Carnes / Peixes
04/03/2015 12:36 - Friboi reforça aposta em carne pronta para consumo
Produtos já estão presentes em quase todos os estados, mas a distribuição será intensificada e a produção vai acompanhar esse ritmo de expansão
A Friboi, marca do Grupo JBS, quer reforçar sua aposta no segmento de carnes prontas para consumo. A estratégia é ampliar o canal de distribuição da linha Todo Dia para alavancar as vendas dos produtos lançados no ano passado. De acordo com a coordenadora de marketing da JBS Carnes, Juliana Demetri, os produtos já estão presentes em quase todos os estados brasileiros, mas este ano a distribuição será intensificada e a produção vai acompanhar esse ritmo de expansão. Ela conta que o investimento é parte da estratégia da JBS Mercosul de elevar o valor agregado dos produtos por meio da oferta de itens para mercados segmentados.
Os produtos não competem com outras linhas produzidas pela companhia, como as carnes cruas congeladas e as refeições prontas. A linha também se destaca pela falta de similares nas concorrentes, o que garante uma maior vantagem competitiva para a fabricante, avalia a coordenadora de planejamento e desenvolvimento da JBS Carnes, Karina Carneiro. "Nós encontramos algo parecido na Europa, por exemplo, mas lá a carne bovina é cara, então acaba tendo uma participação maior de aves", afirma ela.
Juliana Demetri conta que os produtos da linha têm como principal apelo a praticidade, já que o produto é cozido e temperado, sendo necessário apenas aquecer antes do consumo.
Mercado
Dados da consultoria Euromonitor apontam que as vendas do segmento de carne vermelha congelada somaram R$ 753,3 milhões em 2013. A expectativa é que até 2019 esse mercado alcance R$ 1 bilhão, um crescimento de mais de 30%. No segmento de refeições prontas o aumento das vendas será ainda maior, passando de R$ 1,32 bilhão para R$ 2,97 bilhões no mesmo período.
"As pessoas estão procurando cada vez mais alimentos prontos para consumo, uma tendência que já está consolidada em outros países, mas que por aqui é nova", detalha Karina Carneiro.
Juliana revela ainda que público-alvo da nova linha é formado por consumidores com idade entre 20 e 45 anos. Segundo ela, os preços dos produtos da linha Todo Dia são em média de 30% a 40% maiores na comparação com as versões in natura, que a Friboi também comercializa.
Karina disse que a Friboi não tem a pretensão de oferecer um produto como o feito pelo consumidor com a carne in natura, mas sim uma opção mais prática, sem perder a qualidade. A nova linha da Friboi é feita à base de carne bovina cozida ou grelhada pronta para o consumo. O produto, oferecido nas versões congelada e resfriada, já contém molho, e fica pronto entre cinco e oito minutos no micro-ondas, forno ou fogão.
Food service
Karina conta ainda que, além da venda no varejo, os produtos Todo Dia serão comercializados para empresas de food service (alimentação fora do lar) como base para a composição dos produtos finais.
"A carne pronta no formato de cubos e os hambúrgueres, para citar apenas dois exemplos, podem ser usados na composição de pratos em restaurantes e lanchonetes", explica a coordenadora.
A Friboi ainda não consolidou os números relacionados a quantidade produzida para a linha Todo Dia, mas garante que a receptividade dos 12 produtos que compõem a linha tem sido positiva. A prova disso é que faltou produto na prateleira de alguns supermercados, de acordo com Juliana Demetri.
"Mas isso foi pontual, temos capacidade produtiva e estamos prontos para ampliar a produção na medida em que a demanda cresça", garante a executiva de marketing.
Veículo: DCI
Veja mais >>>
18/08/2023 11:21 - Consumo de pescado cresce 65% no Brasil desde 200402/06/2023 10:38 - Os maiores fornecedores de pescados reunidos em um único local
11/05/2023 16:57 - Amplie a variedade de peixaria no seu supermercado
10/03/2023 10:57 - O autêntico Noruega – sabor premium único e alto rendimento
12/12/2022 11:31 - Produção de proteína animal cresce no 3º trimestre
23/11/2022 11:33 - Bacalhau da Noruega, a melhor receita para o fim de ano
17/10/2022 11:15 - Consumo aquecido de tilápia agrega valor aos mercados nacional e internacional
03/10/2022 17:00 - Um oceano de produtos para o seu supermercado
12/09/2022 11:39 - América Latina tem feira de negócios focada no setor do pescado
09/09/2022 12:00 - Bacalhau da Noruega, uma opção saudável para uma alimentação equilibrada
01/09/2022 12:20 - Semana do Pescado incentiva temporada de consumo no segundo semestre
22/08/2022 16:28 - Confirmada para setembro a 19ª Semana do Pescado
10/08/2022 11:46 - Bacalhau da Noruega – saúde e sabor em um alimento 100% natural
27/06/2022 10:15 - Por que você deve aumentar os estoques de carne de porco na sua loja?
20/06/2022 11:29 - Vem aí o plant-based em pó