Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Bebidas

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Bebidas

29/06/2009 12:47 - Petrópolis investe mais em marketing para faturar R$ 2 bi

Com um olho na classe C e outro nas classes A e B, a Cervejaria Petrópolis, fabricante das marcas Itaipava e Cristal entre outras, quer faturar R$ 2 bilhões este ano. A companhia fechou 2008 com vendas totais de R$ 1,53 bilhão - um aumento de 38% em relação ao faturamento de 2007.

 

Na disputa com as outras três maiores cervejarias do país (AmBev, Schincariol e Femsa), a Petrópolis foi uma das que mais ganhou mercado no ano passado. Passou de 8,5% de participação em janeiro de 2008 para iniciar 2009 com 9,8% - 1,3 ponto porcentual de ganho. Conforme os números Nielsen relativos a maio, a Petrópolis tem agora 9,7% das vendas.

 

Boa parte desse resultado foi reflexo do investimento em expansão da capacidade produtiva - que chegou a R$ 330 milhões e fez a produção saltar de 656 milhões de litros para 823 milhões, incluindo a inauguração da fábrica de Rondonópolis (MT) em julho do ano passado. As fábricas em Petrópolis (RJ) e na cidade paulista de Boituva (sede da empresa) também foram ampliadas e receberam equipamentos modernos.

 

Parte do dinheiro utilizado nessas ampliações (R$ 200 milhões) vieram de recursos financiados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Além do investimento em infraestrutura, a empresa também aplicou um bom dinheiro em marketing. A verba saltou de R$ 26 milhões em 2007 para R$ 40 milhões. "Este ano aumentamos esse montante para R$ 50 milhões", afirma Douglas Costa, diretor de marketing corporativo da Petrópolis.

 

A ideia é promover as duas linhas de produtos que irão receber mais atenção da companhia este ano: as cervejas premium, com preços que podem passar dos R$ 20 a garrafa de 600 ml, e a latinha de 310 ml - 40 ml a menos que a tradicional e cerca de R$ 0,10 centavos mais barata. "A intenção com esse produto é oferecer mais uma opção de embalagem para que o consumidor tenha um menor desembolso", afirma Costa. O canal de vendas prioritário do novo produto, com lançamento previsto para julho, serão os supermercados.

 

Com a linha de cervejas especiais Petra e Black Princess a estratégia é outra: conquistar o consumidor de bares e restaurantes. "O mercado de cervejas é muito concentrado para competir com nossos rivais em termos de volume", acrescenta ele. "Por isso nossa meta agora é ganhar em faturamento com cervejas especiais. No mercado premium, não há concentração de vendas em uma só marca. Não há sequer uma marca que possa ser chamada de líder", explica Costa.

 

Segundo ele, Petra e Black Princess são produtos com uma rentabilidade de seis a sete vezes maior que as cervejas comuns tanto para a indústria quanto para os canais distribuidores. (LC)

 

Veículo: Valor Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

06/02/2024 12:05 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:31 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:19 - Consumo do café no Brasil registra um aumento de 1,64% em 2023
10/01/2024 17:45 - Empresa do ramo lácteo anuncia novo presidente
13/10/2023 10:28 - Supermercadista: você é corresponsável pelo café que vende!
30/08/2023 17:19 - Reservado Concha Y Toro inova e lança sua linha suave
30/08/2023 17:16 - Empresa mobiliza mais de 10 estados em programa de voluntariado
24/08/2023 16:34 - Cervejaria abre vagas para mulheres na área de empilhadeiras
11/08/2023 16:22 - Demanda por cerveja sem álcool faz cervejaria ampliar fábrica
07/08/2023 16:53 - Hoje é Dia da Cerveja! Empresa produtora anuncia novidade
03/08/2023 16:57 - Start up começa a fornecer vinhos para supermercados
19/07/2023 10:47 - The Coca-Cola Company anuncia nova presidente para América Latina
05/06/2023 15:33 - Grupo Heineken lança programa para neutralizar emissões de carbono até 2040
05/06/2023 15:25 - Pérgola comemora 9 anos consecutivos como o vinho mais vendido no Brasil
02/06/2023 10:20 - Vinícola reduz 99% dos herbicidas em seus vinhedos

Veja mais >>>