Bebidas
08/10/2015 12:44 - Indústria de suco usa publicidade para recuperar mercado europeu
Com um aporte de US$ 7 milhões, setor deve iniciar, ainda este ano, projeto para melhorara imagem da bebida brasileira; José Luís Cutrale aposta em aumento de plantio de laranja
Podem parecer detalhes, mas situações simples do cotidiano como a mudança nos hábitos de café da manhã em família - agora, sem todos integrantes reunidos - trouxeram prejuízos para a indústria de suco de laranja.
José Luís Cutrale, presidente que emprestou o sobrenome a uma das maiores corporações do setor, estima uma queda média de 2,2% ao ano, cerca de 17% desde 2007, no consumo do mercado europeu, um dos mais promissores. Para reverter este cenário, foi assinado ontem (7) um contrato para a realização de um projeto de publicidade em toda a União Europeia que ajudar no fomento do consumo da bebida produzida no Brasil.
"[Nos últimos anos] houve queda em alguns mercados e crescimento em outros. Na média, o resultado é de uma pequena baixa", disse a jornalistas durante o Juice Summit, congresso internacional das indústrias de sucos, realizado na cidade belga de Antuérpia. O programa tem investimento inicial de US$ 7 milhões, com vigência de três anos, porém, renovável e início previsto para 2015.
Com um instinto claro de produtor rural, Cutrale mantém otimismo para as operações brasileiras. Para ele, a oferta e a demanda estão praticamente equilibradas, visto que os países emergentes têm apresentado potencial de crescimento no consumo. Soma-se a isso um patamar de preços praticados na média de US$ 5 por caixa e o câmbio favorável para a exportação, e a "laranja encontra mais um incentivo", comenta.
Neste cenário, apesar dos entraves econômicos do País, tais como o aumento nos custos de produção, o presidente acredita que o plantio da fruta deve avançar em toda a cadeia citrícola nas próximas safras. "No ano que vem nós devemos melhorar e 2017 deve ser o ano do Brasil", projeta. Com a nova campanha de fomento, acrescenta, produtores do mundo inteiro devem reviver os ânimos.
Mudança de estratégia
Com base na queda da demanda de suco na União Europeia, a consultoria Canadean aponta para as bebidas de maior valor agregado, dentre elas os sucos light, premium e funcio- nais, como as novas tendências de mercado que devem nortear as indústrias globais.
"Tivemos queda superior a 4% no consumo de suco em 2014, muito em função de uma publicidade negativa em relação ao volume de açúcares presentes. No Reino Unido temos um grande problema que precisa ser resolvido. Perdemos também na Alemanha e França. Agora, com os produtos premium - com menos açúcar e ácidos - o volume cai, mas melhora o valor do produto", explica o diretor da Canadean, Thorsten Hartmann.
Como as bebidas gaseificadas têm sofrido os mesmos problemas dos sucos, grandes players como a Coca-Cola e a Pepsi também apostam nas bebidas diferenciadas, ajudando a melhorar o volume de vendas de águas, por exemplo, com um percentual de suco.
Nova roupagem
Em parceria com a Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos (CitrusBR), a Tetra Pak teve atuação direta na formulação do projeto de publicidade pois, de acordo com o diretor de marketing e serviços da companhia de embalagens, Alexandre Carvalho, ainda há enorme potencial para a indústria de sucos.
Veículo: Jornal DCI

Veja mais >>>
06/02/2024 12:05 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados05/02/2024 17:31 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:19 - Consumo do café no Brasil registra um aumento de 1,64% em 2023
10/01/2024 17:45 - Empresa do ramo lácteo anuncia novo presidente
13/10/2023 10:28 - Supermercadista: você é corresponsável pelo café que vende!
30/08/2023 17:19 - Reservado Concha Y Toro inova e lança sua linha suave
30/08/2023 17:16 - Empresa mobiliza mais de 10 estados em programa de voluntariado
24/08/2023 16:34 - Cervejaria abre vagas para mulheres na área de empilhadeiras
11/08/2023 16:22 - Demanda por cerveja sem álcool faz cervejaria ampliar fábrica
07/08/2023 16:53 - Hoje é Dia da Cerveja! Empresa produtora anuncia novidade
03/08/2023 16:57 - Start up começa a fornecer vinhos para supermercados
19/07/2023 10:47 - The Coca-Cola Company anuncia nova presidente para América Latina
05/06/2023 15:33 - Grupo Heineken lança programa para neutralizar emissões de carbono até 2040
05/06/2023 15:25 - Pérgola comemora 9 anos consecutivos como o vinho mais vendido no Brasil
02/06/2023 10:20 - Vinícola reduz 99% dos herbicidas em seus vinhedos