Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Bebidas

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Bebidas

23/06/2015 14:05 - Cerveja artesanal é forma de unir lucro e paixão nacional

                                 As chamadas especiais (artesanais, importadas e industriais premium), ocupam hoje 5% do mercado e devem dobrar as vendas em cinco anos

 

Na última década, a produção de cerveja no Brasil cresceu 64%, saltando de 8,2 bilhões para 13,4 bilhões de litros anuais. São dados do IBGE: 64% dos brasileiros a elegeram a bebida nacional. Segundo o Sistema de Controle de Produção de Bebidas da Receita Federal, este é um mercado em expansão: o Brasil é o 3º maior produtor do mundo, atrás de Estados Unidos e China e supera a Rússia e a Alemanha.

 

Agora, as microcervejarias e importadoras ocupam importante espaço no mercado. As chamadas cervejas especiais, que reúnem - segundo a Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil) - artesanais, importadas e industriais de categoria premium, ocupam hoje 5% do mercado e devem dobrar as vendas em cinco anos.

 

Na região de Bauru

 

Na região de Bauru a moda já pegou, tanto que as cervejarias artesanais estão presentes em cidades como Botucatu (Cuesta), Brotas (Brotas Beer), Agudos (Agudense) e Bauru (Servus). Com isso, o público cresce e organiza-se em confrarias como a 014, de Bauru, com mais de 30 membros e cursos para quem quer fabricar sua própria versão da "loira gelada" em casa.

 

Segundo a Associação Brasileira de microcervejarias, há cerca de 300 empresas no segmento, desde nanocervejarias com abrangência local até empresas de porte nacional atuam no universo cervejeiro, movimentando setores como importadores de insumos e fabricantes de tampas.Para o Sebrae, o País atravessa um ótimo momento para investir na produção de cervejas artesanais.

 

Ser um fraqueado de uma marca já estabelecida é uma opção. Além de obter suporte da franqueadora, o empreendedor começa o negócio com um produto valorizado no mercado. É o caso da rede Mestre-Cervejeiro.com que tem 15 pontos de venda em treze cidades de sete estados brasileiros e mais 18 contratos assinados para inauguração de lojas até dezembro de 2015. São mais de 600 rótulos de cervejas artesanais - nacionais e importados - oferecidos pela rede, que chega a diversas capitais do país e a interior de São Paulo como Araraquara, Mogi Guaçu e Santos.

 

A expectativa da marca é negociar novos pontos, de preferência entre as regiões Sul e Sudeste do país, fechando 2015 com 40 unidades. "Quando criei o Mestre-Cervejeiro.com, há 11 anos, tinha como meta difundir a cultura cervejeira. O site cresceu, tornou-se uma marca consolidada, virou loja e, agora, posso compartilhar todo o conhecimento e informações, e possibilitar a atuação de franqueados", diz o fundador da marca Daniel Wolff, sommelier de cervejas, e desde 2004 uma das referências do segmento de cervejas brasileiro.

 

O investimento médio em equipamento para produção caseira varia entre R$ 2 mil a R$ 3 mil, mas existe uma vertente de jovens produtores que prefere montar seus próprios equipamentos. Depois é necessário comprar os kits de produção, comercializados na internet. "O universo das cervejas artesanais é fascinante. É essencial a elaboração de uma receita que estimule os sentidos, e envolva elementos como história, cultura, economia, geografia, gastronomia", define Rodrigo.

 

 

 

Veículo: Jornal DCI

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

06/02/2024 12:05 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:31 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:19 - Consumo do café no Brasil registra um aumento de 1,64% em 2023
10/01/2024 17:45 - Empresa do ramo lácteo anuncia novo presidente
13/10/2023 10:28 - Supermercadista: você é corresponsável pelo café que vende!
30/08/2023 17:19 - Reservado Concha Y Toro inova e lança sua linha suave
30/08/2023 17:16 - Empresa mobiliza mais de 10 estados em programa de voluntariado
24/08/2023 16:34 - Cervejaria abre vagas para mulheres na área de empilhadeiras
11/08/2023 16:22 - Demanda por cerveja sem álcool faz cervejaria ampliar fábrica
07/08/2023 16:53 - Hoje é Dia da Cerveja! Empresa produtora anuncia novidade
03/08/2023 16:57 - Start up começa a fornecer vinhos para supermercados
19/07/2023 10:47 - The Coca-Cola Company anuncia nova presidente para América Latina
05/06/2023 15:33 - Grupo Heineken lança programa para neutralizar emissões de carbono até 2040
05/06/2023 15:25 - Pérgola comemora 9 anos consecutivos como o vinho mais vendido no Brasil
02/06/2023 10:20 - Vinícola reduz 99% dos herbicidas em seus vinhedos

Veja mais >>>