Bebidas
22/12/2016 13:48 - Mercado de cerveja artesanal avança no País
O ano foi de queda para a produção brasileira da bebidas, entretanto, as microcervejarias se multiplicaram e investem em novos produtos também como uma opção de presente no Natal
São Paulo - A produção de cervejas deve encerrar 2016 em queda, refletindo a fraca atividade do País. Das gigantes às microcervejarias, a percepção é de que este foi um ano complicado e as limitações devem permanecer em 2017. Mas a adversidade deu espaço para o avanço das fábricas de bebida artesanal. Com base em dados do Ministério da Agricultura, o mercado calcula hoje cerca de 400 cervejarias artesanais, praticamente o dobro se comparado com três anos atrás. A Pasta confirmou ao DCI que nos últimos doze meses, até 16 de dezembro, teve pedidos para registro de 2.431 produtos de cervejarias (chope e cerveja).
"Entre as artesanais, observamos uma grande variedade de produtos, com concentração em cervejas de trigo e outras do tipo Ale", afirma, em nota, o fiscal agropecuário e cervejeiro Carlos Müller. A expansão do segmento se deve ao maior interesse do brasileiro em produtos sofisticados que, apesar de apresentar ticket médio maior, agrada ao paladar e se torna até uma opção de presente, dizem profissionais do setor.
A analista da Euromonitor International, Angelica Salado, observa que diante do cenário econômico atual, com endividamento, inflação e desemprego crescente, os brasileiros estão mais racionais em relação ao que esperam gastar com presentes, mas certamente não com a ceia de Natal. "Em linha com essa tendência, principalmente entre consumidores mais jovens, vemos uma movimentação de presentear amigos e parentes próximos com bebidas, como cervejas artesanais". Segundo ela, essa alternativa resolverá dois problemas: garantir o presente do membro da família e, também, tornar o jantar de Natal mais robusto, uma vez que as bebidas podem ser consumidas durante a confraternização.
Apostando nisso, as microcervejarias investiram até no lançamento de kits de bebidas artesanais, com copos e taças, como fez a mineira Gangster Cervejaria. "Sem dúvida as cervejas artesanais e acessórios se tornaram uma opção de presente face ao custo de outros produtos", avalia o sócio da empresa, Harlison Soares .A microcervejaria elevou sua produção para 4 mil litros por mês este ano ante os 500 litros/mês em 2015, apesar do quadro econômico. De acordo com Soares, o aumento de capacidade se deve ao lançamento de produtos em 2016 e pelo menos mais três que devem sair em 2017. Porém, ele diz que só vislumbra um crescimento sustentável do mercado, em geral, a partir de 2018.
A Hausen Bier, microcervejaria que atua na região de Araras (SP), também acredita que o fator preço frente a outras opções de presente vai ajudar. No entanto, o sócio da empresa, Leandro Pissinatti, observa que o consumidor brasileiro ainda está sendo apresentado para as cervejas artesanais. "Apesar de parecer que o mercado já está maduro, ainda estamos em uma etapa onde os consumidores se confundem ou mesmo não conhecem determinados estilos de cerveja", avalia ele, prevendo crescimento em 2017 e 2018.
O segmento de artesanais representa cerca de 1% do mercado cervejeiro brasileiro, mas tem feito as grandes empresas se movimentarem. Microcervejarias como a Eisenbahn Baden Baden, Devassa (Brasil Kirin), Wals e Colorado (Ambev) foram compradas nos últimos tempos, demonstrando que as gigantes também estão de olho nesse nicho. "As grandes estão se preocupando em fazer cervejas especiais", comenta o executivo da Mec Bier, Marcelo Nicolosi, sobre a competição que surgiu entre as cervejas tradicionais e os produtos especiais, como as bebidas premium e artesanais, ao mesmo tempo em que o mercado interno enfrenta um momento delicado.
Panorama
Entre janeiro e novembro, o setor como um todo produziu 2% menos sobre um ano antes, chegando a 1,28 bilhão de litros, conforme apurou a Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil). "O ano de 2016 foi de desafios e o próximo deve ter este mesmo perfil", afirmou o presidente-executivo da CervBrasil, Walter Faria, na última divulgação do setor.
Fonte: DCI - São Paulo

Veja mais >>>
06/02/2024 12:05 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados05/02/2024 17:31 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:19 - Consumo do café no Brasil registra um aumento de 1,64% em 2023
10/01/2024 17:45 - Empresa do ramo lácteo anuncia novo presidente
13/10/2023 10:28 - Supermercadista: você é corresponsável pelo café que vende!
30/08/2023 17:19 - Reservado Concha Y Toro inova e lança sua linha suave
30/08/2023 17:16 - Empresa mobiliza mais de 10 estados em programa de voluntariado
24/08/2023 16:34 - Cervejaria abre vagas para mulheres na área de empilhadeiras
11/08/2023 16:22 - Demanda por cerveja sem álcool faz cervejaria ampliar fábrica
07/08/2023 16:53 - Hoje é Dia da Cerveja! Empresa produtora anuncia novidade
03/08/2023 16:57 - Start up começa a fornecer vinhos para supermercados
19/07/2023 10:47 - The Coca-Cola Company anuncia nova presidente para América Latina
05/06/2023 15:33 - Grupo Heineken lança programa para neutralizar emissões de carbono até 2040
05/06/2023 15:25 - Pérgola comemora 9 anos consecutivos como o vinho mais vendido no Brasil
02/06/2023 10:20 - Vinícola reduz 99% dos herbicidas em seus vinhedos