Bebidas
06/08/2009 09:00 - Nestlé planeja por água Sanpellegrino em garrafa de plástico
É início de tarde de primavera na Toscana, mais precisamente na Villa Panna, a 37 quilômetros de Florença. O sommelier Giuseppe Vaccarini, considerado um dos maiores especialistas em vinhos do mundo, procura demonstrar a um grupo de convidados da Nestlé Waters Itália quais as sutis diferenças entre as principais águas da empresa voltadas à alta gastronomia - Acqua Panna e Sanpellegrino -, assim como a distância destas para a água comum. Sem gás, diz ele, a Acqua Panna aprimora as sensações no paladar provocadas pelo vinho branco. Já a Sanpellegrino, gasosa e mais encorpada, torna mais suave a degustação do vinho tinto. Tal sofisticação, apreciada há séculos - inclusive por nobres figuras italianas, como Leonardo Da Vinci e a família Medici -, está prestes a se tornar acessível a pobres mortais.
A Nestlé Waters Itália tem um projeto de algumas "centenas de milhões de euros" para envasar em plástico - inclusive no Brasil - a Sanpellegrino, uma das águas mais caras do mundo, cujo litro custa cerca de US$ 10. O lançamento deve acontecer ao final de 2009, primeiro para os mercados de Estados Unidos e Europa. De acordo com Fabio Degli Esposti, diretor da unidade de negócios internacionais da Nestlé Waters Itália, existem muitos espaços de lazer em que o acesso à Sanpellegrino é barrado, como spas e piscinas de hotéis cinco estrelas, pelo fato de a garrafa ser de vidro.
"Mas também pretendemos, com essa nova versão, aumentar a presença do produto nas casas, a partir dos canais do varejo, até mesmo no Brasil", diz Elisa Pozzi, especialista da empresa nos mercados em desenvolvimento. A garrafa de plástico sairia, em média, 30% mais barata que a de vidro, diz ela.
No momento, o Brasil significa apenas 1% da receita das duas marcas finas da Nestlé Waters Itália, que faturou € 300 milhões no ano passado, sendo dois terços disso via exportações. Uma fatia entre 5% e 8% da receita é voltada ao marketing, que envolve principalmente eventos e ações de relacionamento com os mais sofisticados restaurantes de cada país. Por aqui, a Nestlé Waters acaba de assumir a distribuição da Sanpellegrino e da Acqua Panna, atividade que antes estava a cargo da La Pastina.
A divisão de águas da multinacional contratou cinco distribuidores, que vão trabalhar os mercados da Bahia, Ceará, Pernambuco, Rio de Janeiro e Paraná. Até agora, a atuação estava mais restrita a São Paulo.
"Até o final do ano, vamos aumentar de 400 para 500 o número de restaurantes atendidos", afirma Luís Henrique Cocuzza, gerente comercial da Sanpellegrino e Acqua Panna no Brasil. Segundo ele, é importante a parceria com distribuidores locais, que têm a chance de trabalhar melhor o relacionamento com os proprietários de grandes restaurantes. No programa de expansão, afirma Cocuzza, estão previstos até prêmios aos sommeliers e garçons que oferecerem as marcas, que variam de jaquetas a relógios.
No varejo, alguns pontos de venda estratégicos serão escolhidos para uma atuação mais incisiva com os consumidores. "Em lojas do Pão de Açúcar, por exemplo, que contam com atendente exclusivo para a seção de vinhos, esse profissional será treinado para abordar o consumidor, indicando a água da companhia que mais combina com aquele vinho", diz Cocuzza.
Este ano, a Sanpellegrino completa 110 anos de existência (a fonte da marca está situada no Norte da Itália, a 70 quilômetros de Milão). Para comemorar o aniversário, a empresa lançou uma edição limitada da bebida, com rótulo prateado. Cerca de 1 mil exemplares dessa edição devem vir para o Brasil, diz Cocuzza. "Não vou vendê-la, mas usá-la como ferramenta de marketing", diz o executivo. "Afinal, quem não gostaria de beber a mesma água que Da Vinci ou a família Médici tomou?".
Veículo: Valor Econômico

Veja mais >>>
06/02/2024 12:05 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados05/02/2024 17:31 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:19 - Consumo do café no Brasil registra um aumento de 1,64% em 2023
10/01/2024 17:45 - Empresa do ramo lácteo anuncia novo presidente
13/10/2023 10:28 - Supermercadista: você é corresponsável pelo café que vende!
30/08/2023 17:19 - Reservado Concha Y Toro inova e lança sua linha suave
30/08/2023 17:16 - Empresa mobiliza mais de 10 estados em programa de voluntariado
24/08/2023 16:34 - Cervejaria abre vagas para mulheres na área de empilhadeiras
11/08/2023 16:22 - Demanda por cerveja sem álcool faz cervejaria ampliar fábrica
07/08/2023 16:53 - Hoje é Dia da Cerveja! Empresa produtora anuncia novidade
03/08/2023 16:57 - Start up começa a fornecer vinhos para supermercados
19/07/2023 10:47 - The Coca-Cola Company anuncia nova presidente para América Latina
05/06/2023 15:33 - Grupo Heineken lança programa para neutralizar emissões de carbono até 2040
05/06/2023 15:25 - Pérgola comemora 9 anos consecutivos como o vinho mais vendido no Brasil
02/06/2023 10:20 - Vinícola reduz 99% dos herbicidas em seus vinhedos