Bebidas
27/08/2009 12:05 - Cervejarias vendem menos e sobem preço nos EUA e na Europa
O consumidor de cerveja dos estados Unidos e da Europa vai sentir a carteira pesar menos nos próximos meses. Isso porque as maiores cervejarias do mundo anunciaram que vão subir preço para compensar a queda nas vendas em volume tanto no mercado americano quanto no europeu.
Há marcas que já iniciaram os reajustes, como a holandesa Heineken. Ontem, a cervejaria informou que na primeira metade do ano vendeu 6,6% menos cerveja globalmente. Apesar disso, teve um resultado líquido de €489 milhões, bem acima dos € dos 407 milhões obtidos no mesmo período do ano anterior. O segredo? Corte de custos e cerveja custando mais caro nos bares e supermercados do primeiro mundo.
Somente de janeiro a junho, a cervejaria, que é a terceira maior do planeta, conseguiu cortar € 50 milhões, por meio de um programa que envolveu demissões, o fechamento de centro de distribuição e a venda de caminhões. Fora isso, a Heineken promoveu um rearranjo de preços dos Estados Unidos ao Leste Europeu. "Fizemos aumentos em todas as regiões que atuamos e isso contribuiu para uma alta de 6,2% no crescimento de nossa receita", diz o relatório de resultados da companhia.
Assim como a holandesa, a Anheuser-Busch InBev também já anunciou que planeja subir seus preços na maioria dos Estados americanos, embora não tenha falado ainda em percentuais. Da mesma maneira, a rival MillerCoors, que nos EUA é uma joint venture entre Molson Coors e a SABMiller, divulgou no início do mês que também vai fazer reajustes com aumentos reais neste outono americano. AB InBev e MolsonCoors têm juntas 80% das vendas da bebida em território americano.
Até agora, segundo o U.S. Bureau of Labor Statistics, que acompanha preços no mercado americano, o valor médio da cerveja nos EUA já subiu 4,6% nos últimos 12 meses.
Segundo especialistas desse setor, o aumento de preço das maiores companhias gera, tanto nos EUA quanto na Europa, um efeito cascata nas menores e até mesmo nas cervejarias artesanais, que também acabam puxando seus preços para cima.
A única companhia que decidiu não participar da onda de aumentos é o Grupo Modelo, maior cervejaria do México. A empresa decidiu manter preços como estratégia para tentar recuperar suas vendas para os EUA, que tiveram queda este ano de 5%.
"Com exceção da Modelo, todas as grandes cervejarias estão aumentando preços para compensar a queda no volume nos mercados desenvolvidos", diz um analista da Sanford C. Bernstein, de Londres. Na Espanha, por exemplo, o mercado espera uma queda nas vendas de 13,5% em agosto. Nos Estados Unidos, os americanos já beberam 2,1% menos nas últimas 52 semanas contadas até 12 de julho, segundo o instituto de pesquisa Information Resources.
Nos mercados emergentes, como o Brasil, entretanto, o cenário é outro. "Os preços também estão em alta, mas geralmente no mesmo nível da inflação local, porque as pessoas continuam comprando", diz o analista da Sanford C. Bernstein.
Na Grande São Paulo, conforme o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), o preço da cerveja entre janeiro e julho já subiu 4,53% contra uma inflação de 2,26%, em relação aos mesmos meses de 2008. Nos últimos 12 meses, a alta chega a 7,33%.
Adalberto Viviani, consultor do setor de bebidas, observa que os reajustes de preços de cerveja no mercado nacional têm acontecido aos poucos, a cada lançamento, nova embalagem ou até por região. "A variedade de embalagens contribui para que o preço médio da cerveja de 600 ml continue o mesmo ao longo do ano", afirma Viviani.
Veículo: Valor Econômico

Veja mais >>>
06/02/2024 12:05 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados05/02/2024 17:31 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:19 - Consumo do café no Brasil registra um aumento de 1,64% em 2023
10/01/2024 17:45 - Empresa do ramo lácteo anuncia novo presidente
13/10/2023 10:28 - Supermercadista: você é corresponsável pelo café que vende!
30/08/2023 17:19 - Reservado Concha Y Toro inova e lança sua linha suave
30/08/2023 17:16 - Empresa mobiliza mais de 10 estados em programa de voluntariado
24/08/2023 16:34 - Cervejaria abre vagas para mulheres na área de empilhadeiras
11/08/2023 16:22 - Demanda por cerveja sem álcool faz cervejaria ampliar fábrica
07/08/2023 16:53 - Hoje é Dia da Cerveja! Empresa produtora anuncia novidade
03/08/2023 16:57 - Start up começa a fornecer vinhos para supermercados
19/07/2023 10:47 - The Coca-Cola Company anuncia nova presidente para América Latina
05/06/2023 15:33 - Grupo Heineken lança programa para neutralizar emissões de carbono até 2040
05/06/2023 15:25 - Pérgola comemora 9 anos consecutivos como o vinho mais vendido no Brasil
02/06/2023 10:20 - Vinícola reduz 99% dos herbicidas em seus vinhedos