Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Carnes / Peixes

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Carnes / Peixes

18/04/2011 12:24 - Brinquedo, vitamina, panela ou peixe. Eles vendem isso e mais um pouco

Grupo M.Cassab, dono de mais de uma dezena de negócios, entre eles a rede Spicy, estreia no [br]mercado de pescados

Não tem a sofisticação da Spicy, rede de utensílios domésticos do grupo, nem o jeitão moderninho da loja conceitual dos brinquedos Lego, que também faz parte do conglomerado. O novo negócio da M.Cassab está em uma fazenda. Em Rifaina (SP), o grupo, que faturou no ano passado R$ 680 milhões, está tirando do papel sua mais recente aposta: a criação de peixes e a construção de um frigorífico.

 

"A ideia é dominar todo o processo: da produção à comercialização de produtos como filés congelados ou empanados para supermercados e restaurantes", diz Victor Cutait Neto, diretor da M.Cassab, que divide com dois irmãos, a irmã e o cunhado o comando da empresa, fundada pelo avô, em 1928. Seu pai, Fabio Cutait, faz parte do conselho.

 

A estreia em novos mercados é corriqueira. O grupo, que começou com a produção de café, hoje conta com mais de uma dezena de negócios. Da distribuição dos brinquedos da Lego no Brasil e de utensílios domésticos no varejo à exportação de cosméticos. Do fornecimento de insumos para a fabricação de ração animal à formulação de concentrados para fabricantes de bebidas e alimentos. Na maior parte dos negócios, o grupo atua como um importador. E 80% das receitas vêm da área química.

 

Para explicar a busca contínua por novos segmentos e justificar as 14 áreas de negócios, Victor Cutait recorre a um lema da família: "Passado é história, não é garantia". "A diversificação não representa um risco, desde que a estratégia de cada negócio seja bem conduzida", diz Leonardo Araújo, professor de Marketing da Fundação Dom Cabral.

 

No caso da criação de peixes - mais especificamente tilápias -, foi o mercado potencial no País que motivou o investimento do grupo. "O consumo per capita por ano de pescados no Brasil é de cerca de 9 kg, contra 22,5 kg na China, por exemplo", explica o oceanógrafo Sílvio Romero Coelho, chamado pelo grupo para comandar a nova unidade. Para testar os canais de comercialização, o grupo começou a importar no início do ano conservas de pescados, que já estão à venda em 28 pontos de venda em São Paulo. A produção própria, que vai começar com 10 toneladas/mês, deve chegar ao mercado no último trimestre do ano, sob a marca Fider. A expectativa é que, em dois anos, atinja 300 toneladas/mês. Segundo Coelho, a vantagem da aquicultura é permitir que a produção seja padronizada, rastreada e constante.

 

Attílio Leardini, fundador da Leardini, com vendas de 25 mil toneladas de pescados por ano, diz que a notícia do novo concorrente não incomoda. "Em um mercado pulverizado e de muita informalidade, grandes empresas fazem bem", afirma. "Só espero que eles cheguem com a tecnologia necessária para serem competitivos em qualquer lugar do mundo". Segundo Leardini, há uma diferença no preço do quilo do filé de tilápia no País em comparação com outros mercados. "No Brasil, varia entre R$ 12 e R$ 18. No mercado internacional, é mais barato: está entre US$ 2,50 e US$ 6."

 

Veículo: O Estado de S. Paulo

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

18/08/2023 11:21 - Consumo de pescado cresce 65% no Brasil desde 2004
02/06/2023 10:38 - Os maiores fornecedores de pescados reunidos em um único local
11/05/2023 16:57 - Amplie a variedade de peixaria no seu supermercado
10/03/2023 10:57 - O autêntico Noruega – sabor premium único e alto rendimento
12/12/2022 11:31 - Produção de proteína animal cresce no 3º trimestre
23/11/2022 11:33 - Bacalhau da Noruega, a melhor receita para o fim de ano
17/10/2022 11:15 - Consumo aquecido de tilápia agrega valor aos mercados nacional e internacional
03/10/2022 17:00 - Um oceano de produtos para o seu supermercado
12/09/2022 11:39 - América Latina tem feira de negócios focada no setor do pescado
09/09/2022 12:00 - Bacalhau da Noruega, uma opção saudável para uma alimentação equilibrada
01/09/2022 12:20 - Semana do Pescado incentiva temporada de consumo no segundo semestre
22/08/2022 16:28 - Confirmada para setembro a 19ª Semana do Pescado
10/08/2022 11:46 - Bacalhau da Noruega – saúde e sabor em um alimento 100% natural
27/06/2022 10:15 - Por que você deve aumentar os estoques de carne de porco na sua loja?
20/06/2022 11:29 - Vem aí o plant-based em pó

Veja mais >>>