Carnes / Peixes
03/07/2014 12:03 - Tyson oficializa acordo de US$ 7,7 bi que sela compra da Hillshire Brands
A Hillshire Brands Co. assinou oficialmente o acordo de US$ 7,7 bilhões que sela sua aquisição pela Tyson Foods, encerrando uma longa batalha de ofertas num momento em que várias empresas do setor de alimentos procuram melhorar sua posição nas prateleiras dos supermercados.
O acordo vai colocar as linguiças Jimmy Dean, as salsichas Ball Park e outros produtos à base de carne da Hillshire sob o mesmo teto que a Tyson, a maior processadora de carne dos Estados Unidos, em vendas. A operação foi aprovada pelos conselhos de administração das duas companhias e deve ser concluída até 27 de setembro próximo, o último dia do ano fiscal da Tyson.
A operação ocorre dois dias após a Pinnacle Foods Inc. - fabricante de molhos para saladas - ter encerrado oficialmente seu acordo de fusão com a Hillshire, abrindo caminho para a Tyson concretizar sua aquisição. A Tyson pagará uma taxa de quebra de contrato de US$ 163 milhões para à Pinnacle em nome da Hillshire, informaram as empresas.
Poucas semanas depois de a Pinnacle e a Hillshire terem concordado em se juntar, em maio, a Hillshire se tornou objeto de uma guerra de ofertas entre a Tyson e a Pilgrim's Pride Corp., subsidiária da brasileira JBS SA.
A Tyson acabou saindo vitoriosa na batalha. Sua oferta de US$ 63 por ação colocou um prêmio de 70% sobre o valor de mercado da Hillshire antes da disputa de ofertas começar. O negócio total, incluindo as dívidas que a Tyson vai assumir, foi avaliado em US$ 8,55 bilhões. Antes da primeira oferta, a cotação da ação da Hillshire estava em US$ 37.
Para ganhar o leilão pela Hillshire, no início de junho, a Tyson acabou oferecendo quase US$ 1 bilhão a mais que o necessário para superar a oferta da Pilgrim's, em função do caráter secreto das ofertas. A oferta da Pilgrim's ficou em US$ 55, o que sugere que a Tyson poderia ter levado a Hillshire com uma oferta de apenas US$ 57,50, já que, pelas regras estabelecidas pela Hillshire, qualquer nova proposta deveria exceder a anterior em pelo menos US$ 2,50 por ação.
A disputa pela Hillshire, um pingue-pongue de quatro ofertas feitas durante quatro semanas pelas duas rivais, foi o sinal mais recente do aquecimento do mercado de fusões e aquisições, no qual alguns vendedores estão mostrando mais poder que nos últimos anos, quando esse tipo de negócio estava em baixa. A Pilgrim's Pride deflagrou o processo com uma oferta de US$ 45 por ação.
A compra da Hillshire significa para a Tyson, que é sediada em Springdale, no Estado de Arkansas, um passo importante no seu plano de longo prazo de consolidar sua presença no setor de marcas de produtos industrializados de carne. Esses produtos de marca geralmente proporcionam uma margem de lucro maior que a carne vendida pela Tyson a restaurantes e açougues, que representa uma grande parte da receita da empresa.
A Tyson é a maior processadora de carne de aves dos Estados Unidos e uma das maiores nos setores de carne bovina e suína. "A aquisição da Hillshire vai acelerar nossa estratégia de crescimento", disse o diretor-presidente da Tyson, Donnie Smith, numa teleconferência com analistas em 29 de maio, quando a empresa fez sua oferta inicial.
O acordo com a Hillshire deve ser o passo mais transformador dado por Smith em seus quatro anos e meio à frente da Tyson. Nesse período, a cotação das ações da empresa mais que triplicou, ultrapassando as altas da Média Industrial Dow Jones e do índice S&P 500. As unidades de carne de frango da Tyson se beneficiaram da migração do consumidor das carnes mais caras, como bovina e suína, para as de frango, mais baratas.
A marca Jimmy Dean, da Hillshire, domina as vendas na categoria de linguiças típicas do café da manhã dos americanos, com cerca de 31% do mercado, segundo dados da IRI. A marca Ball Park lidera as vendas de salsichas. "Ninguém tem a força das marcas [da Hillshire] nas muitas categorias de carne", disse Smith na teleconferência.
John Baumgartner, analista da Wells Fargo Securities, disse recentemente em entrevista ao The Wall Street Journal que a "Tyson poderia, hipoteticamente, construir suas próprias marcas organicamente, mas isso levaria um longo período de tempo".
Segundo analistas, para ganhar uma participação de mercado significativa no mercado de carnes empacotadas, a Hillshire era a melhor opção. Enquanto isso, o principal executivo da Pilgrim's Pride, a subsidiária da JBS, indicou que a companhia permanece interessada em aquisições para expandir suas operações de processamento de carne de frango e de comidas prontas.
Já a Pinnacle sugeriu, no início desta semana, que está numa posição confortável para continuar como uma companhia independente e que usará os recursos da taxa de quebra de contrato para reduzir sua dívida.
Veículo: Valor Econômico
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