Bebidas
28/10/2019 12:09 - Aumentos de preços vão conter alta em venda de cerveja no Brasil no 4º tri, diz Ambev
A Ambev espera que alguns dos efeitos que pressionaram seu balanço de terceiro trimestre persistam no quarto trimestre, uma vez que recentes aumentos de preços no Brasil devem conter crescimento nas vendas em volume.
A maior cervejaria da América Latina minimizou expectativas de acelerar lucro operacional este ano no Brasil, seu maior mercado, onde competição ferrenha e economia se arrastando têm pressionado as vendas.
“Leva dois a três meses para o mercado local se ajustar a aumentos de preços, por isso ainda podemos ver alguns efeitos de pressão no quarto trimestre”, disse o vice-presidente financeiro da Ambev, Fernando Tennenbaum, à Reuters.
O executivo acrescentou que descontos promovidos por alguns competidores também contribuíram para uma queda de 2,8 por cento nos volumes de venda de cerveja no terceiro trimestre, contribuindo para uma redução na participação de mercado da Ambev no Brasil.
“Este comportamento atípico de precificação pelos competidores não é sustentável e é por isso que não vamos fazer o mesmo”, disse Tennenbaum, sem citar nomes.
Analistas do Bank of America Merrill Lynch citaram que a Ambev começou a elevar preços de cerveja em julho, enquanto a Heineken não acompanhou o movimento até setembro. “Houve sinais de aumento de promoções na marca Heineken ... Apesar disso, a Heineken segue uma competidora racional”, escreveram os analistas.
Segundo Tennenbaum, as principais marcas da Ambev no Brasil, incluindo Brahma, Skol e Antarctica, foram as mais afetadas pela dinâmica de preços do terceiro trimestre, mas a companhia conseguiu ter bom desempenho nas marcas premium.
Sobre os custos de produtos vendidos, a Ambev espera crescimento anual de cerca de 15 por cento por causa da volatilidade causada por efeitos cambiais e preços de commodities.
As ações da Ambev lideraram as perdas do Ibovespa nesta sexta-feira, recuando quase 7%, enquanto o índice fechou em alta de 0,38%. O lucro líquido da companhia no terceiro trimestre caiu 9,7 por cento, segundo balanço publicado mais cedo.
“Continuamos céticos sobre a capacidade da Ambev em retomar aumentos de preços sem sacrificar volumes de vendas”, escreveram analistas do BTG Pactual.
Fonte: Reuters

Veja mais >>>
06/02/2024 12:05 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados05/02/2024 17:31 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:19 - Consumo do café no Brasil registra um aumento de 1,64% em 2023
10/01/2024 17:45 - Empresa do ramo lácteo anuncia novo presidente
13/10/2023 10:28 - Supermercadista: você é corresponsável pelo café que vende!
30/08/2023 17:19 - Reservado Concha Y Toro inova e lança sua linha suave
30/08/2023 17:16 - Empresa mobiliza mais de 10 estados em programa de voluntariado
24/08/2023 16:34 - Cervejaria abre vagas para mulheres na área de empilhadeiras
11/08/2023 16:22 - Demanda por cerveja sem álcool faz cervejaria ampliar fábrica
07/08/2023 16:53 - Hoje é Dia da Cerveja! Empresa produtora anuncia novidade
03/08/2023 16:57 - Start up começa a fornecer vinhos para supermercados
19/07/2023 10:47 - The Coca-Cola Company anuncia nova presidente para América Latina
05/06/2023 15:33 - Grupo Heineken lança programa para neutralizar emissões de carbono até 2040
05/06/2023 15:25 - Pérgola comemora 9 anos consecutivos como o vinho mais vendido no Brasil
02/06/2023 10:20 - Vinícola reduz 99% dos herbicidas em seus vinhedos