Bebidas
10/07/2009 14:50 - SABMiller reduz projeções de crescimento na Europa
A SABMiller, segunda maior fabricante de cerveja do mundo, reduziu sua previsão de crescimento na Europa, pois está sentindo o peso da recessão mundial sobre a demanda e o consumo em mercados como a Rússia e a Hungria está caindo.
As vendas de cerveja na Europa devem crescer de 2% a 4% ao ano em volume até 2013, menos que a previsão anterior de 4% a 6%, segundo informaram executivos da SABMiller a investidores em Londres, onde fica a sede da companhia. Eles projetam um crescimento superior ao do mercado.
O consumo per capita de cerveja está caindo na Europa Ocidental e em muitos países da Europa Oriental, à medida que se aproxima dos 90 a 100 litros por ano, mais ou menos o mesmo nível dos mercados maduros, informou a SABMiller. Nesse patamar, as fabricantes só conseguem manter o aumento da receita reajustando preços, cortando custos ou ganhando participação de mercado.
"Durante anos conseguimos superar nossas metas de volumes de vendas em 4% a 6%, mas agora estamos vendo uma moderação do crescimento, pelo menos por enquanto", disse Alan Clark, diretor-gerente da SABMiller para a Europa. "Quando os mercados amadurecem, o foco passa a ser a participação. Se não ganharmos mercado este ano, não conseguiremos estabilizar os volumes."
A Europa responde por 18% do volume de cerveja vendido pela SABMiller e 22% de seus lucros antes dos juros, impostos e amortização. A empresa estima que os mercados europeus em que opera voltarão a crescer em 2010, desencadeando um "forte retorno" do consumo, segundo Clark.
A cervejaria pretende elevar sua receita na Rússia e em mercados maduros da Europa concentrando esforços em marcas premium, que são mais lucrativas. A falta de crescimento dos volumes vendidos significou uma queda de 5% nos lucros das operações europeias, por causa dos altos custos e dos efeitos cambiais. A empresa vai gastar US$ 50 milhões em sua reestruturação na região este ano, com o objetivo de obter economias anuais de US$ 10 milhões em 2010 e US$ 25 milhões daí em diante.
Veículo: Valor Econômico

Veja mais >>>
06/02/2024 12:05 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados05/02/2024 17:31 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:19 - Consumo do café no Brasil registra um aumento de 1,64% em 2023
10/01/2024 17:45 - Empresa do ramo lácteo anuncia novo presidente
13/10/2023 10:28 - Supermercadista: você é corresponsável pelo café que vende!
30/08/2023 17:19 - Reservado Concha Y Toro inova e lança sua linha suave
30/08/2023 17:16 - Empresa mobiliza mais de 10 estados em programa de voluntariado
24/08/2023 16:34 - Cervejaria abre vagas para mulheres na área de empilhadeiras
11/08/2023 16:22 - Demanda por cerveja sem álcool faz cervejaria ampliar fábrica
07/08/2023 16:53 - Hoje é Dia da Cerveja! Empresa produtora anuncia novidade
03/08/2023 16:57 - Start up começa a fornecer vinhos para supermercados
19/07/2023 10:47 - The Coca-Cola Company anuncia nova presidente para América Latina
05/06/2023 15:33 - Grupo Heineken lança programa para neutralizar emissões de carbono até 2040
05/06/2023 15:25 - Pérgola comemora 9 anos consecutivos como o vinho mais vendido no Brasil
02/06/2023 10:20 - Vinícola reduz 99% dos herbicidas em seus vinhedos