Carnes / Peixes
22/08/2012 11:11 - Frigorífico Minerva já projeta o 'Natal da carne bovina'
O preço da carne bovina pode subir "de maneira expressiva" no último trimestre, segundo o frigorífico Minerva. Durante encontro anual da empresa com jornalistas, ontem em Barretos (SP), o analista de pesquisa de mercado Fabiano Tito Rosa explicou que o produto ficou relativamente barato em relação a outras proteínas (frangos e suínos) - que enfrentam crescente pressão de custo devido à alta dos grãos - e que, por isso, tem espaço para subir sem perder competitividade. "A relação entre o preço da carne bovina e o das outras proteínas é a menor desde o fim de 2009, o que cria um cenário muito positivo para um período em que já há uma tendência sazonal de preços mais altos", afirmou ele.
O analista não revelou qual é o aumento esperado pela empresa, mas indicou que será "superior à elevação esperada para o boi gordo", o que deve significar margens operacionais mais altas no terceiro e quarto trimestres. Segundo Tito Rosa, o preço da carne bovina brasileira está, em média, 20% abaixo do valor praticado pelos principais concorrentes do país no mercado externo. Ele lembrou que o movimento reflete o ciclo favorável da pecuária brasileira, caracterizado por maior oferta de animais para abate e preços mais baixos para o boi gordo. Em 2012, previu, o Brasil deverá abater cerca de 40 milhões de cabeças de gado, terceiro maior número da história e o maior desde 2007. No ano, o preço do boi gordo acumula queda de 7%.
O CEO do Minerva, Fernando Galletti, afirmou que o país terá pela frente o "Natal da carne bovina", referindo-se à expectativa de aumento do consumo da proteína em relação às concorrentes. Para o executivo, o cenário atual comprova que a empresa "acertou na decisão de concentrar sua operação em bovinos" e que "o tempo mostrou que a diversificação de proteínas não dilui, mas aumenta os riscos". Mesmo assim, reiterou que a empresa não pretende fazer novos investimentos em aumento de capacidade. "Nosso Capex para 2012 e 2013 deve ficar entre R$ 90 milhões e R$ 100 milhões, basicamente um valor de manutenção".
O Minerva também quer ampliar a fatia da distribuição de alimentos em sua receita. Galletti disse que o faturamento com a distribuição de produtos como peixes, vegetais e processados de outras marcas cresceu 70% e respondeu por 30% das receitas no mercado interno em 2011. A empresa quer elevar a fatia e, para tal, reforçará a relação com pontos de venda e reformulou sua marca, que passa a ser "Minerva Foods".
Veículo: Valor Econômico
Veja mais >>>
18/08/2023 11:21 - Consumo de pescado cresce 65% no Brasil desde 200402/06/2023 10:38 - Os maiores fornecedores de pescados reunidos em um único local
11/05/2023 16:57 - Amplie a variedade de peixaria no seu supermercado
10/03/2023 10:57 - O autêntico Noruega – sabor premium único e alto rendimento
12/12/2022 11:31 - Produção de proteína animal cresce no 3º trimestre
23/11/2022 11:33 - Bacalhau da Noruega, a melhor receita para o fim de ano
17/10/2022 11:15 - Consumo aquecido de tilápia agrega valor aos mercados nacional e internacional
03/10/2022 17:00 - Um oceano de produtos para o seu supermercado
12/09/2022 11:39 - América Latina tem feira de negócios focada no setor do pescado
09/09/2022 12:00 - Bacalhau da Noruega, uma opção saudável para uma alimentação equilibrada
01/09/2022 12:20 - Semana do Pescado incentiva temporada de consumo no segundo semestre
22/08/2022 16:28 - Confirmada para setembro a 19ª Semana do Pescado
10/08/2022 11:46 - Bacalhau da Noruega – saúde e sabor em um alimento 100% natural
27/06/2022 10:15 - Por que você deve aumentar os estoques de carne de porco na sua loja?
20/06/2022 11:29 - Vem aí o plant-based em pó