Bebidas
17/06/2009 10:39 - Coca-Cola aposta nos sucos prontos no Brasil
A Coca-Cola Brasil vai investir R$ 1,75 bilhão no País este ano 17% a mais que em 2008 para infra-estrutura, distribuição e marketing, afirmou ontem seu diretor de marketing de novas bebidas, John Pinto, durante o anúncio da fusão das duas marcas de sucos prontos da empresa, Minute Maid e Kapo, sob o selo Del Valle, adquirido em 2006. Estas passaram a se chamar Del Valle Mais e Del Valle Kapo e somam com o nome principal 45% de participação neste segmento. Por isso, receberão boa parte dos investimentos de 2009, 60% a mais do que no ano passado.
"Seis em cada dez brasileiros mencionam a marca Coca-Cola quando se fala de refrigerante e queremos o mesmo resultado com Del Valle", afirmou John Pinto. Segundo o executivo, a Coca-Cola é líder mundial em sucos prontos para beber e o objetivo da modificação do portfólio é construir marcas, ou seja, transformar a marca Del Valle em referência nesse mercado, assim como a Coca-Cola se tornou para o mercado de refrigerantes.
"Desde o ano passado estamos trabalhando nesse novo portfólio para o mercado de sucos. Como pioneira no mercado, a Del Valle tem imagem muito consolidada e é líder, com 80% de conhecimento. Por isso a escolha pela marca", disse. A companhia também anunciou o lançamento de linha de bebidas de frutas refrescantes focada no público jovem, chamada de Del Valle Fruit.
Com a alta de 4% nas vendas no primeiro trimestre deste ano, o Sistema Coca-Cola Brasil formado pela Coca-Cola e 16 fabricantes brasileiros decidiu investir na expansão da capacidade de produção no País. No primeiro semestre, a companhia elevou em 50% a capacidade instalada da unidade de Marília (São Paulo), da engarrafadora Spaipa; dobrou a capacidade da unidade de Santa Maria (Rio Grande do Sul), da engarrafadora CVI, e quintuplicou a da unidade de Petrolina (Recife), da engarradora Coca-Cola Guararapes. Para o segundo semestre ainda estão previstas a inauguração das fábricas da Leão Junior na Grande Curitiba (Paraná) e de refrigerantes em Maceió (Alagoas).
POTENCIAL. De acordo com o diretor da Coca-Cola, o mercado brasileiro de sucos prontos cresceu 16% nos últimos dois anos e representa cerca de 4,5% do faturamento da empresa no País, que também trabalha no setor de bebidas não-alcoólicas com águas, chás, refrigerantes, energéticos, hidropônicos e lácteos.
"Há muito potencial nesse mercado, pois o consumo per capita de sucos no País é de 12 copos de 237 ml por ano, sendo que na América Latina o consumo é de 32 copos, no México de 73 copos, na Europa de 150 e nos Estados Unidos, de 230 copos", afirmou. A indústria brasileira de sucos prontos registrou faturamento de R$ 1,9 bilhão em 2008, segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e Bebidas Não Alcoólicas (Abir). Dessa forma, a Coca-Cola, com 35% de market share total, teria alcançado vendas de cerca de R$ 665 milhões.
A empresa também irá trabalhar com embalagens de 750 ml para conquistar o público C e D. Segundo o executivo, a junção das marcas que inclui a Laranja Caseira não resultará em aumento de preços. O Sistema Coca-Cola tem duas fábricas de sucos que empregam 650 pessoas em Linhares e 250 em Americana e, segundo a empresa, serão contratadas mais 120 pessoas. "Vamos investir em inovação. Essas fábricas vão produzir diferentes linhas de produtos", disse John Pinto, descartando interesse em aquisição na categoria. O Brasil é o terceiro maior mercado da Coca-Cola no mundo, atrás de Estados Unidos e México, e a empresa tem crescido há vinte trimestres consecutivos no País.
Veículo: Jornal do Commercio - RJ

Veja mais >>>
06/02/2024 12:05 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados05/02/2024 17:31 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:19 - Consumo do café no Brasil registra um aumento de 1,64% em 2023
10/01/2024 17:45 - Empresa do ramo lácteo anuncia novo presidente
13/10/2023 10:28 - Supermercadista: você é corresponsável pelo café que vende!
30/08/2023 17:19 - Reservado Concha Y Toro inova e lança sua linha suave
30/08/2023 17:16 - Empresa mobiliza mais de 10 estados em programa de voluntariado
24/08/2023 16:34 - Cervejaria abre vagas para mulheres na área de empilhadeiras
11/08/2023 16:22 - Demanda por cerveja sem álcool faz cervejaria ampliar fábrica
07/08/2023 16:53 - Hoje é Dia da Cerveja! Empresa produtora anuncia novidade
03/08/2023 16:57 - Start up começa a fornecer vinhos para supermercados
19/07/2023 10:47 - The Coca-Cola Company anuncia nova presidente para América Latina
05/06/2023 15:33 - Grupo Heineken lança programa para neutralizar emissões de carbono até 2040
05/06/2023 15:25 - Pérgola comemora 9 anos consecutivos como o vinho mais vendido no Brasil
02/06/2023 10:20 - Vinícola reduz 99% dos herbicidas em seus vinhedos