Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Carnes / Peixes

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Carnes / Peixes

06/05/2009 11:51 - Campanha tenta recuperar imagem da carne suína

Depois de convencer o governo a alterar oficialmente a nomenclatura da "gripe suína" para gripe A (H1N1), os criadores de suínos começam na próxima semana uma campanha de reparação dos danos provocados pela nova doença à imagem do produto.

 

Os suinocultores decidiram aproveitar a segunda fase do Programa Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura para criar uma "janela de oportunidade" de estímulo ao consumo da carne. "É uma punição tecnicamente injusta, cientificamente incorreta e de grande repercussão para o país", diz o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Rubens Valentini. A meta é levar R$ 1 bilhão em investimentos diretos às granjas e elevar o plantel em 200 mil matrizes.

 

Criada para aumentar em dois quilos o consumo da carne per capita até 2011, a campanha tentará usar a "exposição espontânea" do produto, mesmo associado à gripe, para modificar a percepção do consumidor. "É uma janela de oportunidade. Vamos sofrer, vai ser duro, mas temos uma plataforma que pode mudar a imagem", afirma o diretor de Comunicação e Marketing da ABCS, Fernando Barros. "Há 300 empresas que atendem a 70 mil produtores. Podemos unir a cadeia e criar um clima de esforço de sobrevivência".

 

O consumo per capita poderia passar dos atuais 13 quilos para 15 quilos, ainda longe dos 45 quilos da Europa. A campanha geraria 12 mil novos empregos diretos.

 

O consumo de carne suína vinha crescendo com o aumento da renda nas classes de menor poder aquisitivo. Quarto maior produtor e exportador mundial, o Brasil vende carne suína para 73 países. "Temos uma produção-modelo. Não se entra em granja nenhuma sem ter cuidados especiais", diz Barros. "Mas temos que virar a percepção associada à criação da pocilga, dos restos de comida. E só tem um jeito: uma grande campanha de imagem", afirma.

 

Nos EUA, os criadores mantêm um fundo de US$ 47 milhões anuais para essas campanhas na mídia. "De 1985 para cá, dobraram as vendas". Barros lembra do efeito negativo da "gripe aviária" sobre as vendas de frango. O quilo do frango, cujo preço recebido pelo produtor chegava a R$ 1,60, chegou a ser vendido a R$ 1 ao consumidor.

 

A segunda fase da campanha "Um novo olhar sobre a carne suína" começa em parceria com a cooperativa gaúcha Cosuel, de Encantado (RS). Serão pesquisados nichos de mercado e identificados os critérios de uso do consumidor. No radar, estão as empresas que detêm a maior parte do mercado de 9,5 milhões de refeições coletivas em grandes empresas e a criação de porções industriais congeladas para bares, restaurantes e churrascarias.

 

Na primeira fase da campanha, em parceria com grandes redes de supermercado, a ABCS conseguiu elevar as vendas de carne suína no varejo. As vendas brutas na rede capixaba Perin, por exemplo, cresceram 239% em relação ao mesmo mês do ano anterior. No Compre Bem e no Carrefour, em São Paulo, foram 170%. "E não envolvemos ofertas nem reduções de preços. Fizemos apenas com degustações dentro dos supermercados", diz Barros. Segundo ele, uma pesquisa nacional identificou, em 2004, que 49% dos consumidores preferiam a carne suína, mas não compravam por preconceito, preço, formato, conveniência ou associação com obesidade. Mas a ABCS quer usar a crise para "fazer do limão uma limonada".
 
 

Veículo: Valor Econômico
  

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

18/08/2023 11:21 - Consumo de pescado cresce 65% no Brasil desde 2004
02/06/2023 10:38 - Os maiores fornecedores de pescados reunidos em um único local
11/05/2023 16:57 - Amplie a variedade de peixaria no seu supermercado
10/03/2023 10:57 - O autêntico Noruega – sabor premium único e alto rendimento
12/12/2022 11:31 - Produção de proteína animal cresce no 3º trimestre
23/11/2022 11:33 - Bacalhau da Noruega, a melhor receita para o fim de ano
17/10/2022 11:15 - Consumo aquecido de tilápia agrega valor aos mercados nacional e internacional
03/10/2022 17:00 - Um oceano de produtos para o seu supermercado
12/09/2022 11:39 - América Latina tem feira de negócios focada no setor do pescado
09/09/2022 12:00 - Bacalhau da Noruega, uma opção saudável para uma alimentação equilibrada
01/09/2022 12:20 - Semana do Pescado incentiva temporada de consumo no segundo semestre
22/08/2022 16:28 - Confirmada para setembro a 19ª Semana do Pescado
10/08/2022 11:46 - Bacalhau da Noruega – saúde e sabor em um alimento 100% natural
27/06/2022 10:15 - Por que você deve aumentar os estoques de carne de porco na sua loja?
20/06/2022 11:29 - Vem aí o plant-based em pó

Veja mais >>>