Bebidas
13/11/2009 12:54 - Coca-Cola investe R$ 11 bi até 2014 para dobrar de tamanho no Brasil
Bebidas: Plano é crescer no país com classe média, Copa do Mundo em 2014 e Olimpíada em 2016
Muhtar Kent, presidente mundial da Coca-Cola, anunciou ontem um investimento de R$ 11 bilhões (US$ 5,8 bilhões) para os próximos cinco anos no Brasil. O valor é 75% maior do que a companhia previa e fará com que a multinacional mais do que dobre as operações no país, onde possui 43 fábricas e lidera o mercado de refrigerantes.
"A realização da Copa do Mundo da Fifa em 2014 e dos Jogos Olímpicos em 2016 no Brasil, além do número crescente de novos consumidores subindo para a classe média no país fizeram a companhia decidir por esse aporte", afirmou Kent, que esteve ontem em Fazenda Rio Grande, a 30 km de Curitiba (PR), para inaugurar a nova fábrica da Leão Júnior, produtora do chá Matte Leão e comprada pela Coca-Cola em 2007.
"Estamos olhando para o futuro do país e queremos acompanhar o desenvolvimento pelo qual o Brasil vai passar", disse Kent. O investimento é o maior da companhia em um único país, em dólares, até 2014. Recentemente, Kent anunciou US$ 1 bilhão para a China nos próximos três anos e a mesma soma, no México, até 2014.
Com os R$ 11 bilhões, a Coca-Cola mais que dobrará de tamanho suas operações no Brasil, segundo uma fonte próxima a Kent. O dinheiro, segundo a companhia, virá do próprio caixa da empresa.
"O foco da Coca-Cola é o investimento em países emergentes. Desses países, o Brasil é um dos principais líderes", disse Kent, ao Valor, após anunciar o investimento de R$ 11 bilhões. "No mundo todo, mais de um bilhão de pessoas vão integrar a classe média em dez anos. A maior parte dessa população está no Brasil, na China e na Índia", afirmou.
O pacote de R$ 11 bilhões inclui pequenas aquisições e, de acordo com Ken, será dividido em três partes: infraestrutura de produção, logística e desenvolvimento de mercado. A maior parte das fábricas da Coca-Cola no país será reformada. Elas operarão no modelo de "fábrica verde", que economiza água e energia, nos moldes da unidade da Leão Júnior inaugurada ontem no Paraná (ver texto ao lado).
Na área logística, a companhia vai aumentar a frota de veículos e a quantidade de geladeiras nos pontos de vendas. "Grande parte das geladeiras serão substituídas por equipamentos mais ecológicos, que consomem 25% menos energia", disse Marco Simões, vice-presidente de Comunicações e Sustentabilidade Coca-Cola no Brasil. A terceira parte do pacote será aplicada no desenvolvimento do mercado - inclui novos produtos e investimentos em marketing.
Kent, que tem quase dois metros de altura, esforçou-se em seu discurso para pronunciar corretamente palavras como Curitiba e Paraná. Mas só foi bem-sucedido com a primeira. Bem-humorado, não perdeu o jeito tranquilo e suave, nem mesmo na hora de se abaixar para ajudar a plantar uma muda de erva-mate durante a inauguração da nova unidade da Leão Júnior. No Brasil desde a última segunda-feira, Kent partiu ontem para a Argentina, no avião particular da Coca-Cola.
Entre 2005 a 2009, a Coca-Cola investiu no Brasil US$ 3,3 bilhões (R$ 6 bilhões). A subsidiária brasileira é a terceira maior operação da Coca-Cola dentre os 206 países onde opera. Mas está sendo ultrapassada pela China neste trimestre . O maior mercado da Coca-Cola Company ainda é os Estados Unidos, seguido do México.
No Brasil, a Coca-Cola tem 43 fábricas, sendo que uma é a de concentrados, em Manaus (AM), três são da Leão Júnior (incluindo a nova), e duas são da Del Valle, marca de sucos. As outras 37 unidades formam o sistema de engarrafamento Coca-Cola, integrado por 16 empresas, das quais a mexicana Femsa é a maior. Nessas fábricas, a Coca-Cola tem 50% do controle.
A receita operacional líquida da Coca-Cola mundial foi de US$ 31,9 bilhões em 2008, com aumento de 10,7% sobre 2007. O lucro líquido caiu 2,9% para US$ 5,8 bilhões no mesmo período.
Veículo: Valor Econômico

Veja mais >>>
06/02/2024 12:05 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados05/02/2024 17:31 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:19 - Consumo do café no Brasil registra um aumento de 1,64% em 2023
10/01/2024 17:45 - Empresa do ramo lácteo anuncia novo presidente
13/10/2023 10:28 - Supermercadista: você é corresponsável pelo café que vende!
30/08/2023 17:19 - Reservado Concha Y Toro inova e lança sua linha suave
30/08/2023 17:16 - Empresa mobiliza mais de 10 estados em programa de voluntariado
24/08/2023 16:34 - Cervejaria abre vagas para mulheres na área de empilhadeiras
11/08/2023 16:22 - Demanda por cerveja sem álcool faz cervejaria ampliar fábrica
07/08/2023 16:53 - Hoje é Dia da Cerveja! Empresa produtora anuncia novidade
03/08/2023 16:57 - Start up começa a fornecer vinhos para supermercados
19/07/2023 10:47 - The Coca-Cola Company anuncia nova presidente para América Latina
05/06/2023 15:33 - Grupo Heineken lança programa para neutralizar emissões de carbono até 2040
05/06/2023 15:25 - Pérgola comemora 9 anos consecutivos como o vinho mais vendido no Brasil
02/06/2023 10:20 - Vinícola reduz 99% dos herbicidas em seus vinhedos