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25/09/2013 10:44 - Pecuária à moda do consumidor

Dizer que é o consumidor quem dita o ritmo de produção e quem determina qual produto deve chegar às prateleiras dos supermercados não é grande novidade. Mas essa poderosa ferramenta de gestão, já absorvida e utilizada em muitos setores da produção, é um dever de casa que ainda precisa ser feito quando se trata de pecuária de corte.

Sim, o criador tem de começar sua produção do consumidor para a porteira, e não o contrário. Quem afirma isso são especialistas brasileiros e estrangeiros reunidos na Capital para a 8ª Jornada do Núcleo de Estudos em Sistemas de Produção de Bovinos de Corte e Cadeia Produtiva (Nespro) da UFRGS.

– O bom produtor, que tem gestão, inovação, está tentando olhar para o que o consumidor quer. Porque, a partir daí, se busca a técnica mais adequada para chegar ao resultado desejado – afirma o médico veterinário Silvio Menegassi.

Luís Kluwe Aguiar, especialista em política de alimentação, com atuação na Royal Agriculture University e prestes a estrear na Harper Adams University, duas instituições tidas como referências em agronegócio da Grã-Bretanha, faz uma projeção da pecuária em 2020. Sob a visão do consumidor.

Cinco grandes temas deverão chamar a atenção das pessoas, das indústrias e do governo neste cenário futuro: produção de alimentos saudáveis, sustentabilidade, preço, desperdício e conveniência.

– O consumidor na Europa e nos Estados Unidos não tem tempo para sentar e comer em um restaurante. Nas grandes cidades, com seus engarrafamentos, o carro, por exemplo, virou um novo ambiente de consumo – observa Aguiar.

Como consequência desses diferentes aspectos que influenciam o mercado da carne, o produtor vai precisar estar mais bem preparado. Ou seja, terá de buscar qualificação técnica, ser muito mais profissional. Apenas paixão e tradição, em um negócio que passa de pai para filho – realidade de muitas propriedades gaúchas –, não será mais suficiente.




Veículo: Zero Hora - RS

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