Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Bebidas

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Bebidas

04/06/2009 08:37 - Coca-Cola reformula embalagem do chá Leão para crescer além de 5%

Marli Lima, de Curitiba
  


Há um ano a Coca-Cola foi buscar nos Estados Unidos o carioca Renato Fukuhara, que era gerente de marketing da concorrente AmBev para o projeto guaraná Antarctica internacional, e deu a ele a missão de renovar a comunicação visual dos produtos da Leão Júnior, fabricante de chás comprada pela multinacional de refrigerantes em 2007. Agora, a empresa se prepara para colocar no mercado uma linha renovada de embalagens, focada na marca "Chá Leão", em vez de "Matte Leão", denominação que será restrita ao produto original.

 

Trata-se do primeiro passo de uma estratégia que prevê aumento de 5% nas vendas da linha seca este ano, mas a direção já prevê que o crescimento poderá ser maior. A ideia é agradar quem já toma chá habitualmente e conquistar novos consumidores para a bebida, especialmente entre os mais jovens. Para atingir os objetivos que estão sendo traçados, Fukuhara disse que no primeiro trimestre de 2009 a empresa investiu dez vezes mais do que em todo o ano passado em pesquisa com o consumidor. Na área de marketing, os aportes devem crescer 10% no ano. O executivo contou que, na linha seca, as vendas até maio ficaram 7,2% acima do previsto. Na linha líquida, ficaram 1,5% acima do esperado.

 

Fukuhara já havia trabalhado para a Andina, engarrafadora da Coca-Cola e, embora tenha tido contato com os produtos da Leão Júnior nas praias cariocas, precisou mergulhar no mundo dos chás e suas possibilidades. "Cheguei com um ponto de interrogação. O que sei dos consumidores? Quem toma chá? Por que se toma? ", conta, enquanto saboreia um mate quente em um dia frio em Curitiba, sede da empresa. Foi com base em pesquisas com clientes e em pontos de venda que ele chegou à atual proposta.

 

Primeiro, viu que o portfólio de produtos é grande, com chás de diversos sabores e um carro-chefe: o Matte Leão, cujo nome aparecia em todas as embalagens, mesmo nas que não levavam mate na fórmula. Ou seja, um produto interferia em todos os outros, que tinham problema de identificação. "A indústria de chá vende sabor, mas queremos vender uma marca", explica ele, que ocupa o cargo de diretor de marketing e inovação. Antes, o sabor tinha o maior tamanho de letra. Nas novas caixas, o nome em destaque é "Chá Leão" e o sabor vem abaixo, menor.

 

A cara de um leão foi mantida nas embalagens, assim como a cor laranja para o mate. Mas, no caso do animal, foi tirada a foto que era usada nos produtos e em seu lugar entrou um leão com juba estilizada. Fukuhara conta que 60% das vendas de chás são do sabor mate, ou o equivalente a 3.575 toneladas por ano. Por isso, a empresa vai continuar investindo no produto e em novidades, como o mate concentrado. Mas a intenção é também entrar em novos nichos, como fez recentemente, ao estrear no mercado "superpremium", com um chá indiano importado das montanhas de Nilgiri.

 

Fukuhara explica que a ideia chegou antes da novela com temática indiana em exibição na TV Globo. Com o Kashaya Tea, com embalagem e sachê em formato piramidal nos sabores chá verde e chá branco, a fabricante passou a disputar espaço com concorrentes estrangeiros, como o inglês Twinings. Enquanto uma caixa com 25 saquinhos do Matte é vendida no varejo por R$ 3, o preço da embalagem com 15 unidades do Kashaya é de R$ 17. "Estamos no começo da maratona", avisa Fukuhara. Segundo ele, em 108 anos de existência, a Leão Júnior virou referência em chás no país, mas pode fazer mais do que vinha fazendo. "O que ela tem hoje não é o que terá no futuro", adianta.

 

A empresa informou que fechou 2008 com 49,6% do mercado de chás líquidos e com 64,2% dos secos. E espera inaugurar em setembro uma nova fábrica de chás secos, no município de Fazenda Rio Grande, próximo a Curitiba, para onde será transferida a produção e a administração. Os investimentos são de cerca de R$ 20 milhões.
 


Veículo: Valor Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

06/02/2024 12:05 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:31 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:19 - Consumo do café no Brasil registra um aumento de 1,64% em 2023
10/01/2024 17:45 - Empresa do ramo lácteo anuncia novo presidente
13/10/2023 10:28 - Supermercadista: você é corresponsável pelo café que vende!
30/08/2023 17:19 - Reservado Concha Y Toro inova e lança sua linha suave
30/08/2023 17:16 - Empresa mobiliza mais de 10 estados em programa de voluntariado
24/08/2023 16:34 - Cervejaria abre vagas para mulheres na área de empilhadeiras
11/08/2023 16:22 - Demanda por cerveja sem álcool faz cervejaria ampliar fábrica
07/08/2023 16:53 - Hoje é Dia da Cerveja! Empresa produtora anuncia novidade
03/08/2023 16:57 - Start up começa a fornecer vinhos para supermercados
19/07/2023 10:47 - The Coca-Cola Company anuncia nova presidente para América Latina
05/06/2023 15:33 - Grupo Heineken lança programa para neutralizar emissões de carbono até 2040
05/06/2023 15:25 - Pérgola comemora 9 anos consecutivos como o vinho mais vendido no Brasil
02/06/2023 10:20 - Vinícola reduz 99% dos herbicidas em seus vinhedos

Veja mais >>>