Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Carnes / Peixes

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Carnes / Peixes

03/11/2014 11:28 - BRF abre ciclo de expansão e já avalia 'aquisições inteligentes'

Passado um necessário período de ajustes, a BRF está pronta para inaugurar um novo ciclo de crescimento, nos mercados doméstico e internacional. Essa foi a principal mensagem transmitida pelos principais executivos da companhia em encontro com analistas realizado na manhã da última sexta-feira na capital de São Paulo.

 

 



Animado pelos resultados obtidos no terceiro trimestre deste ano, o empresário Abilio Diniz, presidente do conselho de administração da empresa, afirmou que o cenário é "extremamente positivo" para a BRF. Segundo ele, o crescimento previsto não será apenas orgânico. Vai se dar também com "aquisições inteligentes", principalmente no exterior.

Embalada por demandas firmes dentro e fora do país e forte redução de custos, derivada da queda dos preços de grãos como milho e soja, a BRF encerrou o intervalo entre julho e setembro deste ano com lucro líquido de R$ 624 milhões, 117,5% maior que no mesmo período de 2013. O Ebitda da companhia cresceu 61,3% na comparação, para R$ 1,2 bilhão, a margem Ebitda subiu de 9,9% para 15,2% e a receita operacional líquida cresceu 5,3%, para quase R$ 8 bilhões. "Somos a empresa mais sólida do setor", disse Claudio Galeazzi, CEO global da BRF.

Sexta-feira talvez tenha sido o último encontro de Galeazzi com jornalistas e analistas de mercado como CEO Global da BRF. No cargo desde o segundo trimestre de 2013, Galeazzi deixará o cargo no fim do ano. A partir de 5 de janeiro de 2015, o comando executivo da BRF passará às mãos de Pedro Faria.

Um dos sócios da gestora de recursos Tarpon, que detém pouco mais de 10% do capital da BRF, Faria atualmente é o CEO internacional da companhia. Segundo ele, a empresa "está muito forte, muito robusta", vive seu "melhor momento" e vai continuar investindo para manter um patamar de rentabilidade "diferenciado e crescente".

Conforme Galeazzi, boa parte dos investimentos será destinada à modernização e à automação das unidades de produção existentes. Mas, com a alavancagem em queda, a BRF não esconde que suas ambições vão muito além disso.

Além de "aquisições inteligentes" no exterior, como realçou Abilio, Pedro Faria deixou aberta a possibilidade de compras também no mercado doméstico. Em algumas áreas, ele reconhece que a empresa tem pouco espaço para crescer por já contar com participações de mercado expressivas, mas em outras, como frango in natura, Faria disse que podem surgir oportunidades. "Temos apenas 6% de 'market share' nesse segmento", afirma. Mas a prioridade de Faria, neste momento, é formar seu "time" e estabelecer bases sólidas para que essas oportunidades não sejam desperdiçadas em tempos de alavancagem em queda e geração contínua de caixa.

Faria assumirá o novo cargo credenciado, de acordo com Abilio, por um "excelente trabalho no mercado internacional", onde a empresa "estava muito desarrumada". A "arrumação" levou ao fechamento de escritórios e demissões, segundo ele, mas obteve bons resultados.

Animado com o resultado das eleições no Brasil, Abilio considera que, apesar das turbulências que ganharam força nos últimos meses, os fundamentos da economia continuam "sólidos" e, projeta que a demanda doméstica continuará firme. Para o empresário, "2015 será melhor que 2014".

A companhia também tem grande expectativa em relação ao potencial de crescimento de suas operações no Oriente Médio. Em agosto, a BRF fechou acordo para adquirir 75% da área de distribuição de alimentos congelados da Alyasra, do Kuwait, por US$ 160 milhões, negócio que deve ser concluído neste trimestre, disse o diretor financeiro da companhia, Augusto Ribeiro Junior, após reunião com analistas no Rio. E, no dia 26 de novembro, vai inaugurar a fábrica de processados que está construindo em Abu Dhabi, a maior do gênero na região.

Segundo Ribeiro, o foco da expansão internacional do grupo são os mercados emergentes, devido ao potencial de crescimento do consumo desses países, com destaque para China. O diretor explicou que a ênfase dada ao Oriente Médio neste primeiro momento se deve ao fato de a região já conhecer a marca "Sadia" há 40 anos. Além de Emirados Árabes e Kuwait, ele também citou Omã e Arábia Saudita, como países de interesse para a companhia.



Veículo: Valor Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

18/08/2023 11:21 - Consumo de pescado cresce 65% no Brasil desde 2004
02/06/2023 10:38 - Os maiores fornecedores de pescados reunidos em um único local
11/05/2023 16:57 - Amplie a variedade de peixaria no seu supermercado
10/03/2023 10:57 - O autêntico Noruega – sabor premium único e alto rendimento
12/12/2022 11:31 - Produção de proteína animal cresce no 3º trimestre
23/11/2022 11:33 - Bacalhau da Noruega, a melhor receita para o fim de ano
17/10/2022 11:15 - Consumo aquecido de tilápia agrega valor aos mercados nacional e internacional
03/10/2022 17:00 - Um oceano de produtos para o seu supermercado
12/09/2022 11:39 - América Latina tem feira de negócios focada no setor do pescado
09/09/2022 12:00 - Bacalhau da Noruega, uma opção saudável para uma alimentação equilibrada
01/09/2022 12:20 - Semana do Pescado incentiva temporada de consumo no segundo semestre
22/08/2022 16:28 - Confirmada para setembro a 19ª Semana do Pescado
10/08/2022 11:46 - Bacalhau da Noruega – saúde e sabor em um alimento 100% natural
27/06/2022 10:15 - Por que você deve aumentar os estoques de carne de porco na sua loja?
20/06/2022 11:29 - Vem aí o plant-based em pó

Veja mais >>>