Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Carnes / Peixes

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Carnes / Peixes

28/01/2011 10:14 - Entidades vão discutir novas normas para os frigoríficos

Regras priorizam o ambiente de trabalho. 


 
Regras buscam a diferenciação das exigências em relação à produção de carnes suínas e bovinas

 

As entidades e empresas ligadas ao setor frigorífico de Minas Gerais irão discutir hoje a Norma Regulamentadora Frigorífica, que entrará em vigor em meados de setembro de 2011. O objetivo do encontro é discutir os principais pontos das novas regras e buscar a diferenciação das exigências em relação à produção de carnes suínas e bovinas.

 

As novas regras têm como objetivo melhorar as condições de trabalho dentro dos frigoríficos. De acordo com o gerente de Segurança do grupo Pif Paf Alimentos e coordenador do grupo de estudos da NR Frigorífica em Minas Gerais, Wladimir Fantinato Baptista Júnior, a norma é específica para a cadeia de aves, suínos e bovinos que entrará em vigor no segundo semestre de 2011.

 

"A criação das regras é de fundamental importância para o setor, o que precisamos discutir são as formas como estas medidas, que são mais voltadas para a produção de carne de frango, serão aplicadas nos setores de suínos e bovinos, já que o trabalho é diferenciado em relação ao segmento de frango. Devido ao grande porte dos animais, temos como objetivo levantar questões para que seja criado um anexo à norma e que ele seja específico para os segmentos de bovinos e suínos", avaliou Fantinato.

 

De acordo com Fantinato, a cadeia de aves já discutiu a pauta junto ao Ministério do Trabalho e emprego (MTE) e agora será a vez da Associação de Frigoríficos de Minas Gerais, Espírito Santo e Distrito Federal (Afrig), debater o assunto no que se refere às normas de segurança nas empresas do ramo frigorífico e de alimentos da cadeia de bovinos e suínos.

 

A norma irá abordar o aperfeiçoamento das regras de segurança do trabalho nas indústrias, sendo específicas para cada ramo de atividade. A reunião tem o objetivo de coletar dados e informações que posteriormente vão subsidiar o Grupo de Estudo Tripartite que o Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho (DSST) está criando para definir o texto que irá para consulta pública.

 

Qualidade - No evento de hoje estarão presentes os associados das entidades Afrig e Associação dos Avicultores de Minas Gerais (Avimig), que representam os setores das carnes bovina/suína e aves, respectivamente. Além dos da cadeia frigorífica de Minas Gerais, também estarão presentes representantes de Goiás, Mato Grosso e Espírito Santo.

 

O encontro contará ainda com a presença da Coordenadora-Geral de Normatização e Programas e representante da Promotoria do Ministério do Trabalho, Rosemary Dutra.

 

De acordo com Fantinato, as regras priorizam a melhoria de qualidade do ambiente de trabalho, a normatização dos processos de segurança do trabalho, capacitação, melhorias físicas de máquinas e equipamentos. Além disso, as medidas também criam um sistema de gestão especifica para os frigoríficos. A expectativa é que diante as regras mais claras e eficientes, o número de acidentes de trabalho dentro das empresas frigoríficas seja praticamente extinto.

 

"A maioria das regras exigidas na normativa já está especificada em outros estatutos que regem o setor. Por isso acreditamos que as empresas que estão em dia com as regras atuais não terão problemas em se adaptar. O que muda, é que agora o setor terá um documento único que irá balizar amplamente as normas corretas para que a atividade seja desenvolvida com segurança e promova maior qualidade de vida para os funcionários do segmento", disse Fantinato.

 

O ganho para as empresas também será na produtividade dos funcionários. "Dentro da Pif Paf, por exemplo, priorizamos a qualidade do serviço e temos ganhos com a satisfação dos funcionários e em conseqüência no aumento da produção", enfatizou Fantinato.

 


Veículo: Diário do Comércio - MG

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

18/08/2023 11:21 - Consumo de pescado cresce 65% no Brasil desde 2004
02/06/2023 10:38 - Os maiores fornecedores de pescados reunidos em um único local
11/05/2023 16:57 - Amplie a variedade de peixaria no seu supermercado
10/03/2023 10:57 - O autêntico Noruega – sabor premium único e alto rendimento
12/12/2022 11:31 - Produção de proteína animal cresce no 3º trimestre
23/11/2022 11:33 - Bacalhau da Noruega, a melhor receita para o fim de ano
17/10/2022 11:15 - Consumo aquecido de tilápia agrega valor aos mercados nacional e internacional
03/10/2022 17:00 - Um oceano de produtos para o seu supermercado
12/09/2022 11:39 - América Latina tem feira de negócios focada no setor do pescado
09/09/2022 12:00 - Bacalhau da Noruega, uma opção saudável para uma alimentação equilibrada
01/09/2022 12:20 - Semana do Pescado incentiva temporada de consumo no segundo semestre
22/08/2022 16:28 - Confirmada para setembro a 19ª Semana do Pescado
10/08/2022 11:46 - Bacalhau da Noruega – saúde e sabor em um alimento 100% natural
27/06/2022 10:15 - Por que você deve aumentar os estoques de carne de porco na sua loja?
20/06/2022 11:29 - Vem aí o plant-based em pó

Veja mais >>>