Bebidas
05/09/2008 08:45 - Está reaberta a temporada de aquisições em sucos
A oferta de US$ 2,4 bilhões pelo grupo China Huiyuan Juice feita pela Coca-Cola ajudou a agitar o mercado de sucos no Brasil. A expectativa é de que nos próximos dias haja alguma aquisição de peso por aqui também. Mas por que esse setor passou a chamar tanta atenção? "O Brasil é o terceiro maior consumidor de refrigerantes", lembra Luís Eduardo Figueiredo, diretor comercial da Sucos Jandaia, de Fortaleza, no Ceará.
"A migração de refrigerantes para suco, por conta de um estilo de vida mais saudável, é certa e predominante. Por isso o Brasil tem um grande potencial nesse mercado, uma vez que aqui o consumo de sucos ainda é muito baixo." Segundo dados das indústrias, cada brasileiro toma de dois a dois e meio litros de suco de frutas por ano. Na Argentina, no México e no Peru, são seis litros anuais por pessoa. Na Europa, a média é de 24 litros. França e Alemanha chegam a 50. Já em refrigerantes, o brasileiro supera todas essas marcas: fica com 67 litros por pessoa ao ano.
Dentro desse mercado, a maioria das empresas cresce, em volume e em receita, na casa dos dois dígitos por ano. Só uma parece destoar: a Maguary, pertencente à americana Kraft Foods. A marca mineira lidera o setor de suco concentrado. Trata-se de um grande mercado, em volume, mas com menor rentabilidade do que o de sucos prontos.
O mercado de concentrados movimenta R$ 550 milhões e o de prontos, R$ 1,3 bilhão. Os concentrados têm 80% de presença nos lares brasileiros, enquanto prontos não chegam a 25%, o que evidencia o potencial de crescimento desse último. A Maguary, além disso, está parada há um bom tempo na linha de sucos prontos enquanto os concorrentes lançam novos sabores a todo momento (bebidas com soja, chá verde, chá branco, entre outros). A Maguary, com fábrica em Araguari (MG), sequer tem uma linha light, diet ou com menos açúcar.
Sua dona, a Kraft Foods, anunciou anteontem nos Estados Unidos que pretende focar seus negócios globalmente em cinco categorias (biscoitos, chocolates, bebidas em pó, café e queijo cremoso), em dez marcas (bolachas Oreo e Club Social, cafés Jacobs e Carte Noire, chocolates Milka, Cote d´Or, Toblerone e Lacta, nos sucos Tang e no queijo Philadelphia), e em dez mercados (China, Rússia, Brasil, Ásia, Alemanha, França, Reino Unido, Itália, Espanha e Austrália.)
No Brasil, a empresa atua, entre outras, com as marcas Lacta, Tang, Clight, Maguary, Toblerone e Nabisco. Considerando-se o anúncio da matriz, Maguary não é prioridade. "Para dar mais vigor aos setores em que quer melhorar, a Kraft vai realizar aquisições e se desfazer dos que ela não considera estratégicos", diz Steven Ralston, analista da Zacks Investment Research, em Chicago, nos EUA. A Kraft afirmou ontem ao Valor que não confirma a venda da Maguary.
Executivos e donos de empresas de sucos ouvidos pelo Valor colocam a Maguary a outros negócios - como a divisão de sucos da Schincariol, a recém lançada Mais Vita, da Yoki, a cearense Dafruta, e a WOW!, da marca Sufresh - como alvo de aquisições. Todas, entretanto, negam qualquer negociação em andamento. Do outro lado - o dos compradores - são citadas a Nestlé, que anuncia uma aquisição na semana que vem e outra dentro de um mês, a própria Coca-Cola e a PepsiCo.
Veículo: Valor Econômico

Veja mais >>>
06/02/2024 12:05 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados05/02/2024 17:31 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:19 - Consumo do café no Brasil registra um aumento de 1,64% em 2023
10/01/2024 17:45 - Empresa do ramo lácteo anuncia novo presidente
13/10/2023 10:28 - Supermercadista: você é corresponsável pelo café que vende!
30/08/2023 17:19 - Reservado Concha Y Toro inova e lança sua linha suave
30/08/2023 17:16 - Empresa mobiliza mais de 10 estados em programa de voluntariado
24/08/2023 16:34 - Cervejaria abre vagas para mulheres na área de empilhadeiras
11/08/2023 16:22 - Demanda por cerveja sem álcool faz cervejaria ampliar fábrica
07/08/2023 16:53 - Hoje é Dia da Cerveja! Empresa produtora anuncia novidade
03/08/2023 16:57 - Start up começa a fornecer vinhos para supermercados
19/07/2023 10:47 - The Coca-Cola Company anuncia nova presidente para América Latina
05/06/2023 15:33 - Grupo Heineken lança programa para neutralizar emissões de carbono até 2040
05/06/2023 15:25 - Pérgola comemora 9 anos consecutivos como o vinho mais vendido no Brasil
02/06/2023 10:20 - Vinícola reduz 99% dos herbicidas em seus vinhedos