Bebidas
25/03/2009 07:54 - Nos EUA, disputa é maior com destilados
No epicentro da crise econômica mundial, o mercado americano resiste em deixar velhos hábitos. No país, que tem tradição no consumo de uísque, a venda de destilados continua maior que a de cervejas - uma bebida mais barata que, em tese, poderia ter vendas maiores nessa época. "Mas o mercado de consumo não age sempre dentro do que seria lógico e as vendas de destilados nos Estados Unidos continuam a ser superiores que as de cerveja", afirma João Valli, consultor da britânica Bernstein Research.
Trata-se de um cenário bastante diferente do que a AB InBev, por exemplo, está observando na China - o maior mercado mundial de cerveja. Segundo o principal executivo de marketing da AB InBev, Chris Burggraeve, os consumidores chineses estão deixando de tomar bebidas destiladas, mais caras, como o conhaque, para consumir cerveja.
"Os efeitos da crise são diferentes em diferentes mercados", afirmou Burggraeve, em visita recente ao Brasil. João Valli concorda. "Na China, os destilados são caríssimos, na maioria importados, e quem começou a tomar conhaque embalado pelo crescimento da economia do país nos últimos anos pode ter deixado o hábito de lado", diz Valli.
Não por acaso, nos Estados Unidos, segundo a Bernstein Research, a venda de cervejas importadas está em declínio. De qualquer forma, chama a atenção o sucesso da premium Bud Light Lime, um lançamento de 2008 da Budweiser (antes da fusão com a InBev), que vem puxando as vendas da categoria no país. "Pode estar relacionado aos investimentos em marketing do lançamento", diz Valli.
No entanto, em alguns pontos o comportamento do consumidor americano é muito semelhante ao do brasileiro. De acordo com relatório da Bernstein Research, em meio à recessão e à falta de crédito, o americano está aumentando o consumo em casa, no lugar de bares de restaurantes. Faz mais sentido pagar menos pela bebida na mercearia e tomá-la em casa do que gastar mais para consumi-la na esquina mais próxima.
Veículo: Valor Econômico

Veja mais >>>
06/02/2024 12:05 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados05/02/2024 17:31 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:19 - Consumo do café no Brasil registra um aumento de 1,64% em 2023
10/01/2024 17:45 - Empresa do ramo lácteo anuncia novo presidente
13/10/2023 10:28 - Supermercadista: você é corresponsável pelo café que vende!
30/08/2023 17:19 - Reservado Concha Y Toro inova e lança sua linha suave
30/08/2023 17:16 - Empresa mobiliza mais de 10 estados em programa de voluntariado
24/08/2023 16:34 - Cervejaria abre vagas para mulheres na área de empilhadeiras
11/08/2023 16:22 - Demanda por cerveja sem álcool faz cervejaria ampliar fábrica
07/08/2023 16:53 - Hoje é Dia da Cerveja! Empresa produtora anuncia novidade
03/08/2023 16:57 - Start up começa a fornecer vinhos para supermercados
19/07/2023 10:47 - The Coca-Cola Company anuncia nova presidente para América Latina
05/06/2023 15:33 - Grupo Heineken lança programa para neutralizar emissões de carbono até 2040
05/06/2023 15:25 - Pérgola comemora 9 anos consecutivos como o vinho mais vendido no Brasil
02/06/2023 10:20 - Vinícola reduz 99% dos herbicidas em seus vinhedos