Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias Abras
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Bebidas

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Bebidas

27/12/2018 11:52 - Em 2019, Brasil quer se consolidar como referência no mercado de espumantes

Faltam poucos dias para entrarmos em 2019 e quando o assunto é “réveillon”, impossível deixar de falar de um produto que está em quase todas as comemorações: o vinho espumante. O produto é o mais produzido pelo setor vitivinícola brasileiro e vem conquistando cada vez mais reconhecimento do mercado internacional.

 

A progressão das exportações do vinho brasileiro deve continuar constante em 2019. Nos últimos anos, o Brasil vem aumentando o volume exportado. Passou de 50,9 milhões de litros em 2006 à 125,9 milhões de litros em 2017.

 

O produto que vem alavancando as exportações do setor vitininícola brasileiro é o espumante. Segundo Diego Bertolini, gerente de promoção do IBRAVIN (Instituto Brasileiro do Vinho), o crescimento das exportações foi de 55% em 2017 e chegou a 42% neste ano.

 

“Nosso objetivo de médio prazo é ser reconhecido por ser o produtor de referência de espumantes na América do Sul. Até o Steven Spurrier, que é um crítico internacional que ficou conhecido na década de 1980 por mostrar que os Estados Unidos também sabem produzir bons vinhos, reconheceu a qualidade do produto brasileiro. Ele fez em São Paulo um teste às cegas com espumantes do hemisfério Sul. O produto escolhido como sendo o melhor foi um espumante brasileiro. Isso faz com que nós ganhemos notoriedade e nos consolidemos como referência em espumante, mas sem esquecer de produtos, como vinhos tintos e brancos, de altíssima qualidade. Esse é um processo orgânico de construção de marca e de maturidade do setor no Brasil”, afirmou Bertolini.

 

Serra Gaúcha

 

85% do vinho brasileiro é produzido na Serra Gaúcha e uma das vinícolas mais tradicionais da região é a Aurora. Rosana Pasini, gerente de exportações da empresa, disse que em 2018, as exportações cresceram mais de 60%. A China é o país que mais comprou, seguido de Japão e do Paraguai.

 

Para Pasini, o espumante se tornou o foco nas vendas no exterior para poder concorrer com os países vizinhos. “Para nós é muito difícil concorrer com vinhos tranquilos, como Chile e Argentina. O nosso custo Brasil é muito alto, então o nosso preço acaba ficando mais caro que o deles. Aí, fica difícil concorrer com países que são super conhecidos e com o preço mais caro”, avaliou Rosana.

 

“Por isso, há muito tempo, a nossa estratégia é dar foco no espumante. Porque o espumante brasileiro já é referência no mundo inteiro. Hoje, o melhor produto para o Brasil é o espumante. Esse é diferencial do Brasil perante Chile, Argentina e Uruguai, e vários outros países. Nós temos hoje espumantes com preços bem de entrada, para concorrer com os Pro Secos e os Cavas da Espanha, até Champennois, que usam o método tradicional, com espumantes premium, com as denominações de origem, que concorrem com champanhes em qualidade, e isso não dito por mim, dito por especialistas e críticos do mundo inteiro”, completou.

 

Wines of Brazil

 

Para consolidar cada vez mais a produção brasileira no exterior, as empresas do setor recebem o apoio do IBRAVIN e da APEX, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos.

 

“Nós temos há quase 15 anos um convênio com a APEX, com um projeto que é o Wines of Brazil, que tem o objetivo de promover as exportações e construir a imagem do vinho brasileiro no mercado internacional. Nós desenvolvemos dezenas de ações no mercado exterior, com participações em feiras, um trabalho de relações públicas, de apoio a promoção de vendas, enfim, uma série de atividades que tem esse objetivo, de consolidar e dar suporte para os produtores brasileiros. Isso fortalece a imagem. A Apex é um grande parceiro da IBRAVIN há muitos anos nessa construção e também nesse estímulo na exportação dos produtos brasileiros”, explicou Bertolini.

 

Para o empresário francês, radicado no Brasil, Didier Simon, não é possível comparar mercados distintos, por terem aspectos muitas vezes completamente diferentes, como a quantidade de plantações, o tipo de terra, o clima, entre outros fatores. “Comparar um produto brasileiro com um americano, francês ou chileno, é um exercício um pouco teórico e fictício. Na prática, o Brasil tem melhorado muito a qualidade de produção de vinhos finos, que é produzido em pequena quantidade, com apenas 10% da produção total do setor”, explicou.

 

“Um ponto no qual ainda há espaço para melhorias é na relação qualidade e preço. Temos excelentes vinhos brasileiros com preços ainda muito altos. Mas é um fato que já existe uma gama de produtos, de vinhos finos de grande qualidade, comparáveis, em nível de qualidade, com alguns produtos europeus, ao passo que esses produtos estão sendo exportados para a Inglaterra, para a Holanda e até para a França”, finalizou.

 

Fonte: G1

 

 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

06/02/2024 12:05 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:31 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:19 - Consumo do café no Brasil registra um aumento de 1,64% em 2023
10/01/2024 17:45 - Empresa do ramo lácteo anuncia novo presidente
13/10/2023 10:28 - Supermercadista: você é corresponsável pelo café que vende!
30/08/2023 17:19 - Reservado Concha Y Toro inova e lança sua linha suave
30/08/2023 17:16 - Empresa mobiliza mais de 10 estados em programa de voluntariado
24/08/2023 16:34 - Cervejaria abre vagas para mulheres na área de empilhadeiras
11/08/2023 16:22 - Demanda por cerveja sem álcool faz cervejaria ampliar fábrica
07/08/2023 16:53 - Hoje é Dia da Cerveja! Empresa produtora anuncia novidade
03/08/2023 16:57 - Start up começa a fornecer vinhos para supermercados
19/07/2023 10:47 - The Coca-Cola Company anuncia nova presidente para América Latina
05/06/2023 15:33 - Grupo Heineken lança programa para neutralizar emissões de carbono até 2040
05/06/2023 15:25 - Pérgola comemora 9 anos consecutivos como o vinho mais vendido no Brasil
02/06/2023 10:20 - Vinícola reduz 99% dos herbicidas em seus vinhedos

Veja mais >>>