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25/03/2013 11:05 - Marco Aurélio Prometti, gerente geral do CD de Pescados do GPA, fala das estratégias de Páscoa da rede



Marcoauréliogpa
Marco Aurélio Prometti, gerente geral do CD do Grupo Pão de Açúcar
Em entrevista exclusiva, o gerente geral do CD de Pescados do Grupo Pão de Açúcar, Marco Aurélio Prometti, detalha a dinâmica de trabalho na Páscoa da rede e informa a estratégia utilizada para suportar o aumento da demanda.


1. Quantos Centros de Distribuição de Pescados o GPA tem espalhados pelo Brasil? E quantos tipos de peixes passam por eles?


No GPA temos dois Centros de Distribuição de Pescados, um localizado em São Paulo e outro no Rio de Janeiro. Os peixes chegam aos PDVs de outras regiões por meio de veículos dedicados que abastecem nossas lojas. O consumo de peixes está crescendo 
no Brasil. Para se ter uma ideia somente em 2012, comercializamos 12,3 mil toneladas de pescados e, segundo a Foodand Agriculture Organization (FAO), entre 2003 e 2009, o consumo de peixes por habitante no País cresceu de seis quilos por ano para nove quilos. Hoje, em média, cada habitante consome 12 quilos de pescados por ano. O Estado campeão em consumo é São Paulo, com 11 mil toneladas. O GPA está preparado para atender a essa crescente demanda. Atualmente, oferecemos aos nossos clientes ampla variedade, são 140 tipos de peixes, sendo que o mais consumido é o salmão, seguido por filet de Saint Piter.


2.Como funciona a logística de distribuição de pescados? Qual é o segredo para que cheguem fresquinhos aos PDVs?


O ciclo de funcionamento mais frequente é o seguinte: o produto é descarregado no Sul do Brasil durante a tarde, viaja durante e noite, e é recebido no Centro de Distribuição na parte da manhã. Temos alguns processos internos de conferência, armazenamento e expedição dentro dos padrões exigidos pelo Serviço de Inspeção Federal (SIF). Além deste processo, temos a área da Garantia da Qualidade, que realiza vistoria na qualidade do produto e monitora todos os processos de distribuição, garantindo que o produto seja enviado para a loja com a mesma qualidade com a qual foi recebido. O maior segredo para que os peixes cheguem frescos ao PDV é a velocidade desta operação. O produto chega à loja em menos de 24h após a descarga no porto.


3. Quais são os maiores desafios em períodos de aumento de demanda, como a Páscoa? Quais são as estratégias adotadas para enfrentá-los?


Natal e Páscoa são períodos em que tradicionalmente temos aumento de demanda para pescados. São períodos em que temos que lidar com desafios importantes para garantir o abastecimento das lojas. Obter o sincronismo entre os processos de recepção e distribuição, por exemplo, é muito complexo. Outro ponto de atenção é a gestão de equipamentos neste período. Para realizar esse processo nesses períodos de aumento de demanda, seguimos algumas estratégias diferenciadas, como o aumento da capacidade produtiva instalada do CD em 100% para, assim, conseguir absorver a demanda projetada sem onerar o orçamento. Então, contratamos mão de obra temporária e operamos em três turnos para suportar o volume. Fazemos também um incremento na frota para garantir o abastecimento das lojas. A gestão de equipamento é um ponto focal para o sucesso desta operação. Então, realizamos ações dedicadas junto às lojas para retirada de equipamentos sem comprometer o processo de abastecimento. Criamos um canal direto junto às lojas, identificando possíveis retenções de veículos e equipamentos. Por fim, garantimos também o recebimento dos importados (peixes congelados) em tempo hábil para distribuição.


4. Quais são as novidades desse ano? Quais produtos devem vender mais?

Para a Páscoa, disponibilizamos 2,6 mil toneladas de bacalhau para as lojas do Extra e do Pão de Açúcar. O Grupo é o maior importador de bacalhau do Varejo. Mas focamos também em cortes especiais, como lombos, filés e tequitos, além do salmão e dos peixes nacionais, como pacu, pintado, tilápia. O pirarucu fresco, que pode ser encontrado em filés e cortes especiais, também tem grande demanda. Extra e Pão de Açúcar esperam aumentar a venda de pescados em 10% nessa Páscoa em comparação ao mesmo período de 2012. Já o Assaí, rede de atacado autosserviço do GPA, espera um aumento de 20% na categoria.



Fonte: Assessoria de Comunicação do Grupo Pão de Açúcar

 

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