serrentino.
“Tik Tok não é apenas uma plataforma de dancinhas, é uma plataforma que vai virar um grande centro de compras”, comentou o fundador da Varese Retail.
As lojas físicas na China estão sendo usadas como espaço para criar live commerce, streamig, e, naquele País, eles estão levando os influenciadores e criadores para dentro deste espaço para gerar conteúdo e, consequentemente, venda. O que está acontecendo é uma convergência entre conteúdo, entretenimento, mídia e varejo.
“O varejo precisará fazer esta virada de chave cultural e organizacional, que é a verdadeira transformação que os negócios estão passando, e sair de uma atividade orientada a produtos e operações para ser orientada a dados e clientes. É preciso entender que para manter o negócio saudável é necessário atrair, reter, engajar e capturar valor dos clientes, em dimensão superior àquilo que custa trazê-los e mantê-los. É isso que vai dar a sustentabilidade ao negócio”, completou Alberto Serrentino.
Na sequência e como parte da programação da NRF’24, a primeira-dama da ABRAS, Virginia Galassi, recebeu das mãos do CEO da Cêpera, Decio Costa Filho, uma doação de R$ 77 mil para os Amigos do Bem, que foi entregue ao diretor institucional da entidade, Alceu Caldeira.O valor doado refere-se aos 77 anos de existência da empresa. “A relação de confiança da Cepêra com a ABRAS é um fator que valorizamos muito”, declarou Virginia.
Responsável por um trabalho único de educação, geração de trabalho e renda, entre outras atuações no sertão do nordeste brasileiro, o Amigos do Bem tem com a ABRAS um importante parceiro no desenvolvimento de suas atividades.
Virginia Galassi reforçou a importância da parceria entre os empresários supermercadistas e os Amigos do Bem, oferecendo os produtos da entidade em suas lojas. “As sacolas do Amigos do Bem geram renda para as famílias do sertão brasileiro. E a disponibilidade desse item nas lojas faz toda diferença”, comentou a primeira-dama da ABRAS.
Finalizando as apresentações, a advogada, empreendedora e Diretora Executiva da NL, especialista em tecnologia para o varejo, Grasiela Tesser, expôs outro tema bastante discutido na última edição da NRF, a Economia da Atenção. Entender esta nova forma de “moeda” é importante para entender o negócio em fazer sucesso.
Ao término do evento, tivemos um painel composto pelos líderes do setor varejista, com o presidente da ABRAS, João Galassi, o CEO da DM, Denis Correa, Presidente da Associação Goiana de Supermercados (AGOS), Sirlei Couto, o Presidente da SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, Eduardo Terra e o fundador da Varese Retail, Alberto Serrentino, fechando esse grande dia, que foi uma oportunidade única para adquirir insights valiosos, estabelecer parcerias estratégicas e de sucesso no varejo brasileiro.