Bebidas
06/05/2009 10:54 - Produtores tentam popularizar o vinho
Estudo da Embrapa feito com consumidores de Porto Alegre, Recife e São Paulo mostra que público ainda associa vinhos bons à bebidas caras. Feira em São Paulo tenta desmistificar esta ideia.
Um pesquisa da Embrapa sobre o mercado de vinhos e espumantes no Brasil, feita com consumidores de Porto Alegre, Recife e São Paulo, aponta que 79% dos entrevistados associam vinhos bons a vinhos caros. Isso talvez explique por que por muito tempo o consumo – ou para os entendidos, degustação – foi considerado elitista. Talvez também seja o motivo para o baixo consumo per capita no País: menos de dois litros por ano (1,9 litro), enquanto em países vizinhos, como o Chile e Argentina, esse número chega a 20 litros e 30 litros respectivamente. Mas essa história tem mudado, tanto que, nos últimos anos, os supermercados tornaram-se os principais canais de venda desse produto.
Segundo o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), atualmente, a cada três garrafas de vinhos comercializadas, duas são compradas em supermercados, o que demonstra a popularização do produto. A expectativa do Ibravin é que, até 2030, o consumo per capita aumente para 3,5 litros ao ano, um crescimento de 84% no período. E, se o País e seus produtores adotarem medidas de incentivo ao consumo, esse crescimento poderá ser maior.
É nesse cenário que ocorre nesta semana a Expovinis 2009, um dos principais eventos do setor na América Latina. Com 250 expositores do Brasil e do exterior, o evento tem como principal objetivo justamente a popularização do vinho. "Há sete anos, quando cheguei ao Brasil, era raro encontrar pessoas tomando vinho nos restaurantes. Atualmente, pelo menos em uma mesa há uma garrafa de tinto ou branco acompanhando um almoço ou jantar", diz Domingos Meirelles, diretor-geral da Exponor Brasil, empresa responsável pela realização da feira. Segundo ele, é preciso acabar com a falsa ideia de que consumir vinho é apenas para pessoas abastadas. "E a Expovinis ajuda nessa desmestificação", afirma Meirelles.
Preferência – Embora os rótulos importados ainda tenham a preferência do consumidor brasileiro, Meirelles garante que a produção de vinhos finos e espumantes nacionais vem apresentando excelentes resultados beneficiada pela melhoria da qualidade, reconhecida em concursos internacionais.
Um exemplo dessa expansão é verificado nas exportações: segundo dados do Ibravin, no primeiro semestre de 2008, o Brasil registrou exportações na ordem de R$ 2.727.506, um grande salto se comparado a igual período de 2003, quando as vendas externas não ultrapassaram os R$ 772 mil.
Serviço
Expovinis Brasil 2009
Quando: de 5 a 7 de maio
Local: Transamerica Expo Center - São Paulo.
Veículo: Diário do Comércio - SP

Veja mais >>>
06/02/2024 12:05 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados05/02/2024 17:31 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:19 - Consumo do café no Brasil registra um aumento de 1,64% em 2023
10/01/2024 17:45 - Empresa do ramo lácteo anuncia novo presidente
13/10/2023 10:28 - Supermercadista: você é corresponsável pelo café que vende!
30/08/2023 17:19 - Reservado Concha Y Toro inova e lança sua linha suave
30/08/2023 17:16 - Empresa mobiliza mais de 10 estados em programa de voluntariado
24/08/2023 16:34 - Cervejaria abre vagas para mulheres na área de empilhadeiras
11/08/2023 16:22 - Demanda por cerveja sem álcool faz cervejaria ampliar fábrica
07/08/2023 16:53 - Hoje é Dia da Cerveja! Empresa produtora anuncia novidade
03/08/2023 16:57 - Start up começa a fornecer vinhos para supermercados
19/07/2023 10:47 - The Coca-Cola Company anuncia nova presidente para América Latina
05/06/2023 15:33 - Grupo Heineken lança programa para neutralizar emissões de carbono até 2040
05/06/2023 15:25 - Pérgola comemora 9 anos consecutivos como o vinho mais vendido no Brasil
02/06/2023 10:20 - Vinícola reduz 99% dos herbicidas em seus vinhedos