Carnes / Peixes
13/08/2010 11:56 - Acordo entre varejista e governo incentiva consumo de pescado
Com a sustentabilidade da cadeia produtiva, objetivo é aumentar o mercado
A proposta de ampliar a oferta de pescado para os consumidores, que hoje émuito baixa, foi anunciada hoje pelo ministro da Pesca e Aquicultura, Altemir Gregolin, por meio de um acordo com a rede de supermercados Walmart. A ideia é diminuir a intermediação e facilitar a venda do produto identificando as cooperativas e colaborando com o processo de negociação. A produção brasileira de pescados é de cerca de 1,1 milhão de toneladas por ano. Estima-se, no entanto, que o potencial chegue a 1,4milhão de toneladas a partir de 2011, desde que explorado por meio de manejo rigoroso. Enquanto a pesca representa 70% deste total, a criação de peixes participa com 30%, e segundo ele, é onde o potencial é maior. “Nós estamos apostando neste mercado, que cresce a cada ano e deve dobrar em 2011”, disse o ministro.
Ele deu como exemplo a pesca nos reservatórios de hidrelétricas, como do Castanhão, no Ceará, e Ilha Solteira. Anunciou também a recuperação dos estoques de sardinhas, que haviam quase desaparecido há dez anos, e chegou a 100 mil toneladas em vendas no ano passado. O presidente do Walmart Brasil, Hector Nunez, anunciou o compromisso da rede de ampliar a oferta de pescados artesanais edaAmazônia.Avarejista lançou um programa de identificação da origem e localidade da produção dos fornecedores até 2013 e de um sistema de rastreabilidade para 100% da cadeia de pescados produzidos ou explorados no território brasileiro até 2016. “Estamos engajados em construir uma cadeia do pescado mais sustentável, buscando iniciativas quemobilizem empresas, governo e sociedade”, afirmou.
A Walmart também anunciou o programaQualidade Selecionada, Origem Garantida, que permite ao cliente acompanhar no site da empresa todo o processo da cadeia produtiva de itens de agricultura pormeio deumcódigo de barras disponível nas embalagens. Com isso, o consumidor pode saber a procedência dos alimentos e o caminho percorrido por eles. Oprimeiro produto a fazer parte desse projeto é a carne damarca própria Campeiro, com seis cortes diferentes. “Por conta de todo o desafio da pecuária em relação ao desmatamento da Amazônia, a carne é o primeiro item desse programa”, disse Nunez. “Até o fim do ano, deveremos monitorar todos os produtos de hortifrúti.”
Veículo: Brasil Econômico

Veja mais >>>
18/08/2023 11:21 - Consumo de pescado cresce 65% no Brasil desde 200402/06/2023 10:38 - Os maiores fornecedores de pescados reunidos em um único local
11/05/2023 16:57 - Amplie a variedade de peixaria no seu supermercado
10/03/2023 10:57 - O autêntico Noruega – sabor premium único e alto rendimento
12/12/2022 11:31 - Produção de proteína animal cresce no 3º trimestre
23/11/2022 11:33 - Bacalhau da Noruega, a melhor receita para o fim de ano
17/10/2022 11:15 - Consumo aquecido de tilápia agrega valor aos mercados nacional e internacional
03/10/2022 17:00 - Um oceano de produtos para o seu supermercado
12/09/2022 11:39 - América Latina tem feira de negócios focada no setor do pescado
09/09/2022 12:00 - Bacalhau da Noruega, uma opção saudável para uma alimentação equilibrada
01/09/2022 12:20 - Semana do Pescado incentiva temporada de consumo no segundo semestre
22/08/2022 16:28 - Confirmada para setembro a 19ª Semana do Pescado
10/08/2022 11:46 - Bacalhau da Noruega – saúde e sabor em um alimento 100% natural
27/06/2022 10:15 - Por que você deve aumentar os estoques de carne de porco na sua loja?
20/06/2022 11:29 - Vem aí o plant-based em pó