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26/08/2009 11:44 - Semana do Peixe: a campanha vai ressaltar os benefícios do consumo de pescado e o preparo

O plano “Mais Pesca e Aqüicultura” prevê a construção de 20 terminais pesqueiros e 120 CIPARs até 2011.

 

O Ministério da Pesca e Aqüicultura (MPA) lança no dia 1º de setembro a Semana do Peixe 2009 que tem como objetivo incentivar o consumo de pescado em todo o país, com foco na alimentação saudável. A Campanha conta com apoio do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Entre as entidades parceiras está a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL) que coordenarão as ações de promoção de pescados e festivais gastronômicos organizadas por seus afiliados.

 

Serão distribuídos dois milhões de folhetos aos consumidores em todo o país contendo informações sobre os benefícios à saúde que o consumo de pescado proporciona, além de dicas sobre como verificar a qualidade do produto na hora da compra, como limpar o pescado e diversas receitas. Serão distribuídos ainda 70 mil cartazes para serem afixados em bares, restaurantes e supermercados participantes da campanha.

 

No ano passado, a Semana do Peixe, esteve presente em mais de 70 redes de supermercados do país envolvendo cerca de 1.500 lojas participantes. No período do evento, a venda de pescados nesses estabelecimentos cresceu em média 60% com relação ao mês anterior, superando todas as expectativas de resultados. Alguns supermercados regionais chegaram a super 300% em crescimento.

 

Dicas de compra - A Campanha tem entre seus objetivos mostrar os benefícios à saúde do consumo de peixe, além de prestar informações aos consumidores sobre o que observar na hora da compra. O pescado fresco, por exemplo, deve ser úmido, firme e sem manchas estranhas na pele, no caso dos peixes e moluscos, ou na carapaça, no caso dos crustáceos. Os olhos devem estar brilhantes e salientes. As brânquias devem estar úmidas, brilhantes e com cor entre o rosa e o vermelho intenso. Os crustáceos devem ter a cor própria da espécie e não apresentar cor alaranjada ou negra na carapaça. Os mariscos só podem ser vendidos vivos e os polvos e lulas devem estar com a carne consistente e elástica.

 

A conservação será outro ponto em destaque para os consumidores. Após o descongelamento, os pescados só podem ser congelados novamente se cozidos e preparados. No congelamento caseiro, os peixes devem ser mantidos inteiros, mas sem as vísceras. Camarões e lagostas devem ser congelados sem cabeça. Nunca se deve congelar espécies diferentes num mesmo recipiente. Ao manusear o pescado, o vendedor deve utilizar luvas descartáveis e a higiene do local de venda deve ser observada como um todo. Os peixes são alimentos extremamente perecíveis e por isso é necessário tomar muito cuidado com seu manuseio.

 

Promoções nos supermercados- Desde 2003 participando da Campanha, a Abras também contribui na organização das ações nos estados através de suas associações regionais, que mobilizam diretamente os supermercados. Tradicionalmente, fornecedores e supermercadistas entram em acordo durante a Semana do Peixe e realizam promoções de pescado.

 

Consumo deve ser de 12kg/ano - A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que o consumo de pescado para cada pessoa seja de 12 Kg/ano. No Brasil, no entanto, essa medida está por volta de 7 Kg/ano. O plano “Mais Pesca e Aqüicultura”, do Ministério da Pesca e Aquicultura, traçou como meta chegar a 2011 com um consumo médio de 9 Kg/ano por habitante. Com uma costa marítima em torno de 8,5 mil Km, além de vários reservatórios propícios para o cultivo em cativeiro, o Brasil tem um enorme potencial para desenvolver sua produção de pescado que nos próximos quatro anos deverá aumentar em cerca de 40%.

 

Estruturação da cadeia produtiva - Em vários estados, durante a Semana do Peixe, pescadores e aqüicultores comercializam suas produções diretamente com os consumidores finais. A aproximação dos pescadores e aqüicultores com os consumidores é uma das metas do Ministério da Pesca e Aqüicultura que está implantando no país Terminais Pesqueiros Públicos (TPP) e Centros de Integração da Pesca Artesanal (CIPAR). Essa infra-estrutura vai permitir que os pescadores, tanto artesanais quanto da pesca oceânica, tenham local apropriado para desembarcar o pescado com todas as condições necessárias de higiene no manuseio e conservação do produto. O plano “Mais Pesca e Aqüicultura” prevê a construção de 20 terminais pesqueiros e 120 CIPARs até 2011.

 

Veículo: Revista Fator Brasil

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