Bebidas
22/04/2009 13:32 - PepsiCo volta a modelo dos anos 90
A estratégia da PepsiCo poderia soar bastante familiar para o Grande Velho Duque de York (que na canção de ninar inglesa marcha com suas tropas montanha acima e abaixo). O grupo anunciou na segunda-feira plano para "transformar estrategicamente" suas operações de bebidas na América do Norte, com a compra de suas duas maiores engarrafadoras, Pepsi Blottling Group (PBG) e PepsiAmericas, por US$ 6 bilhões em dinheiro e ações. A transação simplesmente reverte o desmembramento das operações de engarrafamento da Pepsi promovido em 1999, com a oferta pública inicial de ações da PBG.
Esse vaivém é algo familiar na indústria de refrigerantes. O setor nunca se decidiu muito bem sobre qual deveria ser a relação entre a produção e comercialização de bebidas e o engarrafamento e distribuição. Desde a abertura de capital da Coca-Cola Enterprises em 1986, a Coca-Cola inclinou-se a manter essas operações a certa distância, via participações minoritárias, na crença de que isso encorajaria o espírito empreendedor das engarrafadoras. A Pepsi, em contraste, gastou grande parte dos anos 90 comprando participações de suas engarrafadoras, mas depois vendeu fatias majoritárias ao público; o modelo da Coca-Cola.
Paralelamente, o grupo Dr Pepper Snapple (que tem marcas como (7Up e Schweppes) seguiu na direção oposta e assumiu o controle integral de sua maior parceira engarrafadora em 2006.
Em parte, a decisão da Pepsi apenas reflete a mudança nas tendências de administração. A terceirização funciona bem para manter o balanço patrimonial "leve", mas, em tempos atribulados, as empresas ainda têm uma responsabilidade associada com essas mesmas operações fora de seus balanços. Combinar as duas engarrafadoras é uma admissão de sua interdependência em relação à Pepsi e deverá permitir que o grupo economize US$ 200 milhões em custos anuais, com um valor atual líquido em torno a US$ 1,5 bilhão.
A mudança estratégica, contudo, pouco faz para resolver um problema que se mantém desde o fim dos anos 90 - depois de décadas de expansão, os consumidores dos Estados Unidos estão trocando as açucaradas bebidas gaseificadas por opções mais saudáveis.
Veículo: Valor Econômico

Veja mais >>>
06/02/2024 12:05 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados05/02/2024 17:31 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:19 - Consumo do café no Brasil registra um aumento de 1,64% em 2023
10/01/2024 17:45 - Empresa do ramo lácteo anuncia novo presidente
13/10/2023 10:28 - Supermercadista: você é corresponsável pelo café que vende!
30/08/2023 17:19 - Reservado Concha Y Toro inova e lança sua linha suave
30/08/2023 17:16 - Empresa mobiliza mais de 10 estados em programa de voluntariado
24/08/2023 16:34 - Cervejaria abre vagas para mulheres na área de empilhadeiras
11/08/2023 16:22 - Demanda por cerveja sem álcool faz cervejaria ampliar fábrica
07/08/2023 16:53 - Hoje é Dia da Cerveja! Empresa produtora anuncia novidade
03/08/2023 16:57 - Start up começa a fornecer vinhos para supermercados
19/07/2023 10:47 - The Coca-Cola Company anuncia nova presidente para América Latina
05/06/2023 15:33 - Grupo Heineken lança programa para neutralizar emissões de carbono até 2040
05/06/2023 15:25 - Pérgola comemora 9 anos consecutivos como o vinho mais vendido no Brasil
02/06/2023 10:20 - Vinícola reduz 99% dos herbicidas em seus vinhedos